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Universidade Lusófona

Citologia e Histologia II

Curso

Medicina Veterinária

Grau|Semestres|ECTS

Licenciatura; Mestrado | Semestral | 5

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

1 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

140 | 60

Código

ULHT478-8504

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

- Sistema nervoso: sistema nervoso central e periférico. Condução eléctrica.
- Sistema circulatório: coração, vasos sanguíneos e linfáticos
- Sistema respiratório: vias aéreas superiores e inferiores, diafragma e trocas gasosas.
- Órgãos linfóides: órgãos linfóides primários e secundários.
- Pele e anexos: Epiderme, derme, hipoderme. Folículos pilosos e glândulas anexas.
- Sistema Urinário: Rins, ureteres e bexiga urinária. Urotélio.
- Sistema Digestivo: Cavidade oral, língua, faringe, esófago, reservatórios gástricos dos ruminantes, estômago,intestino delgado e grosso, canal rectal. S. digestivo das aves. Glândulas salivares, Fígado, PâncreasGlândulas endócrinas: Hipófise, Supra-renal, Tiróide, Paratiróide, Pâncreas endócrino. Principais secreções eacções.
- Sistema reprodutor masculino: Testículos, epidídimo, pénis e glândulas reprodutoras.
- Sistema reprodutor feminino: Ovários, oviductos, útero, vagina. Ciclo reprodutor e alterações uterinas. Glândula mamária.

Objetivos

Com o decorrer da presente unidade curricular pretende-se que o estudante adquira conhecimentos que lhepermitam:
1. Conhecer histologicamente os diversos tecidos e saber relaciona-los, de forma a identificar os diversos órgãosdos sistemas orgânicos.
2. Saber reconhecer as diferenças histológicas correspondentes às diversas espécies animais.
3. Relacionar a ultraestrutura dos tecidos com as respectivas funções.
4. Estabelecer uma relação morfo-funcional das várias estruturantes dos respectivos órgãos e sistemas.

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

Com o decorrer da presente unidade curricular pretende-se que o estudante adquira conhecimentos que lhepermitam:
1. Conhecer histologicamente os diversos tecidos e saber relaciona-los, de forma a identificar os diversos órgãosdos sistemas orgânicos.
2. Saber reconhecer as diferenças histológicas correspondentes às diversas espécies animais.
3. Relacionar a ultraestrutura dos tecidos com as respectivas funções.
4. Estabelecer uma relação morfo-funcional das várias estruturantes dos respectivos órgãos e sistemas.

Metodologias de ensino e avaliação

Aulas Teóricas e Práticas Laboratoriais.

Teórica: exposição dos conteúdos teóricos com recurso a meios audiovisuais. Procura-se o envolvimento dosalunos através da análise e discussão dos conceitos.

Modalidades de avaliação:
- Avaliação contínua em regime presencial: 10% de assiduidade e 90% em dois mini-testes
- Exame final em caso de não aprovação na avaliação contínua

Prática: aulas laboratoriais tutoriadas. Os temas leccionados nas aulas magistrais são aprofundados através da observação ao microscópio óptico de células e tecidos.

Modalidades de avaliação:
- Avaliação contínua em regime presencial: 5 testes de avaliação
- Exame final em caso de não aprovação na avaliação contínua

A classificação final da UC corresponde à média ponderada da avaliação prática (50%) e teórica (50%).

Bibliografia principal

- Junqueira, L.C. & Carneiro, J. (2005). Basic Histology: text and Atlas (11ª ed.). New York: McGraw-Hill Medical.
- Monteiro, M. & Faísca, P. (2010). Atlas digital de Citologia e Histologia Veterinária II. http://fmv.ulusofona.pt/images/pdf/AtlasCitologiaHistologiaVeterinariaII.pdf
- Gonçalves, C. e Bairos, V. (2013). Histologia Texto e Imagens (4.ª ed.). Coimbra: Imprensa da Universidade deCoimbra.
Kierszenbaum, A.L. (2007). Histology and Cell Biology: An introduction to Pathology. (2ª ed.). Philadelphia: Mosby.
- Young, B., O'Dowd, G. & Woodford, P. (2000). Wheater's Functional Histology: A Text and Colour Atlas. (4ª ed.).Edinburgh: Churchill Livingstone