Contacto WhatsApp 963640100

Universidade Lusófona

Sistemas Construtivos V

Curso

Arquitetura

Grau|Semestres|ECTS

Licenciatura; Mestrado | Semestral | 3

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

3 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

84 | 30

Código

ULHT36-14609

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

Previsão nos projetos de arquitetura dos traçados das redes de águas frias, quentes e aquecimento central, assim como as de evacuação de esgotos, prumadas, condutas, courettes, ligações e localizações mais adequadas dos blocos sanitários e cozinhas; drenagens pluviais, rede de combate a incêndios, depósitos de reserva de água e ligações às redes. Tubos de queda de ventilação, atravessamentos, ventilação das canalizações e ventilação estática dos compartimentos e ainda a admissão de ar para desenfumagens, passagens de tubagens, selagem de courettes, etc. tetos falsos sob algumas ligações sanitárias devido a ligações de aparelhos.Condutas de lixo e as suas especificações para Lisboa
Cálculo expedito das seções de tubagens das redes de águas e de esgotos e localização das caixas de junção, caixas de pavimento, contadores individuais e em bateria.Rede de distribuição electrica e de telecomunicaçõesquadros geral e parciais , condicionado -split e centralizado.

Objetivos

Saber prever e indicar as consequências dos traçados das diversas redes no projeto de arquitetura, obrigando o aluno e estabelecer antecipadamente as localizações das zonas húmidas e os traçados mais adequados como condicionantes do projeto, assim como as fontes de água quente. Localização e dimensionamento das caixas de junção de esgotos nos pavimentos e caixas de visita interiores e exteriores onde necessário. Prever as espessuras dos pavimentos para absorver a altura das caixas de junção e de sifões. Saber utilizar e prever os sistemas primários e secundários de ventilação de esgotos. Enquadrar o conceito da plataforma BIM sempre que necessário. Saber coordenar estes projetos de espacialidades e coordená-los com os sistemas de ventilação estáticos.

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

Saber calcular de forma expedita as redes de infraestruturas e as suas localizações e ficar preparado para a coordenação de todo o projeto da arquitetura com estas especialidades, do qual é o coordenador e responsável perante a Lei. Saber interferir nos Projetos das especialidades com conhecimento de causa e discutir com os autores especialistas os respetivos traçados, dimensionamentos e localizações. Conjugação com o Dec Lei 163/06 dos deficientes com as instalações sanitárias e cozinhas. Elaborar Medições e Orçamentos pelos processos correntes de um projeto e saber o significado de preços simples e compostos, custos de mão de obra, diretos e indiretos

Metodologias de ensino e avaliação

Serão feitos no decurso do semestre 3 testes escritos/esquemas de traçados de águas, esgotos e de eletricidade/pormenorização para avaliação de conhecimentos, na sala de aula, com a graduação de 0 valores a 20 e no final do semestre poderá haver a apresentação de painéis com os desenhos dos traçados concluídos para eventual exposição e classificação, também de 0 a 20. A classificação final é a média aritmética das provas realizadas.
A avaliação é contínua e haverá folha de presenças durante as aulas, mesmo nas de visita a obras, cujas faltas terão um ónus de até 20% na classificação final.
Alunos que excedam 25% de absentismo, não serão classificados.

Bibliografia principal

Bibliografia obrigatória
- Pedroso, Vitor M. R. (2000). Manual dos Sistemas Prediais de Distribuição e Drenagem de Águas. 3ª Ed. LNEC. Lisboa.
Cota: EC/9-BC
- Pedroso, Vitor M. R. (2011). Regras de Dimensionamento dos Sistemas Prediais de Distribuição de Águas Residuais Domésticas. LNEC. Série ITE 31. Lisboa.
- Piedade, A. Canha et al. (2000). Climatização em Edifícios. Ed. Orion. Amadora.
Nota: Todas as cotas são da Biblioteca Victor de Sá da ULHT.