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Universidade Lusófona

Marketing Digital

Apresentação

Este curso visa desenvolver uma visão crítica sobre como as empresas podem explorar o ambiente digital para implementar as suas estratégias de Comunicação e de Marketing, considerando o comportamento do consumidor online e as dinâmicas de publicidade e comunicação digital. O conteúdo desta disciplina é focado em apresentar como as estratégias e operações de Branding devem ser consideradas no ambiente digital e como os profissionais de Comunicação devem considerar as características e possibilidades deste contexto. 

Disciplina do Curso

Comunicação, Marketing e Media Digitais (M)

Grau|Semestres|ECTS

| Semestral | 6

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

1 |Obrigatório |Português

Código

ULHT6354-14507

Disciplinas complementares recomendadas

Os alunos devem dominar o inglês para leitura. 

 

O conhecimento dos canais de comunicação digital, incluindo as redes sociais é desejável. Idealmente, os alunos devem ter conhecimento básico sobre marketing estratégico, marketing operacional e comunicação estratégica. 

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

A unidade curricular de marketing digital apresenta uma discussão académica sobre os principais tópicos discutidos em Marketing Digital. A disciplina apresenta doze tópicos principais, relacionados às estratégias de Marketing e ao comportamento de compra do consumidor no ambiente digital. Os tópicos são listados a seguir:

  1. Jornada online do consumidor
  2. Campanhas digitais
  3. Presença de marcas nas Redes sociais 
  4. Comunidades de Marca
  5. Conteúdo gerado por consumidores
  6. Boca a boca eletrónico
  7. Engajamento do consumidor
  8. Embaixadores digitais das marcas: influenciadores e celebridades.
  9. Estratégias de Marketing Digital
  10. Branding online
  11. Personalização das marcas
  12. Storytelling em ambiente digitais

Objetivos

Espera-se que no final desta unidade curricular o aluno tenha uma perceção clara das principais linhas de pesquisa em marketing digital e desenvolva uma visão crítica acerca dos métodos e conceitos relacionados às discussões contemporâneas sobre marketing digital.

Para cada tópico, serão apresentados os principais tópicos discutidos na literatura académica de marketing, oferecendo uma visão geral das discussões contemporâneas sobre o tema. 

Complementarmente aos artigos discutidos, que apresentam uma abordagem teórica, discussão de casos práticos mostrarão aos alunos a estratégia digital de comunicação e marketing das empresas no mercado. 

Metodologias de ensino e avaliação

Serão discutidos 2 artigos académicos em cada aula. O método utilizado é o de discussão estruturada, onde para cada artigo, um aluno discorre sobre a literatura abordada e a metodologia utilizada, e outro aluno apresenta os resultados dos estudos e a conclusão. Em seguida, a discussão é aberta a toda a turma que deverá discutir sobre os pontos fontes e fracos do artigo. O objetivo é desenvolver nos alunos uma visão crítica de como analisar, criticar e propor novos estudos. 

A avaliação será individual e cada aluno deverá preparar dois projetos de pesquisa onde ele desenvolve uma pergunta de pesquisa, apresenta a revisão da literatura e justifica por qual motivo essa pergunta é relevante. No primeiro projeto (avaliação intermediária) ele deve escolher um dos tópicos já discutidos em sala de aula. No segundo projeto (avaliação final) ele pode escolher qualquer tópico da disciplina. Participação nas discussões na sala de aula vale 20% da nota final e os projetos 40% cada. 

Bibliografia principal

  • Audrezet, A., de Kerviler, G., & Guidry Moulard, J. (2020). Authenticity under threat: When social media influencers need to go beyond self-presentation. Journal of Business Research, 117,  557 - 569. 
  • Belk, R. W. (2013). Extended self in a digital world. Journal of Consumer Research, 40(3), 477-500. 
  • Berger, J. (2014). Word of mouth and interpersonal communication: A review and directions for future research. Journal of Consumer Psychology, 24(4), 586 - 607. 
  • Brown, J. O., Broderick, A. J., & Lee, N. (2007). Online Communities¿: Conceptualizing the Online Social Network. Journal of Interactive Marketing, 21(3), 2 - 20
  • Chaffey, D., & Smith, P. R. (2017). Digital marketing excellence: planning, optimizing and integrating online marketing. Taylor & Francis.
  • Kozinets, R. V. (2019). Netnography: The essential guide to qualitative social media research. Sage.

 

 

Horário de Atendimento

Nome do docente  

Horário de atendimento

Sala

Fábio Shimabukuro Sandes

   agendamento por email.

 

 

 

 

 

 

 

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