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Universidade Lusófona

Projeto de Arquitetura II

Curso

Arquitetura

Grau|Semestres|ECTS

Licenciatura; Mestrado | Semestral | 10

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

2 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

280 | 150

Código

ULHT36-915

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

Conteúdos programáticos

Os alunos da UC de Projecto de Arquitectura II serão confrontados com dois exercícios que lhes permitirão analisar criticamente um espaço urbano em consolidação e propor soluções arquitectónicas para problemas dessa área.
No primeiro exercício trabalhar-se-à num limiar entre contexto natural e contexto urbano, à custa de um equipamento multifacetado de cariz comunitário, a ser desenvolvido como um concurso de arquitectura.
No segundo exercício os alunos deverão desenvolver uma proposta de edifício para um cliente concreto. O território a ser intervencionado caracterizar-se-à por uma pré-existência arquitectónica condicionadora do projecto e que obrigará os discentes a uma análise crítica que lhes permita justificar as opções de projecto.


Objetivos

Pretende-se que os discentes adquiram competências que lhes permitam compreender o processo de projecto como resposta a um problema urbano e que desenvolvam qualidades que lhes permitam:
Identificar a cidade como um palimpsesto em construção.
Para além disso devem: analisar e intervir criticamente no espaço urbano; propor projectos para a construção de cidade; desenvolver estratégias de projecto a partir de um sítio e de um tema programático; desenvolver a capacidade de resposta projectual adequada aos problemas identificados; justificar as acções de projecto; desenvolver e apresentar adequadamente um projecto de arquitectura de média complexidade com todos os elementos que o informam, designadamente: perspectivas, desenhos e maquetas.

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

Conhecimentos:
Noções de história da cidade e do urbanismo relacionadas com processo de projecto.
Processos de análise e identificação de problemas arquitectónicos.
Capacidades:
Identificação de elementos relevantes para a consolidação de um espaço urbano.
Identificação e resolução do problema arquitectónico urbano.
Avaliação crítica de ideias de projecto.
Capacidade de organização de um grupo de trabalho.
Aplicação dos conhecimentos das outras unidades curriculares no processo de projecto.
Investigação apropriada ao desenvolvimento de projecto.
Competências:
Representação de ideias. Representação rigorosa à escala dos objectos a construir.
Produção de maquetas.
Comportamento adequado à dinâmica de um trabalho de grupo.
Apresentação visual, escrita e oral das propostas de projecto

Metodologias de ensino e avaliação

Os dois exercícios práticos previstos serão complementados com um seminário, aulas teóricas e visitas de estudo relevantes.
Os discentes serão encorajados a apresentar a evolução do seu trabalho em avaliações intercalares e a discutir e analisar criticamente as propostas de todos, simulando as características da apresentação a júri.
Exercícios rápidos, participação na aula e assiduidade ¿ 20%
Concretização dos exercícios práticos:
Exercício 1 ¿ 35%
Exercício 2 - 45%
As avaliações finais serão realizadas em júri, constituído pela totalidade dos docentes da unidade curricular.
Presenças inferiores a 75% inviabilizam o aproveitamento em regime de Avaliação Contínua (não aplicável a trabalhadores-estudantes).
Só poderão apresentar-se a Exame (2ª Época) os alunos que satisfaçam as seguintes condições:
- mínimo de 50% de presenças em aula;
- entrega de 1 trabalho prático.
O Exame é conduzido por um Júri constituído pelos docentes da Unidade Curricular e o respectivo regente

Bibliografia principal

Alexander, C., Ishikawa, S., & Silverstein, M. (1977). A pattern language : towns, buildings, construction. New York: Oxford University Press.
Cota AQ-167-BC
Brown, T. (2008). Design Thinking. Harvard Business Review(June ), 1-11.
(disponível em linha)
Brown, T., & Katz, B. (2009). Change by design : how design thinking transforms organizations and inspires innovation (1st ed. ed.). New York: Harper Collins.
Cota AQ-332-BC
Jacobs, J. (2001). Morte e Vida de Grandes Cidades. São Paulo: Martins Fontes.
Cota: UR-142-BC
Mostafavi, M., & Doherty, G. (Eds.). (2010). Ecological Urbanism. Baden: Lars Muller.
Cota UR-339-BC

Nota: Todas as cotas são da Biblioteca Victor de Sá da ULHT.