Cérebro, Mente e Comportamento
Apresentação
Pretende-se expôr, analisar e discutir as metodologias e instrumentos utilizados na avaliação neuropsicológica nas diferentes áreas do funcionamento cerebral. Aulas práticas baseadas na aplicação, cotação e interpretação de resultados de provas neuropsicológicas. Estes instrumentos de avaliação da UC estão relacionados com a prática clínica e constituem uma preparação para a realização do estágio (e eventualmente da dissertação de mestrado) do 2º ano.
Disciplina do Curso
Ciberterapia e Reabilitação Neurocognitiva
Grau|Semestres|ECTS
| Semestral | 5
Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua
1 |Obrigatório |Português
Código
ULHT776-10811
Disciplinas complementares recomendadas
Laboratório de Competências Profissionais I e II.
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
Estágio profissional
Não
Conteúdos Programáticos
Descrição dos conteúdos
Objetivos
- Adquirir conhecimentos relativos às fases do processo de avaliação neuropsicológica. - Promover a aquisição de conhecimentos relativos aos principais testes específicos utilizados em avaliação neuropsicológica. - Fornecer conhecimentos relacionados com os critérios para a selecção dos testes neuropsicológicos. - Gerar competências relativas à aplicação, cotação e interpretação dos resultados dos principais testes neuropsicológicos. - Dotar os estudantes de aptidões necessárias à elaboração de um relatório de avaliação neuropsicológica.
Metodologias de ensino e avaliação
Com o intuito de facilitar o processo de aprendizagem, a metodologia de ensino assume um carácter teórico-prático. Após a exposição teórica dos conteúdos programáticos, os mesmos serão abordados numa vertente prática que inclui o manuseamento de testes, roleplay e exercícios de aplicação, cotação e interpretação de resultados e treino na elaboração de relatórios de avaliação neuropsicológica. A avaliação contempla a elaboração de um trabalho escrito com apresentação oral (50%) e dois testes de avaliação (50%). A presença nas aulas é obrigatória. Espera-se que o desempenho nos diferentes momentos de avaliação garanta a aquisição de competências necessárias para aprovação na u.c. Como média final, o estudante deverá a classificação mínima de 10 valores. A avaliação final consiste num exame escrito (100%) que contempla todos os conteúdos programáticos.
Bibliografia principal
Horário de Atendimento
Nome do docente Horário de atendimento Sala