Contacto WhatsApp 963640100

Universidade Lusófona

Clínica das Espécies Pecuárias I

Curso

Medicina Veterinária

Grau|Semestres|ECTS

Licenciatura; Mestrado | Semestral | 3

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

5 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

84 | 45

Código

ULHT478-8545

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

1. Complexo Respiratório Bovino
2. Doenças Infecciosas Bovinas e seu impacto na Produção de Leite e Carne - BVD, IBR, Leptospirose, Paratuberculose, Tuberculose. Biossegurança e Analise do Risco
3. Qualidade do Leite e Performance de Produção de Leite em Bovinos
4. Saúde dos Vitelos (Maneio do Colostro, Diarreia Neonatal, Fluidoterapia)
6. Saúde Podal em Bovinos (Causas Infecciosas e Não-Infecciosas, Bem-Estar Animal)
7. Clinica e Maneio na Produção de Pequenos Ruminantes

Objetivos

Aquisição de novas capacidades de aplicação de conhecimentos teóricos e práticos, adquiridos nos anos académicos anteriores nas disciplinas de Anatomia, Fisiologia, Farmacologia, Reprodução, Propedêutica e Patologia Medica e Cirúrgica, Patologia de Doenças Infecciosas e Parasitárias, para a abordagem de situações correntes da pratica clinica de Ruminantes, especificamente no diagnostico, resolução e prevenção de problemas que afetam indivíduos e a produção.

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

Capacidade de reconhecer problemas na Clinica de Animais de Produção, com base na anamnese e sintomatologia, compreender fatores de risco, estabelecer listas de diagnósticos diferenciais, decidir e aplicar diferentes métodos de diagnostico, interpretá-los, realizar tratamentos e prognosticos, avaliar custo-benefícios e repercussão no Bem-estar animal, e ainda implementar medidas profiláticas e preventivas.

Metodologias de ensino e avaliação

Aulas teóricas serão dadas com apoio de apresentações em Powerpoint, onde serão revistas e discutidas matérias de anos anteriores e como estas servem de base para investigação de casos clínicos. Aulas teórico-práticas serão baseadas em casos clínicos, onde os alunos irão resolver e discutir problemas clínicos. As apresentações serão disponbilizadas no Moodle.
A avaliação será feita de forma continuada, com testes ao longo do semestre de forma a avaliar se a matéria está a ser transmitida de forma eficiente e de forma a detetar precocemente alunos com dificuldades na aquisição de competências.

Bibliografia principal

Veterinary Medicine: A textbook of the diseases of cattle, horses, sheep, pigs and goats, 10e (Radostits, Veterinary Medicine) Hardcover ¿ 28 Dec 2006
by Otto M. Radostits CM DVM MSc MRCVS Dipl ACVIM (Editor), & 3 more
Vários artigos sugeridos