Educação Especial e Educação Inclusiva: Conceptualização, Políticas e Práticas
Disciplina do Curso
Ciências da Educação: Educação Especial - Domínio Cognitivo e Motor (M)
Grau|Semestres|ECTS
Mestrado | Semestral | 4
Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua
1 |Obrigatório |Português
Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)
100 | 20
Código
ULHT456-14509
Disciplinas complementares recomendadas
Não aplicável
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
Precedências
Não
Estágio profissional
Não
Conteúdos Programáticos
-Exclusão/Inclusão
-Integração
-Normalização
-Fundamentos e práticas da Educação Especial
-Inclusão: fundamentos científicos e documentos norteadores
-Enquadramento legislativo da Escola Inclusiva
-Educação Inclusiva: pressupostos e metodologias facilitadoras para a sua implementação (a gestão do grupo-turma: conceitos e princípios; dinâmicas grupais: a aprendizagem cooperada entre pares; estratégias de cooperação entre instituições e serviços.
Objetivos
-Perceber a educação dos indivíduos com necessidades educativas especiais, à luz de alguns fatores que a influenciaram;
-Entender a educação especial e a educação inclusiva no contexto histórico-cultural em que se inserem;
-Conhecer o enquadramento legislativo da inclusão;
-Refletir sobre a educação inclusiva nas suas múltiplas dimensões;
-Analisar atitudes e estratégias conducentes a práticas que têm em conta a diversidade da população, num contexto inclusivo.
Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir
- Capacidade de refletir criticamente sobre os conteúdos teóricos;
- Capacidade de organizar/recriar e aplicar os conhecimentos adquiridos;
- Capacidade de pôr em prática processos de inovação pedagógica, tendo em vista a inclusão, numa perspetiva de educação inclusiva, de crianças e jovens com necessidades educativas especiais.
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologia
Exposição para introdução e sistematização de conceitos;
Trabalhos individuais e de grupo sobre as temáticas abordadas ou a abordar.
Privilegia-se a aquisição de conhecimentos e de competências de análise, a partir da problematização e da reflexão sobre situações da vida real.
Avaliação
A avaliação decorrerá de um trabalho de grupo (30%) e de um trabalho individual (70%).
Bibliografia principal
Ainscow, M.(1995)Educação para Todos:Torná-la uma Realidade.Caminhos para as Escolas Inclusivas.Lx. INE.
Carvalho, R.(2006)Educação Inclusiva:Com os Pingos nos «is».Porto Alegre:Ed. Mediação.
Correia, L.(2008)A Escola Contemporânea e a Inclusão de Alunos com NEE. Porto Ed.
Leitão, F.(2010)Valores Educativos Cooperação e Inclusão. Salamanca:Luso-Espanhola de Ediciones, SL.
Pujolás, P.(2003)Aprender juntos alunos diferentes, los equipos de aprendizaje cooperativo en el aula. Barcelona: EUMO Editorial.
Rodrigues,D.(Org.)(2011)Educação Inclusiva.Dos Conceitos às Práticas de Formação.Lx.:Instituto Piaget.
Sanches, I. & Teodoro, A.(2006)Da Integração à Inclusão Escolar: Cruzando Perspectivas e Conceitos.Revista Lusófona de Educação, 8.
Silva, M. (2009)Da Exclusão à Inclusão:Concepções e Práticas Breve Perspectiva Histórica.RLE,13.
Silva, M. (2011)Gestão das Aprendizagens na sala de Aula Inclusiva. Lx: Ed.Univ. Lusófonas, col. C.E.