Contacto WhatsApp 963640100

Universidade Lusófona

Laboratório de Investigação / Seminários

Curso

Arquitetura

Grau|Semestres|ECTS

Licenciatura; Mestrado | Semestral | 5

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

5 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

140 | 60

Código

ULHT36-12635

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

Esta unidade curricular apresenta-se como um espaço laboratorial no qual os alunos do Mestrado Integrado desenvolvem a sua investigação para a dissertação. Esta investigação está sujeira aos temas dos grupos de investigação do LabART. Assim, consideram-se apenas duas temáticas gerais, provenientes dos grupos de investigação SAM e UrbisFactor que por sua vez poderão ser abordadas metodológicamente pelos grupos de investigação AVATECH e APRO, de acordo com cada uma das suas especificidades. Temática UrbisFactor: A unidade curricular de arquitectura/projecto deve abordar a problemática das utopias e distopias urbanas. Temática SAM: A percepção e a comunicação no novo paradigma espacio-temporal. O tema principal deste ano será a reinterpretação dos modelos de percepção e comunicação após o aparecimento do espaço fragmentado.

Objetivos

Esta unidade curricular abranje os diversos objectivos propostos pelos dois principais grupos de investigação do LabART, a saber: 1. Perception and Comunication in Architecture: Studies in Architecture and Media ¿ Research Goup (SAM): Este grupo de investigação abarca todas as investigações que se referem ao estudo dos meios de concepção arquitectónica ¿ tanto de um ponto de vista operativo como de um ponto de vista conceptual - e ao estudo dos aspectos ligados à relação entre o espaço e o modo como é percebido e comunicado. Neste sentido, o grupo aborda as investigações baseadas na performance (performance based research) e as relações baseadas na prática do projecto (design based research); 2. Studies on Urban Space ¿ UrbisFactor: Este grupo de investigação desenvolve metodologias capazes de promover soluções urbanas integradas e inovadoreas, considerando a sua sustentabilidade, o bem estar dos cidadãos e a competitividade dos espaços urbanos.

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

Desenvolvimento da capacidade de investigação através da preparação por parte dos alunos, auxiliados pelos docentes da uc e dos respectivos orientadores, de um conjunto de actividades e acções que visem um aprofundamento de conhecimentos de investigação nas suas dissertações.

Metodologias de ensino e avaliação

Esta unidade curricular compreende duas vertentes complementares, a do trabalho teórico de seminários, centrados num conjunto de conferências e o acompanhamento dos trabalhos de investigação dos alunos: 1. CONFERÊNCIAS EXTERNAS MENSAIS organizadas pelos Departamentos de Arquitectura e pela ECAT em parceria com o Museu Berardo e pelo Laboratório de Arquitectura LabART. 2. CONFERÊNCIAS INTERNAS MENSAIS serão sessões com convidados, abertas a todo o mestrado integrado em arquitectura, a realizar na sala EXPOR do Departamento de Arquitectura ou em local a designar.
A avaliação é percentualmente determinada do seguinte modo: Relatórios das conferências - 20%; Presença e participação nas aulas ¿ 5% e Acompanhamento das investigações ¿ 75%.

Bibliografia principal

Buchli, V. (2013) An anthropology of architecture. London; New York: Bloomsbury.
Collectti, M. ( 2013) Digital poetics: an open theory design-research in architecture. Farnham; Burlington: Ashgate.
Feuerstein, M. & Read, G. (ed.) ( 2013) Architecture as a performing art . Farnham; Burlington: Ashgate.
Fraser, M. (2013) Design Research in Architecture: na overview. London: Ashgate.
Holl, S. ; Pallasmaa, J. and Perez-Gomez, A. (2007) Questions of Perception: Phenomenology of Architecture. S. Francisco: William Stout Books.
Lynn, G. (ed) (2013) Archaeology of the digital. Berlin: Sternberg Press ; Montréal: Canadian Center of Architecture.
Schumacher, P. (2011) The autopoiesis of architecture. Chichester: John Wiley and Sons. 1º vol. : A new framework for architecture; 2º vol. : A new agenda for architecture.
Sequeira, J. M. (2014) A Escala dos Objectos: uma reflexão sobre o nascimento e expansão de um operador arquitectónico. In Revista Lusófona de Arquitectura