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Universidade Lusófona

Metodologia de Investigação

Curso

Contabilidade e Fiscalidade (M)

Grau|Semestres|ECTS

Mestrado | Semestral | 6

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

1 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

150 | 45

Código

ULHT904-9703

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

A1. Introdução à Investigação em Gestão
A2. Pesquisa Bibliográfica
A3. Considerações Éticas
A4. Definição do Tema e Questões de Investigação
A5. Objetivos da investigação
A6. A Metodologia da Investigação
A7. Investigação Quantitativa
A8. Investigação Qualitativa
A9. Considerações Éticas
A10. Dados da Investigação e Selecção da Amostra
A11. Utilização de Dados Primários
A12. Otenção e Utilização Dados Primários
A13. Tratamento de Dados Primários
A14. Análise de Dados e Resultados
A15. Análise de Dados e Resultados (cont.)
A16. A Redacção e Publicação da Investigação
A17. A Redacção e Publicação da Investigação (cont.)
A18. Apresentações de Propostas de Investigação
A19. Apresentações de Propostas de Investigação
A20. Apresentações de Propostas de Investigação

Objetivos

O principal objectivo desta unidade curricular consiste em transmitir aos alunos os conceitos, etapas e métodos fundamentais envolvidos no processo de investigação em gestão. Isto inclui, nomeadamente, a definição do tópico e questões de investigação, a definição do quadro metodológico e os processos de amostragem, obtenção e análise de dados.

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

No final da unidade, os alunos deverão ter a capacidade para planear, organizar, desenhar e redigir uma proposta dum projecto de investigação em gestão. Em particular, esta unidade será útil para os alunos que tencionam realizar uma dissertação baseada num trabalho empírico sobre um tópico de gestão que envolva a obtenção e análise de dados.

Metodologias de ensino e avaliação

Nas primeiras aulas, serão apresentadas as etapas e os principais conceitos e métodos envolvidos no processo de investigação. Artigos especificamente seleccionados serão distribuídos para discussão conjunta nas aulas. Os alunos serão constantemente incentivados a participarem, contribuíndo com ideias e reflexões para discussão na aula. O processo de avaliação é baseado numa proposta de investigação elaborada individualmente pelos alunos sobre um tópico seleccionado por eles. A proposta de investigação será apresentada nas aulas ao longo do período lectivo. Um guião detalhado para a orientar a elaboração da proposta será entregue aos alunos.

Bibliografia principal

Bibliografia obrigatória:
Saunders, M.; A. Thornhill & P. Lewis (2012). Research Methods for Business Students. 6th Ed. Prentice-Hall, New York, USA.
Eco, U. (2007) Como se faz uma Tese em Ciências Humanas, Editorial Presença, Queluz
Yin, R. (2014) Case Study Research: Design and Methods fifth edition. Sage Publishing

Artigos científicos:
Alvesson, M. and Sandberg, J. (2013) Has Management Studies Lost Its Way Ideas for More Imaginative and Innovative Research. Journal of Management Studies, 50: 128152.
Beverland, M. and Lindgreen, A. (2010) What makes a good case study A positivist review of qualitative case research published in Industrial Marketing Management, 19712006 Industrial Marketing Management, volume 39, Issue 1: 56¿63.
Bluhm, D. J., Harman, W., Lee, T. W. and Mitchell, T. R. (2011), Qualitative Research in Management: A Decade of Progress Journal of Management Studies, 48: 18661891.