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Universidade Lusófona

Processos Digitais II

Curso

Arquitetura

Grau|Semestres|ECTS

Licenciatura; Mestrado | Semestral | 4

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

2 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

112 | 60

Código

ULHT36-14613

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

A unidade curricular de processos digitais II tem como principal intuito criar uma plataforma que explore o processo criativo arquitectónico na sua componente digital. Não obstante a sua forte componente de software, será igualmente abordada a transição entre os métodos analógicos (maquetes, esquiços e diagramas) e as lógicas estruturais da computação gráfica associadas à modelação tridimensional. Será destacada a relevância da integração dos processos e ferramentas de fabrico digital, dando relevo aos metodosCAD-CAE-CAM(computer aided design, computer aided engeneering and computer aided manufacture).
Nas aulas será explorada a modelação com NURBS (Non Uniform Rational Basic Splines) dentro de lógicas de modelação topológica em espaços locais. Para este fim será utilizado o software o Rhinoceros3D. Serão abordados resumidadamente alguns plug-ins e add-on explicando a lógica geral de funcionamento, como: V-Ray (Renderização), VisualArq (Bim), Section Tools (Cortes a alçados), Point s

Objetivos

O objectivo da Unidade curricular visa essencialmente dotar os alunos de técnicas e processos de modelação tridimensional, na concepção das suas ideias criativas. Deverá ser reforçado o papel da integração digital de ferramentas e processos digitais, nomeadamente a integração CAD-CAE-CAM.
O software deverá ser interpretado como uma ferramenta capaz de auxiliar o processo criativo e materializar a forma arquitectónica. Serão igualmente referidas as potencialidades destes novos processos no domínio do espaço, da escala e da luz.

Objectivos específicos:
¿ Destacar a integração de processos e ferramentas digitais CAD-CAE-CAM no processo produtivo em arquitetura, nomeadamente na concepção, simulação e fabricação digital.
¿ Desenvolver dinâmicas e processos na transição entre o universo analógico e digital.
¿ Munir os estudantes com ferramentas digitais de concepção, análise e experimentação
¿ Incentivar a interoperabilidade entre vários softwares, como estratégia de optimização do

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

Apos a conclusão da unidade curricular os discentes estarão aptos a:

¿ Transformar um esquiço ou desenho vectorial (2D) numa geometria 3D;
¿ Definir estratégias de modelação 3D de acordo com as ferramentas e processos adequados, traduzindo conceitos formais e espaciais;
¿ Compreender as diferentes técnicas de modelação 3D e as respectivas vantagens e limitações;
¿ Utilizar as ferramentas digitais de forma criativa, consciente e responsável na concepção do projecto arquitectónico;
¿Preparar e imprimir modelos 3D para impressão 3D (impressora 3d) e corte 2d (corte CNC ou laser);
¿ Transformar modelos tridimensionais em imagens, potenciando a comunicação das suas ideias a diferentes públicos;
¿ Interiorizar princípios de interoperabilidade (transferência de ficheiros entre diferentes softwares);
¿ tomar conhecimento de processos generativos de base algorítmica e computacional de apoio ao projecto de arquitectura, evidencindo características computacionais destes processos.

Metodologias de ensino e avaliação

As aulas terão uma forte componente prática, no entanto serão abordados alguns autores com obra teórica. Paralelamente, serão referenciados projectos com diferentes escalas e programas que funcionarão como casos de estudos no desenvolvimento dos exercícios.
Avaliação: Dois trabalhos práticos individuais, baseados nos conteúdos apresentados de acordo com enunciado apresentado pelos docentes, executado em suporte digital e entregue em duas fases (1ª fase ¿ 30%, 2ª fase ¿ 30%). Participação e assiduidade ¿ 10%. Trabalhos intercalares (30 %)
Os trabalhos apresentados serão desenvolvidos usando o software Rhinoceros3D e os seus respectivos plug-ins e add-ons..
[as classificações serão expressas numa escala de 0 a 20]
Presenças inferiores a 75% inviabilizam aproveitamento em regime de Avaliação Contínua (não aplicável a trabalhadores-estudantes).
Esta Unidade Curricular não admite exame de 1ª Época.
Só poderão apresentar-se a Exame (2ª Época) os alunos que, não aprovando à disciplina,

Bibliografia principal

? Kolarevic, Branko, Designing and Manufacturing Architecture in the Digital Age, Spoon Press Taylor & Francis Group, Nova Iorque, 2003.
? Castro Henriques, Gonçalo, Bueno, Ernesto, ¿Geometrias Complexas e Desenho Paramétrico¿, em: ¿Vitruvius / Drops¿, n.30. Romano Guerra·2010, Novembro 2009. Disponível em www.vitruvius.com.br/revistas/read/drops/10.030/2109
?Coutinho, F., Duarte, J.P., Krüger, M., 2013. Digital fabrication and rapid prototyping as a generative process. Green Design, Materials and Manufacturing Process. A.A. Balkema Publishers ¿ Taylor & Francis The Netherlands. pp. 509-512
? Hensel, Michael, e outros. (2010) Emergent technologies and design : towards a biological paradigm for architecture. New YorK ; Abingdon : Routlege.
Cota: AQ/477-BC
? Hauschild, Moritz, et Karzel, Rudiger (2011) Digital processes: planning, design, production. Birkhauser : Edition Detail, ISBN 978-3-0346-0725-4
Cota: AQ/474-BC
Bibliografia de contexto:
? Adler, David, ed. lit. (1999) Me