Contacto WhatsApp 963640100

Universidade Lusófona

Sistemas Construtivos III

Curso

Arquitetura

Grau|Semestres|ECTS

Licenciatura; Mestrado | Semestral | 3

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

2 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

84 | 45

Código

ULHT36-14607

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

¿ Especificações, acabamentos e a sua apresentação. Mapas e/ou BIM (Building Intelligence Modeling). Estereotomias da construção e de evestimentos horizontais e verticais. Juntas de construção e outras nos diversos materiais. Espessuras dos materiais a utilizar em planos horizontais e verticais, exteriores e interiores e suas fixações. Toscos e limpos.
¿ Novos materiais, novas formas, ideias e expressões.
¿ Qualidade do ar interior. Humidade na construção, suas origens e como se evita. Humidade absoluta e relativa. Isolamentos de paredes e coberturas. Condensações e patologias. RCCTE. Ventilação natural, estática e forçada. Courettes para dutos e condutas. Tetos falsos.
¿ Paredes exteriores de alvenaria. Soluções na Europa e em África. Diferenciais térmicos. Vantagens da pré-fabricação. Estaleiros.
¿ Arquitetura Bioclimática; o clima; conforto térmico, higrométrico e acústico.
¿ Aquecimento solar passivo, proteção de vãos exteriores.

Objetivos

Sistemas Construtivos III é uma Disciplina de sequência às cadeiras precedentes, continuando o conhecimento já adquirido sobre os sistemas construtivos, utilizados na construção corrente. Serão abordados os sistemas mais complexos utilizados na construção, como os novos sistemas para a envolvente construtiva (paredes, coberturas e vãos exteriores) mais compatíveis com as novas exigências térmicas, acústicas, de resistencia ao fogo e dos regulamentos em vigor, assim como as suas especificações. O estudo da envolvente como resultado da situação geográfica e do clima, como solução principal para a conceção criativa, decisão e representação do projeto. A arquitetura global. Exercício da prática de pormenores de execução em escalas apropriadas. Estudo e novas formas com novos materiais. O aluno deverá ficar preparado para a conceção consciente de um projeto de arquitetura.

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

Ao concluir esta unidade curricular o discente deve ter adquirido as seguintes competências:
¿ Aprender a conceber o processo estrutural adequado ao seu projeto.
¿ Decidir sobre os mapas de vãos e de acabamentos, pormenorização em diversas escalas e saber definir corretamente todos os elementos construtivos, isolamentos, texturas, materiais e acabamentos e equipamentos.
¿ Conhecer em geral os trabalhos de construção civil e as respectivas cotas em tosco e em limpo em pavimentos, paredes e tetos e a necessidade de espaços para a passagem das infraestruturas de águas, esgotos, eletricidade e de ar coindicionado e a sua articulação com o projecto de arquitectura. Aplicação e representação de paramentos com isolamentos térmicos, acústicos e hidrófugos. Isolamentos e proteções na Europa e na África.
¿ Conhecimento das infra-estruturas de águas esgotos, electricidade, gás e ventilação a introduzir.
¿ Pormenores do projecto de execução.

Metodologias de ensino e avaliação

Vertentes teórico práticas muito acentuadas no decurso das aulas com a supervisão do Professor- Explicação teórica, esquemas e desenhos. Power Point e execução de trabalhos regulares diversificando a forma da percepção da Arquitectura através do desenho com representação manual e expedita para o desenvolvimento da criatividade, adestramento, sensibilidade artística e de escala.
- Escalas 1:50/1:20/1:1. Comparação de elementos construtivos à escala e em tamanho natural ¿ representação e comparação do geral com o particular. Representação gráfica das peças de um Projecto e de elementos construtivos.
Ponderação na nota final - 3 trabalhos individuais de zero a vinte no mínimo.
Poderá ser necessária a execução de mais trabalhos de aula que envolvam investigação e conhecimento, com classificação de zero a vinte.
Seminário/visitas a estaleiros e oficinas/ obrigatório .TOTAL - média aritmetica.

Bibliografia principal

Bibliografia obrigatória
Berge, Bjorn (2000). The Ecology of Building Materials. Architectural Press. Oxford
Cota - AQ/262-BC
Kibert, Charles J. (2007). Sustainable Construction. Green Building Design and Delivery. 2d ed. John Wiley and Sons. Inc. New Jersey.
Cota:AQ. 332-BC
MASCARENHAS, Jorge. Sistemas de construção, Vol I a X - Livros Horizonte . Lisboa
Cota : AQ/83-BC , AQ/83.A-BC, AQ/83.B-BC, AQ/83.C-BC , AQ/83.D-BC .
Moita, Francisco (1987). Energia Solar Passiva. Lisboa. Imprensa Nacional.
Cota: AQ/376-BC
Olgyay, Victor (1998). Arquitectura y Clima: Manual de diseño bioclimático para arquitetyos e urbanistas. Gustavo Gili. Barcelona.
Cota: UR/163-BC
Teixeira, Gabriela Barbosa et al (1998). FDiáçlogo de Edificação. Porto. CRAT.
Cota: EC/2-BC.
Viegas, J.C. (2000). Ventilação Natural en Edifícios de Habitação. LNEC. Lisboa.
Cota: EC/214- BC.