Contacto WhatsApp 963640100

Universidade Lusófona

Biomatemática

Curso

Medicina Veterinária

Grau|Semestres|ECTS

Licenciatura; Mestrado | Semestral | 4

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

1 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

100 | 60

Código

ULHT478-6018

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

1 ¿ Introdução a bioestatística e informática
2 ¿ Tipos de variáveis aleatórias, amostragem e técnicas de colheita de dados.
3 ¿ Estatística descritiva - medidas de tendência central e dispersão, frequências.
4 ¿ Probabilidades - Regras de probabilidades e distribuições de probabilidade (normal, normal padronizada, binomial, poisson, chi-quadrado), teorema do limite central, lei dos números grandes, intervalos de confiança.
5 ¿ Analise estatística inferencial - Testes estatísticos para variáveis categóricas, testes paramétricos e testes não paramétricos.

Objetivos

1 ¿ Compreender a relevância da estatística no conhecimento e compreensão de fenómenos biológicos
2 ¿ Saber utilizar o computador para realizar as seguintes tarefas: (a) processamento de texto e construção de gráficos, para produção de relatórios; (b) armazenar, capturar, processar e analizar dados usando programa de aplicação de estatística; (c) pesquisar documentação na internet e em bases de dados.
2 ¿ Saber classificar diferentes tipos de variáveis e ter a capacidade de organizar dados e informação, aprender metodologias e técnicas de colheita de dados e de calculo de amostra.
3 ¿ Utilizar métodos estatísticos para sumarizar dados e executar a sua análise exploratória, bem como e efectuar uma análise descriptiva de dados colhidos num estudo.
4 ¿ Conhecer o método científico e saber criar hipóteses com base em observações ou dados preliminares.
5 ¿ Aplicar modelos de análise estatística inferencial, compreender os seus aspectos de aplicação, limitações e condições.

Metodologias de ensino e avaliação

Teórica: exposição da componente programática, recorrendo ao uso de PowerPoint e softwares de e-learning, sempre que possível. A componente teórica terá a ponderação de 50% para a nota final.- Avaliação contínua:realização de duas avaliações contínuas, escritas, durante o semestre.Cada avaliação corresponde a 50% da nota teórica final. A presença nas aulas teóricas corresponde a uma majoração de até 1 valor em cada frequência para os alunos que frequentem 100% das aulas e de 0,5 valores para os alunos tenha apenas uma falta. - Exame escrito final para os alunos que não aprovaram na avaliação contínua. Prática:aplicação dos temas lecionados nas aulas teóricas através da realização de exercícios práticos de cálculo ou de utilização de software de análise estatística. A prática terá a ponderação de 50% para a nota final.- Avaliação contínua: realização de trabalhos práticos a entregar no final das aulas em 5 das semanas letivas, com a ponderação de 20% de cada um deles para a nota da comp

Bibliografia principal

- Daniel W. W. (1995). Biostatistics: a foundation for analysis in the health sciences. 6th ed. New York: John Wiley &
Sons.
- Hill, A., & Hill, M. M. (2008). Investigação por Questionário. (2ª ed.) Lisboa: Edições Sílabo
- Maroco, J. P. (2011). Análise Estatística com o SPSS Statistics. (5ª ed.). Pêro Pinheiro: Report Number.