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Universidade Lusófona

Metodologias de Investigação - Projeto de Investigação

Curso

Ciências da Educação (M)

Grau|Semestres|ECTS

Mestrado | Semestral | 10

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

1 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

250 | 36

Código

ULHT82-14774

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

1. A construção do conhecimento científico
Senso comum e conhecimento científico
O debate sobre paradigmas: ciências naturais e ciências sociais

2. Investigação científica
Questões de natureza ontológica, gnoseológica e metodológica
As fases de um processo: ruptura, construção, verificação
. Tipologias de modelos de investigação
. Abordagens quantitativas/qualitativas/mistas

3. Etapas do processo de investigação
Problema/questões, variáveis, hipóteses
Enquadramento teórico
Opções metodológicas Técnicas de recolha de dados

4. Análise e discussão de dados
Métodos quantitativos
Métodos qualitativos

5. Elaboração de um documento de investigação
A estrutura de um relatório de pesquisa
As normas

Objetivos

. Compreender os processos de produção do conhecimento científico;
. Desenvolver sentido crítico na leitura e discussão de trabalhos científicos;
. Definir campos e objectos de pesquisa em Educação;
. Descobrir os passos do processo de construção de uma pesquisa científica;
. Encontrar metodologias adequadas aos objectos de pesquisa propostos;
. Desenvolver um projecto de pesquisa autónomo no campo seleccionado;
. Saber elaborar por escrito um relatório de uma pesquisa científica, com a representação correcta de todas as partes constituintes, nomeadamente as referências bibliográficas e as citações.

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

Ter capacidade para entender os processos de construção do conhecimento científico definindo os procedimentos e passos metodológicos necessário e suficientes para a pesquisa.
Ser capaz de montar um procedimento de pesquisa e elaborar o respectivo relatório

Metodologias de ensino e avaliação

Para cada sessão o mestrando receberá indicações sobre referências bibliográficas que terá de consultar antes da aula para poder participar activamente na construção dos saberes, em contextos de grupo e colaborativos. Ao longo das sessões o grupo será convidado a analisar de forma crítica algumas produções científicas, igualmente, previamente fornecidas. Na posse da estrutura e do conhecimento dos passos do processo de construção de um projecto de pesquisa, tentará definir um objecto de pesquisa à volta do qual construirá o seu projecto.

A avaliação do módulo coincidirá com a avaliação de um projecto de dissertação proposto pelo mestrando.

Bibliografia principal

Almeida, J. F. de & Pinto, J. M. (1990). A investigação nas Ciências Sociais. Lisboa: Editorial Presença.
Bardin, L. (1977). Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70.
Bogdan, R. C. & Biklen, S. K. (1994). Investigação qualitativa em Educação. Uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora.
Carmo, H. (1998). Metodologia de Investigação: Guia para a auto-aprendizagem. Lisboa: Universidade Aberta.
Foddy, W. (1996). Como perguntar ¿ Teoria e prática da construção de perguntas em entrevistas e questionários. Oeiras: Celta Editora.
Laville,C. & Dionne, J.(1999). A construção do saber. Manual de Metodologia da pesquisa em Ciências Humanas. Porto Alegre: ARTMED.
Pereira, A. & Poupa, C. (2003). Como escrever uma Tese, Monografia ou Livro Científico usando o Word. Lisboa: Edições Sílabo.
Quivy, R. & Van Campenhoudt, L. (1998). Manual de investigação em Ciências Sociais. (2.ª ed.). Lisboa: Gradiva.
Tuckman, Bruce (2000). Manual de Investigação em Educação. Lisboa: Fundação Cal