Contacto WhatsApp 963640100

Universidade Lusófona

Actividades Hospitalares ou de Campo I

Curso

Medicina Veterinária

Grau|Semestres|ECTS

Licenciatura; Mestrado | Semestral | 2

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

3 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

56 | 30

Código

ULHT478-8518

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

Noções gerais de instalações cirúrgicas, equipamentos, central e circuitos de gases; preparação de espaços e equipamentos cirúrgicos e de comunicação com proprietários. Aprendizagem da abordagem do proprietário e paciente. Abordagem ao paciente cirúrgico: exame físico básico, exame clínico pré-cirúrgico e familiarização com os exames complementares. Métodos de contenção física e química. Introdução à prática de cateterizações vasculares nos pacientes cirúrgicos. Abordagem á via aérea (entubação endotraqueal, traqueostomia, entubação traqueal retrógrada; oxigenoterapia via cateter percutâneo endotraqueal). Avaliação, Recobro e Maneio do paciente pós-cirúrgico. Etiologia e classificação de feridas e defeitos de pele. Tipos de cicatrização de feridas. Fact. que influenciam a cicatrização. Fact. que afetam a decisão clinica na abordagem das feridas. Introdução à Fluidoterapia, Choque, Sepsis e SIRS. Hemóstase, métodos de hemóstase cirúrgica e terapia transfusional.

Objetivos

1. Demonstrar a importância da comunicação com os proprietários dos animais para a realização de uma boa prática médica;
2. Proporcionar contacto com as atividades hospitalares cirúrgicas, com o propósito de formação à aproximação à preparação de equipamentos, preparação do paciente, monitorização de paciente e durante a cirurgia e no recobro;
3. Preparar para a realização de um bom maneio de via aérea;
4. Sublinhar princípios fundamentais para a realização de acessos vasculares;
5. Sumariar algumas das patologias associadas às complicações pós-operatórias.

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

O aluno irá deverá ficar capacitado a desenvolver e aplicar um questionário para o proprietário, com a finalidade útil de recolha de informações ao caso clínico cirúrgico. Introdução à aplicação de diferentes exames clínicos aos diferentes sistemas orgânicos, complementado com uma seleção criteriosa dos exames complementares de diagnóstico de suporte a cada caso cirúrgico. Haverá uma aprendizagem do raciocínio básico para o diagnóstico de afecção que será feito no ano seguinte. Desenvolvimento de raciocínio no contexto clínico-cirúrgico.
E estar sensibilizado para o conjunto de complicações pós operatórias que pode por em risco o sucesso da cirurgia.

Metodologias de ensino e avaliação

Aulas práticas tutoradas, orientadas por dois docentes, de frequência obrigatória destinadas a aprofundar as temáticas leccionadas nas aulas magistrais
1 Avaliação:Frequência de 2/3 das aulas Práticas (Obrigatório). A avaliação por testes formativos terá um peso de 50% , os restantes 50% serão atribuídos á realização de um trabalho de grupo final. 2 A avaliação por teste formativos no final da aula dar-se-á em 4 momentos de avaliação. 3 A nota de avaliação final obtida será multiplicada pelo Fator de Assiduidade: Sem faltas = 100% ¿ 1,00 x nota; 1 falta = 95% ¿ 0,95 x nota final; 2 falta = 90% ¿ 0,90 x nota final; 3 falta = 85% ¿ 0,85 x nota final; 4 faltas = 80% ¿ 0,80 x nota final; 5 ou mais faltas ¿ o aluno está reprovado automaticamente por faltas de assiduidade. A avaliação mínima exigida para aprovação na Unidade Curricular é de 10 valores numa escala máxima de 20 valores.

Bibliografia principal

Fossum, T.W, Hedlund, C.S, Hulse, D.A, et. al., (2013). Small animal surgery (4th ed.). St. Louis, Mosby.
- Baines, S., Lipscomb, V., Hutchinson, T. (2012). BSAVA Manual of Canine and Feline Surgical Principles ¿ A Foundation Manual, UK, British Small Animal Veterinary Association.
- Slatter, D. (2000). Textbook of small animal surgery (2nd ed.). Philadelphia, W. B. Saunders.

BSAVA Manual of Canine and Feline Surgical Principles ¿ A Foundation Manual (2012).Stephen Baines, Vicky Lipscomb, Tim Hutchinson, British Small Animal Veterinary Association, UK.
BOJRAB, M.J, ELISSON, G.W, SLOCUM, B.C. Currents technics in small animal surgery (1998). 4 ed. Williams & Wilkins, Maryland.