Practicum I
Apresentação
Esta UC compreende um elenco de conhecimentos, aptidões e competências no âmbito da prática na intervenção em Ciberterapia.
Disciplina do Curso
Ciberterapia e Reabilitação Neurocognitiva
Grau|Semestres|ECTS
| Semestral | 10
Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua
2 |Obrigatório |Português
Código
ULHT776-13504
Disciplinas complementares recomendadas
N/A
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
Estágio profissional
Sim
Conteúdos Programáticos
Objetivos
Com esta UC pretende-se que os estudantes adquiram competências de trabalho na área da ciberterapia e reabilitação neurocognitiva. Neste sentido, serão apresentados e discutidos elementos que introduzem o estudante à realidade de uma UC de estágio (OA1). Posteriormente, a aquisição destas competências será realizada numa primeira fase através da observação da prática dos orientadores de estágio no local e sob supervisão dos docentes desta UC.
Metodologias de ensino e avaliação
As metodologias de ensino consistem no método expositivo (ME) e demonstrativo (MD). Inicialmente as metodologias são expositivas dos pontos iniciais do programa. Na fase seguinte da UC será¿ desenvolvido o treino em roleplay das principais competências de comunicação. Com o decorrer das atividades de estágio, será¿ desenvolvido o treino específico em situações relacionadas com os diferentes contextos de intervenção em ciberterapia e reabilitação neurocognitiva, onde será igualmente privilegiada a discussão clínica de casos. A avaliação desta unidade curricular contempla a elaboração de relatórios, intermédios e final de estágio. A assiduidade mínima para a conclusão desta unidade curricular é de 75%. A aprovação à UC depende da avaliação do docente orientador e ouvido o orientador institucional e terá em conta a assiduidade e a avaliação final oral do relatório de estágio perante um júri conforme o regulamento de seminário de estágio.
Bibliografia principal
Chesham, R. K., Malouff, J. M., & Schutte, N. S. (2018). Meta-Analysis of the Efficacy of Virtual Reality Exposure Therapy for Social Anxiety. Behaviour Change, 35,1-15. doi: https://doi.org/10.1017/bec.2018.15 Fernández-Álvarez, J., Rozental, A., Carlbring, P., Colombo, D., Riva, G., Anderson, P. L., ... & Cárdenas, G. (2018). Deterioration rates in Virtual Reality Therapy: An individual patient data level meta-analysis. Journal of anxiety disorders. doi: 10.1016/j.janxdis.2018.06.005
Horário de Atendimento
Nome do docente Horário de atendimento Sala