Contacto WhatsApp 963640100

Universidade Lusófona

Introdução aos Processos Digitais

Curso

Arquitetura

Grau|Semestres|ECTS

Licenciatura; Mestrado | Semestral | 3

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

1 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

84 | 45

Código

ULHT36-14604

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

Disciplina introdutória ao universo digital, tendo por base a interacção entre o registo analógico manual (expressivo/identitário) e o registo digital computorizado (técnico/fabricado). Focado no desenvolvimento de processos de concepção gráfica, associados à digitalização e manipulação de desenhos, num processo que se pretende evolutivo entre o abstracto e a representação de objectos com carácter expressivo e arquitectónico.

Objetivos

Acquisição de cultura visual e estética. Domínio de técnicas de representação gráfica digital, com recurso a ferramentas e metodologias entre o domínio analogico e o universo digital, potenciando as capacidades sensoriais, analíticas, conceptuais e cognitivas dos discentes.

Potenciar a articulação entre o desenho manual (carácter expressivo e observativo) e o desenho assistido por computador (técnico e conceptual).

Desenvolvimento de vocabulário e linguagem visual ¿digital¿ coerente e autónoma, direccionada para o pensamento arquitectónico e a comunicação de ideias.

Ampliar o potencial de representação gráfica dos alunos, ao nível intuitivo e emocional, em ambiente digital, utilizando os sistemas digitais como ferramenta de apoio à concepção arquitectónica

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

Com esta unidade curricular o discente deverá ainda adquirir competências no domínio da composição, manipulação e desenho gráfico, das quais salientamos os seguintes pontos principais:
1. Noções de composição gráfica com recurso a ferramentas e aplicativos digitais;
2. Conhecimentos técnicos para digitalizar, processar e manipular, em ambiente digital, elementos gráficos elaborados em modo analógico;
3. Desenvolvimento de léxico e cultura visual, numa perspectiva crítica e analítca, com aplicação à concepção artística e arquitectónica;
4. Aquisição de coerência conceptual, para aplicação eficiente e rigorosa em diversas ferramentas digitais;
5. Estratégias e metodologias de construção de painéis e outros elementos para comunicação clara e criativa de conceitos e projectos;

Metodologias de ensino e avaliação

Disciplina de teórico-prática, desenvolvida através de aulas, complementadas por trabalhos práticos com uma abordagem de carácter heurístico. Articulação de conteúdos programáticos em ambiente de sala de aula, palestras, trabalhos individuais e/ou de grupo.
Os exercícios práticos serão objecto de avaliação contínua. Será desenvolvido trabalho individual e/ou projecto de grupo, conexo com os exercícios práticos.
Avaliação/ percentagens
1. Avaliação continua em ambiente de sala de aula (50%). Exercícios desenvolvidos pelo discente: 30% / Assiduidade, comportamento, participação e empenho: 20%
2. Avaliação de trabalhos /projectos (50%). Individual: 25% / Grupo: 25%
3. Avaliação em exame de 2ª época. Prova em sala: 50% / Apresentação de trabalhos desenvolvidos durante o semestre: 50%
Presenças inferiores a 75% inviabilizam avaliação continua. Presenças inferiores a 50% inviabilizam a realização de exame de 2ª época.

Bibliografia principal

¿ Cunha, Luís Veiga da (1984), Desenho Técnico, Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian;
Cota: AQ/88-BC ULHT 06660
¿ Caplin, Steve (2008), Art & Design in Photoshop, Amsterdam ; Boston ; Heidelberg ; London : Elsevier : Focal Press
Cota: MA/270-BC ULHT 36277

Bibliografia de contexto

¿ Negroponte , Nicholas (1995), Being Digital; USA: Alfred A. Knopf, Inc. [ISBN: 0-679-43919-6]
Cota: IN/7-BC
¿ Gombrich, Ernst (1982), The Image & the Eye: further studies in the psychology of pictorial representation, Londres: Phaidon Press;
Cota: Encomendado;
¿ Joly, Martine (1994), Introdução à Análise da Imagem, Lisboa: Edições 70;
Cota: AV/73-BC
¿ Adobe Creative Team (2005), Adobe Illustrator CS2: Classroom in a Book: the official training workbook from Adobe Systems, Berkeley, USA: Adobe Press;
Cota: IN/358-BC ULHT 29812 (cota CD-ROM: MA/234-BC ULHT 36126)