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Universidade Lusófona

Processos Digitais I

Curso

Arquitetura

Grau|Semestres|ECTS

Licenciatura; Mestrado | Semestral | 3

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

1 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

84 | 45

Código

ULHT36-14611

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

Disciplina intensivamente dedicada à temática da composição arquitectónica. Tendo por base a forma e desenho aplicados à concepção arquitectónica estruturada e a metodologias de organização espacial, através da representação bidimensional, com o objectivo de conferir aos docentes o domínio do desenho vectorial, com aplicação ao universo das três dimensões. Estudo da proporção, do desenvolvimento formal e da organização programática em arquitectura, numa perspectiva técnica e de intenção conceptual.

Objetivos

representação bidimensional, direccionada para a concepção formal, técnica e construtiva.

Desenvolvimento de método estruturado de representação de elementos de concepção de projecto (plantas, cortes e alçados) em ambiente vectorial (CAD), integrado uma componente de parametrização e simulação técnica (BIM).

Os objectivos fundamentais desta disciplina, em sintonia com as unidades curriculares conexas, são:
1. Adquirir conhecimentos de representação técnica em ambiente digital;
2. Desenvolver capacidades de operar com ferramentas digitais de desenho vectorial, numa perspectiva de evolução autónoma;
3. Explorar metodologias de desenvolvimento e concepção de projecto, com recurso a ferramentas digitais adequadas, inovadoras e actualizadas;


Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

Conhecimento dos diversos processos de composição, representação e anotação de projecto, direccionados para o desenvolvimento conceptual.
Capacidade de articulação as exigências técnicas/tecnológicas associadas à representação vectorial e as intenções conceptuais inerentes ao processo criativo e conceptual. Capacidade de responder aos requisitos tecnológicos das ferramentas digitais de desenho assistido por computador.
Competências a adquirir:
1. Compreensão e domínio da linguagem técnica e regras de representação aplicada à arquitectura;
2. Articulação coerente dos elementos essenciais de representação bidimensional, com aplicação em ambiente analógico e digital;
3. Compreensão dos príncipios da simulação digital em ambiente paramétrico;
4. Aplicar os conhecimentos adquiridos nesta unidade curricular ao trabalho desenvolvido noutras unidades conexas;

Metodologias de ensino e avaliação

Disciplina de teórico-prática, desenvolvida através de aulas mistas - tutorais , teóricas e práticas, complementadas por trabalhos práticos nos quais se pressupõe também uma abordagem de carácter heurístico.
Articulação de conteúdos programáticos, através de actividades lectivas em ambiente de sala de aula, palestras, trabalhos individuais e/ou de grupo.
Os exercícios práticos serão desenvolvidos na sala de aula, em ambiente de ¿workshop¿, sendo objecto de avaliação contínua. Em complementaridade será desenvolvido trabalho individual e/ou projecto de grupo, conexos com os exercícios práticos.
Avaliação/ percentagens

1. Avaliação continua em ambiente de sala de aula (50%)
a) Exercícios desenvolvidos pelo discente: 30%
b) Assiduidade, comportamento, participação e empenho: 20%
2. Avaliação de trabalhos /projectos (50%)
A percentagem atríbuida a cada um dos trabalhos desenvolvidos será fixada pelo docente durante o ano lectivo.
3. Avaliação em exame de 2ª época
a) Prova em

Bibliografia principal

Bibliografia obrigatória
¿ Cunha, Luís Veiga da (1984), Desenho Técnico, Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian;Cota: AQ/88-BC ULHT 06660
¿ Ching, Francis D.K. (1996) Architecture: form, space & order, New York: John Wiley & Sons; Cota: AQ/157-BC ULHT 25491
¿ Adler, David, ed. lit. (1999) Metric handbook : planning and design, Oxford [etc.] : Architecturalpress;Cota: AQ/1-BC