Contacto WhatsApp 963640100

Universidade Lusófona

Propedêutica Médica I

Curso

Medicina Veterinária

Grau|Semestres|ECTS

Licenciatura; Mestrado | Semestral | 4

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

3 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

112 | 60

Código

ULHT478-8517

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

Aulas teóricas: Introdução à semiologia clínica. Métodos de contenção. Anamnese e Exame de estado geral. Semiologia das membranas mucosas. Alterações da temperatura corporal. Semiologia do sistema linfático. Avaliação semiótica dos sistemas digestivo, respiratório, cardiovascular, locomotor, neurológico, urinário, endócrino, dermatológico e oftalmológico.
Aulas práticas: Introdução às análises clínicas em animais de companhia. Interpretação do hemograma: anemias e leucograma. Grupos sanguíneos. Análises clínicas em animais exóticos. Metabolismo lipídico, proteico e dos carbohidratos.Proteinograma e perfis electroforéticos. Semiologia laboratorial do sistema hepatobiliar, pancreático e endócrino. Semiologia do aparelho urinário: técnicas de obtençãoo de urina, urianálise e considerações teóricas sobre tira urinária e sedimento urinário. Provas de funçãoo renal: ionograma, equilíbrio ácido-base e gases sanguíneos. Introdução á citologia clínica.

Objetivos

1- Aprender as etapas do exame clínico de estado geral, incluindo a colheita da história clínica e a marcha do exame físico.
2- Proporcionar os fundamentos teóricos e práticos para a aquisição da capacidade de identificar os sinais clínicos das afecções dos diferentes sistemas orgânicos.
3- Desenvolver a capacidade de identificar os meios complementares de diagnóstico necessários para a caracterização do quadro clínico do animal.
4 ¿ Desenvolver a capacidade de interpretar e correlacionar os valores laboratoriais com a sintomatologia apresentada pelo doente.

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

1-Adquirir as competências clínicas básicas (método clínico) entendidas como o conjunto de conhecimentos e capacidades que habilitam o aluno para colher uma história clínica, executar um exame físico geral e um exame físico dirigido ao sistema orgânico afectado tendo em conta os sinais clínicos apresentados.
2-O aluno deverá saber identificar os sinais e sintomas das principais afecções dos sistemas digestivo, cardiovascular, respiratório, neurológico, endócrino, locomotor, dermatológico e urinário bem como as análises laboratoriais e os exames complementares necessários para o seu diagnóstico.
3- Pretende-se que o aluno desenvolva o raciocínio clínico através da aprendizagem dos conceitos da semiologia clínicae da marcha de um exame clínico geral e dirigido aos diversos sistemas orgânicos.
4-Desenvolver uma linguagem médica adequada.

Metodologias de ensino e avaliação

Aulas teóricas e práticas/laboratoriais tutoriadas. Estimula-se a participação dos alunos através resolução de mini-testes no final de cada aula teórica sobre a matéria leccionada.
A- Avaliação Contínua
1) avaliação prática: realização de procedimentos práticos durante as aulas práticas (30%); ficha de avaliação por escrito sobre a matéria leccionada nas aulas práticas (na última aula)¿ 70%. A aprovação é obtida com um mínimo de 9,5 valores.
2) avaliação teórica: resposta a uma pergunta realizada em cada aula teórica (30%); realização de uma ficha de avaliação (na última aula) sobre as matérias leccionadas nas aulas teóricas (70%). A aprovação da avaliação teórica é obtida com um mínimo de 9,5 valores.
B- Avaliação em exame final (caso não obtenha aprovação por avaliação contínua).
A classificação final da disciplina corresponderá à média ponderada da avaliação prática (50%) com a avaliação teórica (50%).

Bibliografia principal

Ettinger S.J., Feldman, E.C. (2010). Textbook of veterinary Internal Medicine, 7th Ed.WB Saunders.
Nelson R., Couto G. (2013). Small Internal Medicine, 5th Ed., Elsevier Mosby.
Villiers E., Blackwood L. (2007). BSAVA Manual of canine and feline clinical pathology, 2nd Ed., Wiley.
Katz V.L., Lentz G., Lobo R.A., Gershenson D. (2012). Small Animal clinica diagnosis by Laboratory, 6th Ed., W.B. Saunders, Elsevier.
Thrall M.A., Rebar A., Baker D., Campbell T. (2012). Veterinary Hematology and Clinical Chemistry, 2nd Ed., Willey-Blackwell.
Fudje A.M. (2000) Laboratory Medicine: Avian and Exotic Pets, 1st Ed, Saunders.
Lorenz M.D., Neer T.M., Mars P. (2009). Small Animal Medical Diagnosis, 3rd Ed., Wiley-Blackwell