Logotipo da Universidade Lusófona
  • email
  • colibri
  • office365
  • colaborador
  • ficha docente
  • moodle
  • netpa
  • Intranet
  • Admissões
  • Cursos
  • Licenciaturas
  • Mestrados
  • Mestrados Integrados
  • Doutoramentos
  • Pós-Graduações
  • Cursos Livres
  • Informações Académicas
  • Calendários
  • Ação Social e Bolsas
  • Protocolos
  • Documentos
  • Impressos
  • Regulamentos
  • Investigação
  • Centros e Unidades
  • Repositório Científico
  • Revistas Científicas
  • Contacto
  • PT
  • EN
  • Início
  • Disciplinas
  • Ateliers de Especialização III

Universidade Lusófona

Ateliers de Especialização III

Apresentação

Game Development

Game Studies

Game Design

Disciplina do Curso

Design de Jogos e Média Jogáveis (M)

Grau|Semestres|ECTS

| Semestral | 4

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

2 |Obrigatório |Português

Código

ULHT6275-22901

Disciplinas complementares recomendadas

n.a.

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

- Da imagem aos espaços jogáveis 

- Espaços performativos: Potenciar o apparatus visual 

- Design de jogos com sentido critíco 

- Especulação e Design crítico 

- Design, Adição e jogadores: Jogos para o bem estar 

- Jogos para social good 

- Design em tempos de crise 

- Jogos e activismo

Objetivos

- Potenciar as possibilidades de estudo e aquisição de competências autónomos, complementando as áreas de atuação das demais UC no semestre, com a introdução de conteúdos no estado da arte por via de professores e especialistas convidados. 

- Complementar o perfil profissional e artístico dos alunos através de contacto com realidades diversas da indústria e investigação em jogos, quer através da tutoria do docente responsável, quer através de palestras de profissionais e especialistas convidados; 

- Alargar a rede de contactos profissionais e artísticos ao dialogar com docente e convidados da UC.  - Disseminar conhecimentos no estado da arte sobre o design de jogos de intervenção política e social (design crítico e activista), capazes de especular cenários de futuro, de analisar o papel do designer na interacção com os jogadores ou com os outros (¿otherness¿), de verificar questões éticas do design de jogos, entre outros, como complemento aos conhecimentos nas demais UC no semestre; 

Metodologias de ensino e avaliação

Ensino teórico e aprendizagem prática, estando previstas 15 aulas de 2 horas que correspondem 30 horas de contacto (HC). O tempo total de trabalho estimado para o estudante é de cerca de 200 horas: 

- 15 HC teóricas: o docente responsável pela UC, apresenta o convidado em cada seminário que irá expor e problematizar o tema de cada sessão, promovendo-se assim a discussão em aula;  

- 15 HC de prática laboratorial: os alunos experimentam uma abordagem, técnica, área de atuação, contexto, ou realidade relacionados com o tema da sessão, de modo a que os métodos apresentados pelo palestrante possam ser melhor compreendidos. 

A avaliação consiste na presença assídua em todas as palestras e apresentação de um trabalho individual (100% da avaliação), que demonstre a relação dos conteúdos debatidos nestes seminários com a proposta de um tema de desenvolvimento. O professor, responsável pela UC, irá monotorizar o desenvolvimento dos trabalhos em curso, tendo em vista a entrega final.

Bibliografia principal

Darshana Jayemanne, D. (2017). Performativity in Art, Literature, and Videogames. Palgrave Macmillan: London.

Dunne, A. & Raby, F. (2013). Speculative everything : design, fiction, and social dreaming. Cambridge: MIT Press.

Chang, A. (2020). Playing Nature: Ecology in Video Games. Minneapolis: University of Minnesota Press.

Flanagan, M. (2009). Critical Play: Radical Game Design. MIT Press: Cambridge. 

Koven, B. (2017). The Well-Played Game: A Player's Philosophy. Cambridge: MIT Press. 

Lovink, G. (2019). Sad by Design: On Platform Nihilism. London: Pluto Press 

Manzini, E. (2020). Politics of the Everyday. London: Bloomsbury Visual Arts 

Murray, S. (2018). On Video Games: The Visual Politics of Race, Gender and Space. London: I.B.Tauris

Schull, N. (2014). Addiction by Design: Machine Gambling in Las Vegas. Princeton University Press

Horário de Atendimento

Nome do docente  

Horário de atendimento

Sala

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Não precisa de ser aluno do ensino superior para frequentar as nossas disciplinas!

Saiba como realizar a sua candidatura como Aluno Externo para Frequência de unidades curriculares avulso na Universidade Lusófona.

Cursos

  • Licenciaturas
  • Mestrados
  • Mestrados Integrados
  • Doutoramentos
  • Pós-Graduações
  • Formação livre
  • Ver todos os cursos

Courses

  • UnderGraduate
  • Masters
  • Integrated Masters
  • PhD's
  • Post-Graduations
  • Open Courses
  • See all Courses

See also...

  • ECTS Guide

Eventos, campanhas, notícias e muito mais. Subscreve a nossa Newsletter

Redes Sociais

  • Logotipo do Youtube
  • Logotipo do Linkedin
  • Logotipo do RSS
  • Logotipo do Facebook
  • Logotipo do Twitter
  • Logotipo do Instagram

Contacto WhatsApp 963640100

Logotipo WhatsApp

Estamos também no

Logotipo WhatsApp

Agenda

  • A Road for Adaptation of Bridges to Climate Change
  • 86th International Scientific Conference ESD
  • Pensar os Média na Lusofonia
  • Novos Paradigmas de Ensino e Formação
  • Over & Out 2022

Notícias

  • Docente da FMV da Lusófona e investigador do INSA publica na Nature Medicine
  • be-READY | REsilient roAD pavements for sustainabilitY
  • Mobility Welcome Sessions (1º Semester 22/23)
  • Programa Fazer+: Apoio à Ciência e Inovação - Prémios 3ª Edição
  • Investigadora da Lusófona co-edita Livro sobre a História das Revistas em Portugal

Serviços

  • Perdidos e achados
  • Alteração | Recuperação de password
  • Biblioteca
  • Email
  • Gabinete de Tradução
  • Lusofona Mobile
  • Moodle
  • Office 365
  • Portal Emprego
  • Perdidos e achados
  • Projecto Play
  • Recil
  • Secretaria Online
  • Trabalha connosco
  • Web VPN
Logotipo

Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias

Campo Grande, 376
1749-024 Lisboa - Portugal
Tel: 217 515 500
info@ulusofona.pt
A Universidade Lusófona de Lisboa é um espaço único de ensino superior, uma instituição que articula ensino e investigação num campus de excelência PRR Logotipo do Livro de Reclamações online

Consulte a Política de Privacidade em vigor na Universidade Lusófona.

Copyright © 2022 Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. Todos os direitos reservados.