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Universidade Lusófona

Projeto de Arquitetura I

Curso

Arquitetura

Grau|Semestres|ECTS

Licenciatura; Mestrado | Semestral | 10

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

2 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

280 | 150

Código

ULHT36-910

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

Os alunos da Unidade Curricular de Projecto de Arquitectura I serão confrontados com dois problemas fundamentais de concepção arquitectónica.
No primeiro exercício os alunos, organizados em pares de trabalho, procederão à análise de uma área territorial e à identificação de um problema arquitectónico que possa ser resolvido através da adição de um equipamento de média dimensão. Para isso, deverão propor o tipo de equipamento a desenvolver, com base num argumento resultante da análise inicial, explorando a relação da arquitectura com a paisagem e o equilíbrio entre o espaço natural e o espaço edificado.
No segundo, inserido num contexto ¿não urbano¿, pretende-se que seja explorada a capacidade de análise e representação de um projecto nas suas diferentes fases, com recurso a diversos meios e a escalas variadas, adequando essa representação ao nível de desenvolvimento do próprio projecto.

Objetivos

Pretende-se que os discentes adquiram competências que lhes possibilitem compreender o processo de projecto e que desenvolvam qualidades que lhes permitam: analisar e compreender a relação da arquitectura com a paisagem, bem como entender a própria paisagem como arquitectura; compreender noções de psicologia do espaço; entender o espaço como o local do habitar humano e como revelador de sensações; desenvolver a capacidade de traduzir ideias espacialmente; desenvolver estratégias de projecto, a partir de um sítio e de um tema programático; desenvolver e apresentar adequadamente um projecto de arquitectura de média complexidade com todos os elementos necessários; representar o espaço com recurso a diferentes meios, designadamente, perspectivas, desenhos técnicos, fotografias e fotomontagens, maquetas e, eventual, construção; desenvolver um projecto nas suas várias fases numa dinâmica de grupo simulando o trabalho realizado num gabinete de arquitectura.

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

Conhecimentos:
Aplicação de noções de história da arquitectura, história da paisagem e psicologia do espaço, ao processo de projecto.
Processos de análise de problemas arquitectónicos.
Capacidades:
Identificação e resolução do problema arquitectónico
Avaliação crítica de ideias de projecto.
Avaliação das necessidades humanas e tradução destas em espaço tendo em conta a funcionalidade do objecto arquitectónico.
Concretização do projecto de arquitectura com a sua construção.
Aplicação dos conhecimentos adquiridos nas outras unidades curriculares no processo do projecto.
Investigação apropriada ao desenvolvimento de projecto.
Capacidade de organização de um grupo de trabalho.
Competências:
Representação de ideias. Representação rigorosa à escala dos objectos a construir.
Produção de maquetas.
Comportamento adequado à dinâmica de um trabalho de grupo.
Apresentacão visual, escrita e oral das propostas de projecto.


Metodologias de ensino e avaliação

Os dois exercícios práticos previstos serão complementados com um seminário, aulas teóricas e visitas de estudo relevantes.
Os discentes serão encorajados a apresentar a evolução do seu trabalho em avaliações intercalares e a discutir e analisar criticamente as propostas de todos, simulando as características da apresentação a júri.
Exercícios rápidos, participação na aula e assiduidade ¿ 20%
Concretização dos exercícios práticos:
Exercício 1 ¿ 35%
Exercício 2 - 45%
As avaliações finais serão realizadas em júri, constituído pela totalidade dos docentes da unidade curricular.
Presenças inferiores a 75% inviabilizam o aproveitamento em regime de Avaliação Contínua (não aplicável a trabalhadores-estudantes).
Só poderão apresentar-se a Exame (2ª Época) os alunos que satisfaçam as seguintes condições:
- mínimo de 50% de presenças em aula;
- entrega de 1 trabalho prático.
O Exame é conduzido por um Júri constituído pelos docentes da Unidade Curricular e o respectivo regente.

Bibliografia principal

Jackson, J. B. (1994). A sense of place, a sense of time. New Haven; London: Yale University Press.
Cota AQ-334-BC
Pallasmaa, J. (2006). Los ojos de la piel: la arquitectura y los sentidos. Barcelona; Gustavo Gili.
Cota AQ-250-BC

Nota: Todas as cotas são da Biblioteca Victor de Sá da ULHT.