Contacto WhatsApp 963640100

Universidade Lusófona

Sistemas Construtivos II

Curso

Arquitetura

Grau|Semestres|ECTS

Licenciatura; Mestrado | Semestral | 3

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

1 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

84 | 45

Código

ULHT36-14606

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

Topografia e implantação de uma construção no contexto simples e urbano; tipos de fundações e de isolamentos. Tipos de estruturas de edifícios nas várias alvenarias e materiais. Pavimentos de madeira de diversos tipos e bases, de betão ou outros. Caixas de ar nos pisos térreos. A madeira, betão armado e aço; alvenarias em fundação e em elevação; argamassas hidráulicas e os seus diversos componentes e destinos; elementos de uma construção e morfologia construtiva em edifícios antigos e modernos. As estruturas efémeras. Pontos das coberturas em diversos tipos e materiais; mansardas águas furtadas e sótãos; designações; elementos de um telhado ou cobertura e a sua representação e pormenorização; assentamento e isolamento dos diversos tipos de coberturas; lanços de escadas e escadas em leque, caracol ou redondas; acabamentos das envolventes, os seus componentes e composição. Iluminação natural. Paredes ventiladas.Isolamentos pelo exterior.

Objetivos

Apreender os elementos que compõem um projeto, a anatomia de uma construção e as suas ligações, na sequência da aprendizagem do semestre anterior. Conhecer os processos de construção correntes e os vernáculos; colocação corrente em obra e que materiais usar nas suas diversas partes. Conhecimento dos elementos estruturais, os aspetos técnicos, percetivos, sensitivos e de expressão. Integração na malha urbana de uma planta, para se poderem compreender e desenvolver a criatividade ordenada de um projeto de arquitetura. Aprendizagem das bases da construção e as suas interdependências. A utilização de escalas e a sua representação. Percepção da legislação básica e dos seus constrangimentos para a criatividade formal e espacial com aplicações práticas em esboceto.

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

Os alunos ficarão com conhecimentos suficientes dos diversos materiais para começarem a conduzir os seus estudos e concepções projetuais e terem uma noção do que devem utilizar onde se utilizam e como se utilizam e a perceber o que é a arquitetura. Conhecerão a conjugação da legislação básica com a criatividade e que a arquitetura não é apenas o desenho e a forma, mas um conjunto de disciplinas, de meios e também de regras para se cumprir um programa com êxito. A vantagem do esboceto e das fases intermédias antes do projeto final. Perceber e analisar os custos envolvidos e ter a noção de sustentabilidade em todos os passos concetivos.

Metodologias de ensino e avaliação

Vertentes teórico práticas muito acentuadas no decurso das aulas com a supervisão do Professor- Explicação teórica, esquemas, desenhos. Power Point e execução de trabalhos regulares diversificando a forma da percepção da Arquitectura através do desenho com representação manual e expedita para o desenvolvimento da criatividade, adestramento, sensibilidade artística e de escala.
- Escalas 1:50/1:20/1:1. Comparação de elementos construtivos à escala e em tamanho natural ¿ representação e comparação do geral com o particular. Representação gráfica das peças de um Projecto e de elementos construtivos.
Ponderação na nota final - trabalhos individuais de zero a vinte::
1 - executado na sala de aula
2 - executado na sala de aula
3 - executado na sala de aula
Poderá ser necessária a execução de mais trabalhos de aula que envolvam investigação e conhecimento, com classificação de zero a vinte.
Seminário/visitas a estaleiros e oficinas/conferências

Bibliografia principal

Bibliografia obrigatória
- Hoadley, R. Bruce (2000). Understanding Wood. A Craftman's Guide to Wood Technology. Taunton. Newtown.
Cota: AQ 232- BC
- Rael, Ronald (2009). Earth Architecture. Princeton Architectural Press. New York.
Cota: AQ 489 - BC
- Mascarenhas, Jorge. Sistemas de construção, Vol I a V - Livros Horizonte
Cota : AQ/83-BC , AQ/83.A-BC, AQ/83.B-BC, AQ/83.C-BC , AQ/83.D-BC
- Neufert, Ernst (1945). Arte de Proytar en Arquitectura. Gustavo Gili. Barcelona.
Cota: AQ 150 - BC
Bibliografia recomendada
- Rodrigues, Maria João Madeira [et al.] (1996). Vocabulário técnico e crítico de arquitectura. Quimera Editores. Coimbra.
Cota : AQ/35-BC
Nota: Todas as cotas são da Biblioteca Victor de Sá da ULHT.