Biologia Molecular

Curso

Medicina Veterinária

Licenciatura; Mestrado | Semestral | 3

I. Moléculas e processos moleculares associados ao Dogma Central da Biologia Molecular: ácidos nucleicos, sua estrutura, organização e função. Replicação, transcrição e síntese proteica em eucariotas.
II. Regulação da expressão génica em eucariotas: mecanismos genéticos e epigenéticos.
III. Mutações genéticas: tipos de mutações, causas, efeitos e mecanismos de reparação.
IV. Organização dos genomas eucariotas e fontes de diversidade genética: transposões, polimorfismos, DNA repetitivo, SNP¿s, CNV¿s.
V Técnicas utilizadas em Biologia Molecular: tecnologia de DNA recombinante, métodos de hibridação molecular, técnicas de amplificação de DNA, técnicas de análise de variações no DNA, tecnologias para manipulação de genomas.
VI. Introdução à especificidade do laboratório de biologia molecular e aplicações práticas de técnicas de biologia molecular em Medicina Veterinária.

1)Aquisição de conhecimentos sobre a estrutura e função dos ácidos nucleicos e principais processos associados ao Dogma Central da Biologia Molecular
2)Aquisição de conhecimentos sobre os vários processos de regulação da expressão génica em eucariotas
3)Aprender os fundamentos sobre as mutações genéticas, sua classificação, causas e consequências
4)Aquisição de conhecimentos sobre a organização do genoma de eucariotas, causas de diversidade genética e polimorfismos
5)Aprender os fundamentos das técnicas utilizadas para o estudo de ácidos nucleicos, a manipulação de DNA e ser capaz de as executar correctamente
6)Desenvolver um pequeno projecto de investigação onde são integradas algumas técnicas moleculares e ferramentas de bioinformática
7)Aquisição de capacidades e atitudes científicas necessárias à análise, interpretação e discussão de resultados. Aquisição de capacidades de trabalho em equipa, pesquisa bibliográfica, elaboração de relatórios científicos e comunicação de resultados

Pretende-se que os alunos sejam capazes de:
- Compreender a estrutura e função dos ácidos nucleicos e os principais processos associados ao Dogma Central da Biologia Molecular, à regulação da expressão génica e aos processos de mutagénese.
- Compreender os conceitos teóricos das técnicas básicas de Biologia Molecular utilizadas em Investigação e Diagnóstico em Medicina Veterinária (extracção de ácidos nucleicos, PCR, RFLP e electroforese em gel de agarose) e adquirir a capacidade de as executar correctamente.
- Utilizar e manipular correctamente o material utilizado num laboratório de Biologia Molecular (micropipetas, centrífuga, equipamento de electroforese, etc.)
- Desenvolver um pequeno projecto de investigação onde são integradas as técnicas moleculares já referidas e adquirir capacidades e atitudes científicas necessárias à análise, interpretação e discussão dos resultados obtidos.
- Os alunos deverão, ainda, ter um primeiro contacto com ferramentas de bioinformática.

Teóricas: exposição do programa recorrendo a meios audiovisuais
- Aval. Contínua: 2 mini-testes (50% cada)
- Exame final no caso de reprovação na aval. contínua
Práticas: será realizado um pequeno projecto de investigação onde serão executadas algumas técnicas básicas de biologia molecular que visam a sua consolidação e a aquisição de capacidades de execução prática. Será estimulada a obtenção de informação através de pesquisa bibliográfica, a análise e discussão crítica de resultados e uma atitude de rigor científico.
- Aval. Contínua: realização individual, em casa, de mini-questionário (12,50%), apresentação oral, em grupo, de tema de pesquisa (20%), avaliação individual escrita de conhecimentos (62%) e avaliação contínua (assiduidade, interesse e comportamento, 5,5%)
- Exame final no caso de reprovação na avaliação contínua. Este poderá ser oral ou sob a forma de teste escrito
Avaliação final da Unidade Curricular: média ponderada das avaliações teórica (50%) e prática (50%).

- Carlos Azevedo. (2005). Biologia Celular e Molecular (5ª ed.). Lisboa, Porto, Coimbra: Lidel.
- Alberts, B., Bray, D., Hopkin, K., Johnson, A., Lewis, J., Raff, M., Roberts, K. & Walter, P. (2011). Fundamentos da Biologia Celular. (3ª ed.) Porto Alegre: Artmed
- Alberts, B., Johnson, A., Lewis, J., Morgan, D., Raff, M., Roberts, K. & Walter, P. (2014). Molecular Biology of the Cell. (6ª ed.) New York: Garland Science
- Lodish, H., Berk, A., Kaiser, C.A., Krieger, M., Bretscher, A., Ploegh, H., Amon, A. & Scott, M.P. (2016). Molecular Cell Biology (8ª ed.). New York: W.H.Freeman & Co Ltd.
- Karp, G., Iwasa, J. & Marshall, W. (2016). Cell and Molecular Biology - Concepts and Experiments. (8ª ed.). Hoboken: John Wiley & Sons
- Griffiths, A.J.F., Wessler, S.R., Carroll, S.B. & Doebley, J. (2015). An Introduction to Genetic Analysis. (11ª ed.). New York: W.H.Freeman & Co Ltd.
- Brown, T.A. (2016). Gene Cloning and DNA Analysis: An Introduction. (7ª ed.). Chichester: John Wiley & Sons Ltd.