x Logotipo WhatsApp

Contacto WhatsApp 963640100

Logotipo da Universidade Lusófona
  • email
  • office365
  • ficha docente
  • moodle
  • netpa
  • Admissões
  • Cursos
  • Licenciaturas
  • Mestrados
  • Mestrados Integrados
  • Doutoramentos
  • Pós-Graduações
  • Cursos Livres
  • Informações Académicas
  • Calendários
  • Ação Social e Bolsas
  • Protocolos
  • Documentos
  • Impressos
  • Regulamentos
  • Investigação
  • Centros e Unidades
  • Repositório Científico
  • Revistas Científicas
  • Contacto
  • PT
  • EN
  • Início
  • Disciplinas
  • Educação Especial e Educação Inclusiva: Conceptualização, Políticas e Práticas

Universidade Lusófona

Educação Especial e Educação Inclusiva: Conceptualização, Políticas e Práticas

Disciplina do Curso

Ciências da Educação: Educação Especial - Domínio Cognitivo e Motor (M)

Grau|Semestres|ECTS

Mestrado | Semestral | 4

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

1 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

100 | 20

Código

ULHT456-14509

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

-Exclusão/Inclusão
-Integração
-Normalização
-Fundamentos e práticas da Educação Especial
-Inclusão: fundamentos científicos e documentos norteadores
-Enquadramento legislativo da Escola Inclusiva
-Educação Inclusiva: pressupostos e metodologias facilitadoras para a sua implementação (a gestão do grupo-turma: conceitos e princípios; dinâmicas grupais: a aprendizagem cooperada entre pares; estratégias de cooperação entre instituições e serviços.

Objetivos

-Perceber a educação dos indivíduos com necessidades educativas especiais, à luz de alguns fatores que a influenciaram;
-Entender a educação especial e a educação inclusiva no contexto histórico-cultural em que se inserem;
-Conhecer o enquadramento legislativo da inclusão;
-Refletir sobre a educação inclusiva nas suas múltiplas dimensões;
-Analisar atitudes e estratégias conducentes a práticas que têm em conta a diversidade da população, num contexto inclusivo.

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

- Capacidade de refletir criticamente sobre os conteúdos teóricos;
- Capacidade de organizar/recriar e aplicar os conhecimentos adquiridos;
- Capacidade de pôr em prática processos de inovação pedagógica, tendo em vista a inclusão, numa perspetiva de educação inclusiva, de crianças e jovens com necessidades educativas especiais.

Metodologias de ensino e avaliação

Metodologia
Exposição para introdução e sistematização de conceitos;
Trabalhos individuais e de grupo sobre as temáticas abordadas ou a abordar.
Privilegia-se a aquisição de conhecimentos e de competências de análise, a partir da problematização e da reflexão sobre situações da vida real.
Avaliação
A avaliação decorrerá de um trabalho de grupo (30%) e de um trabalho individual (70%).

Bibliografia principal

Ainscow, M.(1995)Educação para Todos:Torná-la uma Realidade.Caminhos para as Escolas Inclusivas.Lx. INE.
Carvalho, R.(2006)Educação Inclusiva:Com os Pingos nos «is».Porto Alegre:Ed. Mediação.
Correia, L.(2008)A Escola Contemporânea e a Inclusão de Alunos com NEE. Porto Ed.
Leitão, F.(2010)Valores Educativos Cooperação e Inclusão. Salamanca:Luso-Espanhola de Ediciones, SL.
Pujolás, P.(2003)Aprender juntos alunos diferentes, los equipos de aprendizaje cooperativo en el aula. Barcelona: EUMO Editorial.
Rodrigues,D.(Org.)(2011)Educação Inclusiva.Dos Conceitos às Práticas de Formação.Lx.:Instituto Piaget.
Sanches, I. & Teodoro, A.(2006)Da Integração à Inclusão Escolar: Cruzando Perspectivas e Conceitos.Revista Lusófona de Educação, 8.
Silva, M. (2009)Da Exclusão à Inclusão:Concepções e Práticas Breve Perspectiva Histórica.RLE,13.
Silva, M. (2011)Gestão das Aprendizagens na sala de Aula Inclusiva. Lx: Ed.Univ. Lusófonas, col. C.E.

Não precisa de ser aluno do ensino superior para frequentar as nossas disciplinas!

Saiba como realizar a sua candidatura como Aluno Externo para Frequência de unidades curriculares avulso na Universidade Lusófona.

Cursos

  • Candidaturas 2018-19
  • Licenciaturas
  • Mestrados
  • Mestrados Integrados
  • Doutoramentos
  • Pós-Graduações
  • Formação livre
  • Ver todos os cursos

Eventos, campanhas, notícias e muito mais. Subscreve a nossa Newsletter

Redes Sociais

  • Logotipo do Youtube
  • Logotipo do Linkedin
  • Logotipo do RSS
  • Logotipo do Facebook
  • Logotipo do Twitter
  • Logotipo do Instagram

Contacto WhatsApp 963640100

Logotipo WhatsApp

Estamos também no

Logotipo WhatsApp

Agenda

  • Mentorado Kick off Meeting 2º Semestre
  • 7ª Semana de Comunicação, Artes e Tecnologias
  • Trajetórias de Vidas Sentidas e com Sentido
  • A constelação como visibilidade?
  • Safety and Regulation of the Engineering Nanomaterials

Notícias

  • LABTEC - Lusófona já tem um FABLAB
  • Curta Lusófona vence prémio AIP
  • Concurso Escolar Violência no Namoro e na Família
  • Comissão Europeia avalia cursos do DCAM
  • Concurso de Fotografia "Integração e Emigração"

Serviços

  • Secretaria Online
  • Moodle
  • Email
  • Biblioteca
  • Pedido de evento
  • Lusofona Mobile
  • Gabinete de Tradução
  • Edições Universitárias Lusófonas
  • Perdidos e achados
  • Projecto Play
  • Recil
  • Trabalha connosco
  • Web VPN
  • Office 365
  • Portal Emprego
Logotipo

Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias

Campo Grande, 376
1749-024 Lisboa - Portugal
Tel: 217 515 500
Fax: 217 577 006
info@ulusofona.pt
Logotipo da Universidade Lusófona

Consulte a Política de Privacidade em vigor na Universidade Lusófona.

Copyright © 2019 Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. Todos os direitos reservados.