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Universidade Lusófona

Sociologia da Educação

Curso

Ciências da Educação (M)

Grau|Semestres|ECTS

Mestrado | Semestral | 5

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

1 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

125 | 24

Código

ULHT82-2648

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

Tema 1. Introdução geral. A tradição sociológica e a educação. Os dilemas da Sociologia. Os clássicos. Novas teorias e novas sínteses.
Tema 2. A Sociologia da Educação em Portugal. Campos de estudo e problemáticas.
Tema 3. A teoria da reprodução cultural e a questão educativa em Pierre Bourdieu.
4. O contributo de Basil Bernstein para a Sociologia da Educação.
5. Paulo Freire e a teoria crítica: uma educação para a transformação social.
6. O Estado, os movimentos sociais e as políticas de educação. Aspectos metodológicos e problemáticas contemporâneas.
7. O mandato educativo da nova classe média. Conceitos, debates e implicações nos discursos e políticas educativas
8. A escola face à diversidade cultural. As problemáticas dos estudos inter/multiculturais
9. Crise da escola ou crise do modelo escolar? Pode a escola ser outra coisa?

Objetivos

Com a UC Sociologia da Educação pretende-se proporcionar:
- Conhecimentos aprofundados no âmbito dos temas trabalhados
- Conhecimento e aplicação de termos/linguagens próprios da Sociologia da Educação
- Capacidade de iniciação à investigação no âmbito dos temas trabalhados
- Capacidade para aplicar os conhecimentos em situações novas
- Aptidão para comunicar os seus conhecimentos e raciocínios.

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

Ser capaz de conhecer e aplicar os conceitos e a terminologia próprios da sociologia da educação
Ser capaz de analisar os contextos com a aplicação de conceitos e teorias da sociologia da educação
Introduzir-se no campo da investigação na área da sociologia da educação

Metodologias de ensino e avaliação

Tratando-se de um grau académico predominantemente voltado para a aquisição de competências no plano da investigação, as metodologias de ensino usadas centram-se numa pedagogia da descoberta e da argumentação: consulta de bases de dados a partir de palavras-chave; conhecimento dos mais conhecidos indexadores de revistas científicas; treino na escrita científica (realizar um resumo, organizar um artigo; fazer uma recensão crítica).
A avaliação reflete essa pedagogia: apresentação escrita de uma recensão crítica de uma obra que cruze o programa e a problemática da dissertação do mestrando; apresentação oral de um tema, sublinhando os argumentos em confronto (ou complementares) de quadros teóricos diferentes

Bibliografia principal

Afonso, A. J. (2005). A Sociologia da Educação em Portugal. Elementos para a configuração do ¿estado da arte¿. In A. Teodoro & C. A. Torres (orgs.). Educação Crítica e Utopia.. Porto: Afrontamento.
Freire, P. (1993), Política e Educação. São Paulo: Cortez.
Giddens, A. (2004). Sociologia. Lisboa: Gulbenkian.
Magalhães, A. & Stoer, S. R. (2002). A nova classe média e a reconfiguração do mandato endereçado ao sistema educativo. Educação, Sociedade & Culturas, 18, 25-40.
Mendes, J. M. & Seixas, A. M. (2003). Escola, desigualdades sociais e democracia: as classes sociais e a questão educativa em Pierre Bourdieu. Educação, Sociedade & Culturas, 19, 103-129.
Morais, A. M. (2005). Basil Bernstein: Sociologia para a Educação. In A. Teodoro & C. A. Torres (orgs.). Educação Crítica e Utopia (pp. 73-82). Porto: Afrontamento.
Morrow, R. A. & Torres, C. A. (1997). Teoria Social e Educação. Porto: Afrontamento.
Stoer, S. R. & Cortesão, L. (1999). Levantando a Pedra. Porto: Afrontamento.