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Universidade Lusófona

Seminário de Investigação

Curso

Ciências da Educação (M)

Grau|Semestres|ECTS

Mestrado | Anual | 10

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

2 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

250 | 30

Código

ULHT82-2723

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

Problemática de pesquisa e rutura epistemológica;
Construção do referencial teórico adequado ao objeto da pesquisa;
Seleção dos instrumentos e, eventualmente, a sua construção;
Analise quantitativa;
Analise qualitativa;
Normas e relatórlo de lnvestlgação.

Objetivos

- Construir e consolidar nos alunos competências de investigação;
- 0 aluno deve ser capaz de construir a sua dissertação, de forma a demonstrar que sabe fazer:
1) Pesquisa bibliografica e recolha de informação pertinente para a problemática em estudo;
2) Definição e formulação dos objetivos da pesquisa;
3) Apresentação pelos alunos do trabalho já realizado ou em curso para ser anallsado e discutido pelos pares;
4) Discussão dos instrumentos a serem utilizados em cada caso;
5) Análise de dados e sua discussão.

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

- Ser capaz de enunciar com clareza o objeto e o objetivo da investigação
- Ser capaz de organizar uma metodologia científica adequada ao objeto da pesquisa
- Dominar a análise quantitativa e qualitativa de dados da pesquisa
- Organizar de forma lógica a articulação do seu quadro teórico, dos seus objetivos e dos dados analisados

Metodologias de ensino e avaliação

Os Seminários decorrerão em sessões orientadas pelo Professor titular ou por convidados, que tentarão partir de casos concretos para alargar o campo das situações, levando o aluno a entrar na dlscussão de problemátlcas que não a sua.
A avaliação terá em conta a participação do aluno na partilha dos seus problemas investigativos e na discussão de problemáticas colocadas pelos pares (40%).Terá igualmente em conta a apresentação individual do seu trabalho em construção ao grupo (60%).

Bibliografia principal

Albarello, L et al. (1997). Praticas e Métodos de lnvestigação em Ciências Sociais. Usboa: Gradiva.
Bardin,L (2000). Analise de Contecido. Lisboa: Edlções 70.
Bell, J.(1997) Como reallzar um Projeto de lnvestlgação.Lisboa: Gradiva.
Bogdan, R. & Biklen, S.(1994).lnvestigação Qualitativa em Educação. Uma introdução a Teoria e aos Métodos.Porto: Porto Editora.
Carmo,H. & Ferreira, M.(1998).Metodologia da lnvestigação. Guia para aprendizagem. Lisboa: Universidade Aberta
Foody, W.(1996). Como Perguntar. Teoria e Pratica e Construção de Perguntas em Entrevistas e Questionários. Oeiras: Celta.
Lavllle, C.& Dione, J. (1999). A Construção do saber: Manual de metodologia da pesqulsa em ciências humanas. Porto Alegre: Belo Horizonte: editora Artmed;UFMG .
Tuckman, B. (2000).Manual de lnvestigação em Educação. Lisboa: F.C.Gulbenkian. Yin,R.N. (2001).Estudo de caso.Planejamento e metodos.Porto Alegre: Bookman.