Ateliers de Especialização I
Apresentação
Game Design Jogos e Cultura Desenvolvimento de Jogos
Disciplina do Curso
Design de Jogos e Média Jogáveis (M)
Grau|Semestres|ECTS
| Semestral | 8
Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua
1 |Obrigatório |Português
Código
ULHT6275-22895
Disciplinas complementares recomendadas
n.a.
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
Estágio profissional
Não
Conteúdos Programáticos
Seminários sistemáticos do Programa de 1º semestre em Game Design e Medias Jogáveis, abertos à comunidade académica, onde são apresentados e discutidos temas no estado da arte referentes a projetos desenvolvidos ou em desenvolvimento na área científica de Audiovisual e Artes dos Media. Em linha com a orientação estratégica da ECATI, os conteúdos programáticos cobertos pelos oradores convidados visam alargar as possibilidades criativas e conceptuais do Game Design a áreas dos novos media, sejam Animação, Cinema, Fotografia, Medias Digitais, Arte e Design, entre outras. Sessões de seminários, sobre a forma de masterclasses e workshops, com especial orientação para: - Fundamentos do Jogo - Jogos como cultura - Jogos expandidos e Media Imersivos (XR, VR e AR) - Jogos híbridos e jogos de Mesa - Jogos educativos
Objetivos
- Potenciar as possibilidades de estudo e aquisição de competências autónomos, complementando as áreas de atuação das demais UC no semestre (narrativa, cultura, e design de jogos), com a introdução de conteúdos no estado da arte por via de professores e especialistas convidados. - Complementar o perfil profissional e artístico dos alunos através de contacto com realidades diversas da indústria e investigação em jogos, quer através da tutoria do docente responsável, quer através de palestras de profissionais e especialistas convidados; - Alargar a rede de contactos profissionais e artísticos ao dialogar com o docente da UC e com os convidados sobre projetos em curso e possibilidades de trabalho futuro. - Disseminar ferramentas e plataformas de produção digital, eletrónica, de impressão 3D, de narrativa, etc., como complemento aos conhecimentos nas demais UC no semestre;
Metodologias de ensino e avaliação
Ensino teórico e aprendizagem prática, estando previstas 15 aulas de 2 horas que correspondem 30 horas de contacto (HC). O tempo total de trabalho estimado para o estudante é de cerca de 200 horas: - 15 HC teóricas: o docente responsável pela UC, apresenta o convidado em cada seminário que irá expor e problematizar o tema de cada sessão, promovendo-se assim a discussão em aula; - 15 HC de prática laboratorial: os alunos experimentam uma abordagem, técnica, área de atuação, contexto, ou realidade relacionados com o tema da sessão, de modo a que os métodos apresentados pelo palestrante possam ser melhor compreendidos. A avaliação consiste na presença assídua em todas as palestras e apresentação de um trabalho individual (100% da avaliação), que demonstre a relação dos conteúdos debatidos nestes seminários com a proposta de um tema de desenvolvimento. O professor, responsável pela UC, irá monotorizar o desenvolvimento dos trabalhos em curso, tendo em vista a entrega final.
Bibliografia principal
(A Bibliografia será complementada anualmente de acordo com a programação dos docentes e especializados desta UC). AA.VV (2019). Handbook of game-based learning in Jan L. Plass, Richard E. Mayer, and Bruce D. Homer (org.) Cambridge: MIT Press. Bogost, I. (2007). Persuasive Games. Cambridge: MIT Press. Colleen Macklin, C. (2016). Games, Design and Play: A Detailed Approach to Iterative Game Design. Addison-Wesley Ham, E. (2016). Tabletop Game Design for Video Game Designers. New York: Focal Press. Kriss, A. (2019). Universal Play: How Videogames Tell Us Who We Are and Show Us Who We Could Be. London: Robinson Koven, B. (2020). The Infinite Playground: A Player's Guide to Imagination. Cambridge: MIT Press. Muriel, D. & Crawford, G. (2013). Videogame as culture. New York: Routledge Woods, S. (2018). Eurogames : the design, culture and play of modern European board games. Jefferson: McFarland & Company.
Horário de Atendimento
Nome do docente Horário de atendimento Sala