Contacto WhatsApp 963640100

Universidade Lusófona

Fisiologia I

Curso

Medicina Veterinária

Grau|Semestres|ECTS

Licenciatura; Mestrado | Semestral | 4

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

2 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

112 | 60

Código

ULHT478-8508

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

1. Endocrinologia ¿ Controlo central endócrino, glândulas endócrinas e suas funções.
2. Sistema digestivo ¿ Regulação das funções gastrointestinais, movimentos e secreções, processos fermentativos e não fermentativos, utilização dos nutrientes após- a absorção.
3. Sistema cardiovascular - Actividade eléctrica cardíaca, electrocardiograma, circulação sanguínea, controlo local da circulação sanguínea, controlo neural e hormonal da pressão arterial e volume sanguíneo.
4. Sistema respiratório - Ventilação pulmonar, vascularização, trocas gasosas e transporte de gases, funções não respiratórias.
5. Contracção muscular
6. Homeostasia - Equilíbrio ácido-base e termorregulação.

Objetivos

1. Conhecer os principais mecanismos de regulação dos vários sistemas orgânicos
2. Entender como os mecanismos fisiológicos de cada sistema contribuem para o funcionamento do organismo como um todo.
3. Conhecer as características fisiológicas das várias espécies animais com importância veterinária.
4. Diferenciação entre parâmetros fisiológicos e patológicos. Criação de bases para a melhor compreensão da patofisiologia das doenças.

Metodologias de ensino e avaliação

Na comp. T o ensino recorre à exposição de matéria sob a forma de apresentações em formato PowerPoint e pela disponibilização de material de suporte na plataforma e-learning. A aval. T assenta na realização de 2 freq. com um peso diferente na nota final dependendo das matérias que englobem.
Na comp. P. o aluno deverá aplicar os conhecimentos adquiridos nas aulas T e aprofundados com o material disponibilizado. A experiência adquirida em ambiente de Lab. é de fundamental importância para o garante da consolidação dos conhecimentos adquiridos nas aulas T. A ponderação da aval. P. é assidu. (5%) (presença obrigatória em 2/3 das aulas), partici.. (5%) e grau de conhec. (90%) (realização de frequências ao longo do semestre sobre os diferentes blocos de matéria).
A avaliação da disciplina incide sobre a totalidade da matéria ministrada, com um peso relativo de 50% de cada componente na classificação final. A nota mínima é de 9,5 valores (em 20) em cada componente.
Caso o aluno não obtenha