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Universidade Lusófona

Actividades Hospitalares ou de Campo XI

Curso

Medicina Veterinária

Grau|Semestres|ECTS

Licenciatura; Mestrado | Semestral | 3

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

5 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

75 | 60

Código

ULHT478-8726

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

As matérias de estudo estarão exclusivamente relacionadas com os problemas clínicos encontrados em exploração de animais de produção ou no hospital Escolar de Equinos. Espera-se que cada aluno veja casos dos sistemas mais relevantes em prática clínica geral de grandes animais. Se os docentes detectarem alguma eventual lacuna na pertinência e variedade dos casos clínicos observados, esta será corrigida através de exemplos de casos clínicos apresentados oralmente durante as saídas práticas ou durante a discussão de caso clínicos em sala, com suporte audiovisual.

Objetivos

1 ¿ Saber aplicar os conhecimentos adquiridos nas aulas teóricas de Grandes Animais face a problemas clínicos reais.?
2- Adquirir experiência prática na abordagem clínica a problemas em Grandes Animais.
3 ¿ Saber reconhecer um problema clínico, individual ou de exploração, em Grandes Animais, recolher uma anamnese pertinente, realizar um exame geral completo, escolher os ou os exames complementares adequados e interpretá-los corretamente, formar uma lista de diagnósticos diferenciais possíveis, atingir o diagnóstico definitivo, determinar um prognóstico, estabelecer um plano de tratamento e compreender o seu custo-benefício, analisar os factores de risco e implementar medidas profiláticas.

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

1 ¿ Saber aplicar os conhecimentos adquiridos nas aulas teóricas de Grandes Animais face a problemas clínicos reais.?
2- Adquirir experiência prática na abordagem clínica a problemas em Grandes Animais.
3 ¿ Saber reconhecer um problema clínico, individual ou de exploração, em Grandes Animais, recolher uma anamnese pertinente, realizar um exame geral completo, escolher os ou os exames complementares adequados e interpretá-los corretamente, formar uma lista de diagnósticos diferenciais possíveis, atingir o diagnóstico definitivo, determinar um prognóstico, estabelecer um plano de tratamento e compreender o seu custo-benefício, analisar os factores de risco e implementar medidas profiláticas.

Metodologias de ensino e avaliação

Orientação Tutorial. As aulas serão na sua maioria de natureza prática, sendo que as aulas em sala têm um cariz teórico-prático. Todos os alunos participarão ativamente em todos os problemas clínicos observados, tanto na obtenção da anamnese, como na realização do exame clínico, nos exames complementares e tratamentos necessários. Nas aulas com componente teórico-prática, eventuais pontos não analisados em exploração ou no hospital serão abordados com o auxílio de meios audiovisuais.

A avaliação assume as seguintes formas:

a - Avaliação Contínua: Avaliação contínua será realizada no final de cada aula através de um mini-teste relativo aos temas abordados durante a aula ou através da apresentação e discussão de casos clínicos pelos alunos.

b - Avaliação em Exame Final
Caso o aluno não obtenha aprovação por avaliação contínua poderá ser avaliado em exame final.

Bibliografia principal

- Brandt, A., Noordhuizen, J.P.T.M., Schucken, Y.H. (2001), Herd Health and Production Management in Dairy Practice. Wageningen: Wageningen Press
- Weaver, A.D., & St Jean, G. (2005) Steiner A., Bovine surgery and lameness (2nd ed.). Oxford, Ames: Blackwell Publishing
- Anderson, D. E., Rings, D. M. (2009). Howard & Smith Current Veterinary Therapy: Food Animal Practice. St. Louis: Saunders
- Cook, N., B., & Nordlund, K. V. (2004) Managing the Transition Cow to optimize Health and Productivity, Veterinary Clinics of North America: Food Animal Practice, 20(3), 447-720.