Logotipo da Universidade Lusófona
  • email
  • colibri
  • office365
  • colaborador
  • ficha docente
  • moodle
  • netpa
  • Intranet
  • Admissões
  • Cursos
  • Licenciaturas
  • Mestrados
  • Mestrados Integrados
  • Doutoramentos
  • Pós-Graduações
  • Cursos Livres
  • Informações Académicas
  • Calendários
  • Ação Social e Bolsas
  • Protocolos
  • Documentos
  • Impressos
  • Regulamentos
  • Investigação
  • Centros e Unidades
  • Repositório Científico
  • Revistas Científicas
  • Contacto
  • PT
  • EN
  • Início
  • Disciplinas
  • Cérebro, Mente e Comportamento

Universidade Lusófona

Cérebro, Mente e Comportamento

Apresentação

Pretende-se expôr, analisar e discutir as metodologias e instrumentos  utilizados na avaliação neuropsicológica  nas diferentes áreas do funcionamento cerebral.

Aulas práticas baseadas na aplicação, cotação e interpretação de resultados de provas neuropsicológicas. Estes instrumentos de avaliação da UC estão relacionados com a prática clínica e constituem uma preparação para a realização do estágio (e eventualmente da dissertação de mestrado) do 2º ano.

Disciplina do Curso

Ciberterapia e Reabilitação Neurocognitiva

Grau|Semestres|ECTS

| Semestral | 5

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

1 |Obrigatório |Português

Código

ULHT776-10811

Disciplinas complementares recomendadas

Laboratório de Competências Profissionais I e II.

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

Descrição dos conteúdos

  1. Visão histórica da Neuropsicologia e da avaliação neuropsicológica
  2. Avaliação Neuropsicológica
    1. Introdução
    2. Processo de Avaliação
      1. História Clínica
      2. Exploração física e neurológica
      3. Estudo Neuropsicológico
    3. Testes específicos para avaliação das principais funções cognitivas  
      1. Orientação
      2. Atenção
      3. Percepção
      4. Memória
      5. Comunicação e Linguagem
      6. Praxias
      7. Gnosias
      8. Funções executivas
    4. Administração e Interpretação dos resultados. A elaboração do Relatório.
    5. Critérios para a seleção dos testes neuropsicológicos

Objetivos

- Adquirir conhecimentos relativos às fases do processo de avaliação neuropsicológica.    

- Promover a aquisição de conhecimentos relativos aos principais testes específicos utilizados em avaliação neuropsicológica.

- Fornecer conhecimentos relacionados com os critérios para a selecção dos testes neuropsicológicos.

- Gerar competências relativas à aplicação, cotação e interpretação dos resultados dos principais testes neuropsicológicos.

- Dotar os estudantes de aptidões necessárias à elaboração de um relatório de avaliação neuropsicológica.

Metodologias de ensino e avaliação

Com o intuito de facilitar o processo de aprendizagem, a metodologia de ensino assume um carácter teórico-prático. Após a exposição teórica dos conteúdos programáticos, os mesmos serão abordados numa vertente prática que inclui o manuseamento de testes, roleplay e exercícios de aplicação, cotação e interpretação de resultados e treino na elaboração de relatórios de avaliação neuropsicológica. A avaliação contempla a elaboração de um trabalho escrito com apresentação oral (50%) e dois testes de avaliação (50%). A presença nas aulas é obrigatória. Espera-se que o desempenho nos diferentes momentos de avaliação garanta a aquisição de competências necessárias para aprovação na u.c. Como média final, o estudante deverá a classificação mínima de 10 valores. A avaliação final consiste num exame escrito (100%) que contempla todos os conteúdos programáticos.

Bibliografia principal

  • Hebben, N. & Milberg, W.  (2009). Essentials of Neuropsychological Assessment. New Jersey: John Wiley & Sons Inc.
  • Lezak, M. D., Howieson, D. W., Bigler, E.D., & Tranel, D.  (2012). Neuropsychological Assessment. New York: Oxford University Press.
  • Maia, L., Correia, C., & Leite, R. (2009). Avaliação e intervenção neuropsicológica. Estudos de casos e instrumentos. Lisboa: Lidel.
  • Golden, C.J. Espe-Pfeifer, P., & Wachsler-Felder, J. (2013). Neuropsychological Interpretations of Objective Psychological Test. New York: Springer Science + Business Media.
  • Pearsons, M., W., & Hammeke, T. A. (2014). Clinical Neuropsychology. A pocket handbook for assessment. Washington: American Psychological Association.
  • Snyder, P. J., Nussbaum, P. D., & Robins, D. (2006). Clinical Neuropsychology. A pocket handbook for assessment. Washington: American Psychological Association.

 

Horário de Atendimento

Nome do docente  

Horário de atendimento

Sala

 

 

 

 

 

 

 

 

Não precisa de ser aluno do ensino superior para frequentar as nossas disciplinas!

Saiba como realizar a sua candidatura como Aluno Externo para Frequência de unidades curriculares avulso na Universidade Lusófona.

Cursos

  • Licenciaturas
  • Mestrados
  • Mestrados Integrados
  • Doutoramentos
  • Pós-Graduações
  • Formação livre
  • Ver todos os cursos

Courses

  • UnderGraduate
  • Masters
  • Integrated Masters
  • PhD's
  • Post-Graduations
  • Open Courses
  • See all Courses

See also...

  • ECTS Guide

Eventos, campanhas, notícias e muito mais. Subscreve a nossa Newsletter

Redes Sociais

  • Logotipo do Youtube
  • Logotipo do Linkedin
  • Logotipo do RSS
  • Logotipo do Facebook
  • Logotipo do Twitter
  • Logotipo do Instagram

Contacto WhatsApp 963640100

Logotipo WhatsApp

Estamos também no

Logotipo WhatsApp

Agenda

  • Arte e Turismo: uma relação valorosa?
  • Práticas de Ensino Inclusivo
  • Projetos 1.º Ano Arquitetura | Exposição de Trabalhos
  • A Economia de Cabo Verde no Pós-Covid
  • Wireless Power Transfer for Biomedical Applications

Notícias

  • Prémio Estudante de Excelência - João das Regras
  • PIECIT - Our Inclusive Schools
  • Ano Letivo 22/23 | Sessões de Boas-Vindas e Atividades de Integração de Novos Estudantes
  • Estudantes de Moda Selecionadas para Concurso Portuguese Fashion News
  • Curta da Lusófona Vence Prémio Sophia Estudante 2022

Serviços

  • Perdidos e achados
  • Alteração | Recuperação de password
  • Biblioteca
  • Email
  • Gabinete de Tradução
  • Lusofona Mobile
  • Moodle
  • Office 365
  • Portal Emprego
  • Perdidos e achados
  • Projecto Play
  • Recil
  • Secretaria Online
  • Trabalha connosco
  • Web VPN
Logotipo

Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias

Campo Grande, 376
1749-024 Lisboa - Portugal
Tel: 217 515 500
info@ulusofona.pt
A Universidade Lusófona de Lisboa é um espaço único de ensino superior, uma instituição que articula ensino e investigação num campus de excelência PRR Logotipo do Livro de Reclamações online

Consulte a Política de Privacidade em vigor na Universidade Lusófona.

Copyright © 2022 Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. Todos os direitos reservados.