Logotipo da Universidade Lusófona
  • email
  • colibri
  • office365
  • colaborador
  • ficha docente
  • moodle
  • netpa
  • Intranet
  • Admissões
  • Cursos
  • Licenciaturas
  • Mestrados
  • Mestrados Integrados
  • Doutoramentos
  • Pós-Graduações
  • Cursos Livres
  • Informações Académicas
  • Calendários
  • Ação Social e Bolsas
  • Protocolos
  • Documentos
  • Impressos
  • Regulamentos
  • Investigação
  • Centros e Unidades
  • Repositório Científico
  • Revistas Científicas
  • Contacto
  • PT
  • EN
  • Início
  • Disciplinas
  • Gestão da Comunicação

Universidade Lusófona

Gestão da Comunicação

Apresentação

A Unidade Curricular Gestão da Comunicação insere-se no campo de ação da comunicação organizacional atuando ao nível da comunicação interna e externa relacionando as áreas clássicas  das Relações Publicas englobando áreas mais recentes como a gestão da informação nas redes sociais. Esta UC é pertinente no CIclo de Estudos uma vez que permite aos discentes percecionarem a importância da Gestão da Comunicação entre as diferentes vertentes.

Disciplina do Curso

Comunicação, Marketing e Media Digitais (M)

Grau|Semestres|ECTS

| Semestral | 6

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

1 |Obrigatório |Português

Código

ULHT6354-5033

Disciplinas complementares recomendadas

NA

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

Descrição dos conteúdos

  1. Enquadramento à Gestão da Comunicação.
    1. Conceitos: Gestão e Comunicação.
    2. Aproximação das duas áreas fundamentais para a empresa.
  2. Comunicação Integrada.
    1. Conceito de Comunicação integrada.
    2. As áreas englobadas neste conceito e o seu relacionamento.
  3. Gestão da Comunicação Interna.
    1. Conceito.
    2. Públicos.
    3. Técnicas
  4. Gestão da Comunicação Externa.
    1. Conceito. 
    2. Públicos.
    3. Técnicas.
  5. Novos Media
    1. Conceitos e Enquadramento.
    2. As tecnologias - Intranets, sites, redes sociais e novas formas de interação social.
  6. O Plano de Comunicação Integrada. 

Objetivos

Dotar os alunos de conhecimentos referentes ao conceito global da Gestão da Comunicação e permitir  a aquisição de capacidades ao nível da comunicação interna e externa. Trabalhar para que os alunos adquiram competências especificas na Gestão de “CommunicationTools”.

Os objetivos da Unidade Curricular Gestão da Comunicação são os seguintes:

O1- Compreender a comunicação de forma holística através de uma estratégia global interna e externa.

O2- Entender a comunicação interna como uma mais valia para o sucesso da comunicação externa.

O3- Percecionar a comunicação externa de forma estratégica com base numa gestão da comunicação eficaz.

O4- Apreender as técnicas de comunicação interna e externa do ponto de vista estratégico.

O5 – Perspetivar os novos media e perceber o seu papel na comunicação integrada.

Metodologias de ensino e avaliação

As metodologias de ensino compreendem aulas expositivas com espaço para debate, bem como aulas de análise e resolução de estudos de caso e de outros exercícios. Haverá espaço para a análise de artigos de académicos. 

A metodologia de avaliação compreende um trabalho individual (50%) e um trabalho de grupo (50%).  

Bibliografia principal

Apolo, D. (2017). Corporate Communication Management: Considerations for the approach to its study and practice. Revista Latina de Comunicación Social, 72 – pp. 521 to 539.

Carvalho, A., & Santana, C. (2020). A Integração da Comunicação Digital no Processo de Gestão da Comunicação Organizacional. XIV Congresso Brasileiro Científico de Comunicação Organizacional e de Relações Públicas.

de Oliveira, F. N. S. (2018). Comunicação das Organizações: Um olhar sobre a importância da Comunicação Interna. Media & Jornalismo, 18(33), 61-74.

Ewing, M., Men, L. R., & O’Neil, J. (2019). Using social media to engage employees: Insights from internal communication managers. International Journal of Strategic Communication, 13(2), 110-132.

Kitchen, P. J. (2020). Marketing communications. In A reader in marketing communications (pp. 1-9). Routledge.

Quesenberry, K. A. (2020). Social media strategy: Marketing, advertising, and public relations in the consumer revolution. Rowman & Littlefield Publishers.

Horário de Atendimento

Nome do docente  

Horário de atendimento

Sala

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Não precisa de ser aluno do ensino superior para frequentar as nossas disciplinas!

Saiba como realizar a sua candidatura como Aluno Externo para Frequência de unidades curriculares avulso na Universidade Lusófona.

Cursos

  • Licenciaturas
  • Mestrados
  • Mestrados Integrados
  • Doutoramentos
  • Pós-Graduações
  • Formação livre
  • Ver todos os cursos

Courses

  • UnderGraduate
  • Masters
  • Integrated Masters
  • PhD's
  • Post-Graduations
  • Open Courses
  • See all Courses

See also...

  • ECTS Guide

Eventos, campanhas, notícias e muito mais. Subscreve a nossa Newsletter

Redes Sociais

  • Logotipo do Youtube
  • Logotipo do Linkedin
  • Logotipo do RSS
  • Logotipo do Facebook
  • Logotipo do Twitter
  • Logotipo do Instagram

Contacto WhatsApp 963640100

Logotipo WhatsApp

Estamos também no

Logotipo WhatsApp

Agenda

  • A Road for Adaptation of Bridges to Climate Change
  • 86th International Scientific Conference ESD
  • Pensar os Média na Lusofonia
  • Novos Paradigmas de Ensino e Formação
  • Over & Out 2022

Notícias

  • Docente da FMV da Lusófona e investigador do INSA publica na Nature Medicine
  • be-READY | REsilient roAD pavements for sustainabilitY
  • Mobility Welcome Sessions (1º Semester 22/23)
  • Programa Fazer+: Apoio à Ciência e Inovação - Prémios 3ª Edição
  • Investigadora da Lusófona co-edita Livro sobre a História das Revistas em Portugal

Serviços

  • Perdidos e achados
  • Alteração | Recuperação de password
  • Biblioteca
  • Email
  • Gabinete de Tradução
  • Lusofona Mobile
  • Moodle
  • Office 365
  • Portal Emprego
  • Perdidos e achados
  • Projecto Play
  • Recil
  • Secretaria Online
  • Trabalha connosco
  • Web VPN
Logotipo

Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias

Campo Grande, 376
1749-024 Lisboa - Portugal
Tel: 217 515 500
info@ulusofona.pt
A Universidade Lusófona de Lisboa é um espaço único de ensino superior, uma instituição que articula ensino e investigação num campus de excelência PRR Logotipo do Livro de Reclamações online

Consulte a Política de Privacidade em vigor na Universidade Lusófona.

Copyright © 2022 Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. Todos os direitos reservados.