Contacto WhatsApp 963640100

Universidade Lusófona

Actividades Hospitalares ou de Campo X

Curso

Medicina Veterinária

Grau|Semestres|ECTS

Licenciatura; Mestrado | Semestral | 3

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

5 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

84 | 60

Código

ULHT478-8555

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

Aprendizagem da actuação clínica de animais de companhia em ambiente hospitalar através do acompanhamento activo - e supervisionado por docente - de consultas, internamentos e procedimentos: comunicação com o cliente, obtenção de história clínica, realização de exame físico, elaboração de lista de problemas e seus diagnósticos diferenciais, selecção de exames complementares de diagnóstico e, sempre que o docente o considere adequado, a sua execução; interpretação de resultados de exames complementares de diagnóstico; estabelecimento de diagnóstico, terapêutica e prognóstico nos casos clínicos em que o discente participa; estabelecimento, sempre que adequado, de programas de profilaxia. Aprendizagem do registo em ficha clínica de uma consulta e de um relatório clínico; realização de um protocolo terapêutico e de abordagem a um diagnóstico. Elaboração de livro resumo de casos clínicos.

Objetivos

Introduzir o discente à prática clínica de pequenos animais: saber realizar uma consulta aplicando os conhecimentos teóricos e práticos até à data adquridos; aquisição de casuística, desenvolvimento de método, perícia e visão crítica com vista à resolução de casos clínicos. Realização de uma prática clínica fundamentada na medicina baseada em evidência. Saber realizar uma correcta abordagem diagnóstica ao problema e um correcto acompanhamento da evolução dos casos mediante abordagem objectiva ao problema. Desenvolver capacidades de comunicação com o cliente e de trabalho em equipa; estimular a pró-actividade e capacidade de resolução de problemas. Seleccionar correcta e adequadamente a realização dos meios complementares de diagnóstico. Promover o contacto do discente com as diversas espécies de animais de companhia e áreas de actuação na clínica de animais de companhia.

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

Aquisição de hábitos e métodos de prática clínica certeira, baseados na adequada aplicação dos conhecimentos teóricos adquiridos ao longo do seu percurso académico; fique familiarizado com procedimentos e técnicas essenciais à sua vida profissional como clínico de animais de companhia; adquira uma visão e conhecimento aprofundados sobre as particularidades das várias espécies, raça e sexo dos animais de companhia bem como sobre as as áreas mais representativas da área de clínica de animais de companhia; saber como pesquisar bibliografia para o estudo/resolução de um caso clínico; desenvolva capacidade de comunicação ao exercitar a exposição oral de uma ideia e/ou resumir um caso clínico; desenvolva capacidade de rsolver problemas e de trabalho em equipa; saiba executar um protocolo terapêutico e de abordagem a um diagnóstico; capacidade de registo sintético de caso clínico.

Metodologias de ensino e avaliação

Frequência de 2/3 das aulas Práticas (Obrigatório).
Dada a componente eminentemente prática desta unidade curricular, a avaliação será contínua não descurando a capacidade de aplicação dos conhecimentos teóricos.
Especificamente os estudantes serão avaliados relativamente às capacidades de comunicação, trabalho em equipa, aplicação de conhecimentos e proactividade. Será ainda contemplada a elaboração de um protocolo de actuação clínica, a resolução de um caso clínico final e a qualidade do case log entregue.
Os alunos que não obtenham aprovação na avaliação contínua poderão ser avaliados em exame prático.
Para aprovação o aluno deverá ter no mínimo 9,5 valores na avaliação global.

Bibliografia principal

Gough, A. (2007). Differential Diagnosis in Small Animal Medicine. Blackwell Publishing. ISBN 978-1-4051-3252-7
MacIntire, D.K.; Drobatz, K. J.; Haskins, S. C.; Saxon (2012). Manual of Small Animal emergency and Critical Care. 2nd Edition. Lippincott Williams and Wilkins. ISBN: 978-0-8138-2473-4
Plunkett, S. J. (2013). Emergency Procedures for the Small Animal Veterinarian. Saunders Elsevier. ISBN: 978-0702027680
Ramsey, I. (2014). BSAVA Small Animal Formulary. 6th Edition. BSAVA. ISBN: 9781905319657
Thompson, M. S. (2013). Small Animal Medical Differential Diagnosis: A Book of Lists. 2nd Edition. Saunders Elsevier. ISBN: 978-1455744541
Yin, S. (2007). The Small Animal Veterinary Nerdbook. 3rd Edition. Cattledog Publishing. ISBN: 978-0964151857