Contacto WhatsApp 963640100

Universidade Lusófona

Propedêutica Médica I

Curso

Medicina Veterinária

Grau|Semestres|ECTS

Licenciatura; Mestrado | Semestral | 4

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

3 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

112 | 60

Código

ULHT478-8517

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

Aulas teóricas: Introdução à semiologia clínica. Métodos de Contenção. Anamnese e Exame do Estado Geral. Semiologia das membranas mucosas. Alterações da temperatura corporal. Semiologia do sistema linfático. Avaliação semiótica dos sistemas digestivo, respiratório, cardiovascular, locomotor, neurológico, endócrino, dermatológico e urinário. Aulas práticas: Métodos Gerais de Exploração Semiótica em animais de companhia ¿ anamnese e exame de estado geral. Exames clínicos semióticos do sistema cardiovascular, respiratório, digestivo, oftalmológico, dermatológico, neurológico, musculo-esquelético, e genito-urinário. Introdução à execução pratica de alguns exames complementares de diagnóstico como análise de urina, observação microscópica de amostras dermatológicas (raspagens, tricograma, citologias), medição da pressão arterial, execução de electrocardiograma, oftalmoscopia, testes de Shirmer e de fluoresceína.

Objetivos

1- Apreender a nomenclatura empregue em Semiologia médica e ser capaz de a aplicar.
2- Saber realizar as etapas do exame clínico de estado geral, incluindo a colheita da história clínica e a marcha do exame físico. 3- Compreender e saber reconhecer os sinais clínicos das afecções dos diferentes sistemas orgânicos. 4- Saber identificar uma lista de problemas de acordo com a anamnese e o exame clínico do paciente e saber identificar a localização da lesão e/ou órgão afectado. 5- Adquirir conhecimentos e saber identificar quais os exames complementares necessários ao diagnostico. 6 - Saber interpretar e correlacionar os valores laboratoriais com o quadro clínico do paciente.

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

1- Adquirir as competências clínicas básicas (método clínico) entendidas como o conjunto de conhecimentos e capacidades que habilitam o aluno para colher uma história clínica, executar um exame físico geral e um exame físico dirigido ao sistema orgânico afectado tendo em conta os sinais clínicos apresentados. 2 O aluno deverá saber identificar os sinais e sintomas das principais afecções dos sistemas digestivo, cardiovascular, respiratório, neurológico, endócrino, locomotor, dermatológico e urinário bem como as análises laboratoriais e os exames complementares necessários para o seu diagnóstico. 3 Desenvolver o raciocínio clínico sabendo articular dados colhidos na anamnese com a identificação de sinais clínicos através da aprendizagem dos conceitos da semiologia focados na marcha do exame clínico aos diversos sistemas orgânicos.4-Desenvolver uma linguagem médica adequada. 5 Desenvolver a capacidade de execução de meios complementares de diagnóstico básicos inseridos no exame clínico

Metodologias de ensino e avaliação

teóricas: exposição recorrendo ao uso de powerpoints e softwares de e-learning. Práticas: realização de exames físicos no cão e no gato e interpretação de meios de diagnóstico laboratoriais; observa. ao microscópio ótico de amostras citológicas; discussão de casos clínicos. A avaliação: a- Avali. contínua: A avaliação prática: avali. contínua tendo em conta a assiduidade, participação e resposta a questões colocadas em cada aula (20%); teste de ECG (20%); discussão oral sobre cada exame físico leccionado (60%). A aprovação é obtida com um mínimo de 9,5 valores. A avali. teórica: realização de 2 fichas de avali. sobre os conteúdos teóricos leccionados. A aprovação da avaliação teórica é obtida com um mínimo de 9,5 valores. b- Avali. em exame final. Caso o aluno não obtenha aprovação por avali. contínua poderá ser avaliado em exame final. A classificação final da disciplina corresponderá à média ponderada da avali. prática (50%) com a avali. teórica (50%).

Bibliografia principal

Ettinger S.J., Feldman, E.C. (2010). Textbook of veterinary Internal Medicine, 7th Ed.WB Saunders.
Nelson R., Couto G. (2013). Small Internal Medicine, 5th Ed., Elsevier Mosby.
Villiers E., Blackwood L. (2007). BSAVA Manual of canine and feline clinical pathology, 2nd Ed., Wiley.
Katz V.L., Lentz G., Lobo R.A., Gershenson D. (2012). Small Animal clinica diagnosis by Laboratory, 6th Ed., W.B. Saunders, Elsevier.
Thrall M.A., Rebar A., Baker D., Campbell T. (2012). Veterinary Hematology and Clinical Chemistry, 2nd Ed., Willey-Blackwell.
Fudje A.M. (2000) Laboratory Medicine: Avian and Exotic Pets, 1st Ed, Saunders.
Lorenz M.D., Neer T.M., Mars P. (2009). Small Animal Medical Diagnosis, 3rd Ed., Wiley-Blackwell