Contacto WhatsApp 963640100

Universidade Lusófona

Anatomia III

Curso

Medicina Veterinária

Grau|Semestres|ECTS

Licenciatura; Mestrado | Semestral | 6

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

2 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

160 | 90

Código

ULHT478-8506

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

Apresentaçãonormas, conteúdos e metodologias.
Organização geral do Aparelho respiratório. Laringe, traqueia e pulmões. Cavidade pleural. Anatomia comparada, vascularização e inervação.
Anatomia comparada do coração adulto.
Anatomia comparada do timo. Vascularização e drenagem linfática da cavidade torácica. Sistema Nervoso Simpático e Parassimpático.
Inervação simpática e parassimpática da cavidade torácica. Aparelho Digestivo. Anatomia comparada da língua, inervação e vascularização.Aorta abdominal.
avaliação contínua teórica: conceitos gerais de esplancnologia, língua, aparelho respiratório e cavidade torácica.
Esófago, estômago de monogástricos e compartimentos gástricos de ruminantes: anatomia comparada, vascularização e inervação.
Omento maior e Omento menor. Ligamentos da cavidade abdominal. Fígado e pâncreas: anatomia comparada, vascularização e inervação.
Intestino delgado, intestino grosso, cólon e recto: anatomia comparada, vascularização e inervação.

Objetivos

1- Saber identificar as vísceras que constituem o aparelho respiratório, digestivo e glândulas anexas, e o aparelho urogenital dos diferentes animais domésticos estudados, assim como as suas porções constituintes;
2- Estar familiarizado com a anatomia topográfica das cavidades torácica, abdominal e pélvica;
3- Conhecer, identificar e compreender a vascularização, e inervação vegetativa das cavidades torácica, adbominal e pélvica, assim como das suas vísceras;
4- Compreender a anatomia do coração;
5- Conhecer a anatomia comparada entre animais herbívoros, monogástricos, carnívoros, omnívoros e ruminantes.
6- Conseguir usar a anatomia normal para compreender patologias associadas com uma anatomia não normal.

Metodologias de ensino e avaliação

T exposição da componente programática com o uso de powerpoint e softwares de e-learning, sempre que possível. A teórica terá a ponderação de 50% para a nota final, e será avaliada com duas avaliações contínuas escritas ao longo do semestre, cotadas para 8,5 valores. O aluno aprova na avaliação contínua com um mínimo de 47,5% à média das duas avaliações contínuas teóricas. Será atribuída uma bonificação de até 1,5 valores aos alunos que aprovarem na avaliação contínua teórica e que tenham frequentado um mínimo de 2/3 das aulas teóricas previstas para o semestre. Exame escrito, cotado para 20 valores, para os alunos que reprovaram na avaliação contínua tórica. Aprovam com classificação mínima de 47,5%.
Tpbreve exposição com imagens e protocolos do conteúdo programático a identificar na prática. Discussão das dúvidas com os alunos e estudo acompanhado pelos professores. O aluno tem de frequentar um mínimo de 2/3 das aulas programadas para obtenção de frequência à un

Bibliografia principal

CLIMENT, S., SARASA, M., MUNIESA, P., LATORRE, R. (2005) Manual de anatomía y embriología de los animales domésticos: cabeza, aparato respiratorio, aparato digestivo, aparato urogenital. Editorial Acribia, Zaragoza.
KONIG HE, LIEBICH H-G (2007) Veterinary Anatomy of Domestic Mammals. 3rd Edition. Schattauer GmbH, Stuttgart.
SCHALLER, OSKAR, Georghe M. Constantinescu, Robert E. Habel, Wolfgang O. Sack (2007) Illustrated Veterinary Anatomical Nomenclature. Ferdinand Enke Verlag, Stuttgart.