Ateliers de Especialização III
Apresentação
Game Development Game Studies Game Design
Disciplina do Curso
Design de Jogos e Média Jogáveis (M)
Grau|Semestres|ECTS
| Semestral | 4
Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua
2 |Obrigatório |Português
Código
ULHT6275-22901
Disciplinas complementares recomendadas
n.a.
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
Estágio profissional
Não
Conteúdos Programáticos
- Da imagem aos espaços jogáveis - Espaços performativos: Potenciar o apparatus visual - Design de jogos com sentido critíco - Especulação e Design crítico - Design, Adição e jogadores: Jogos para o bem estar - Jogos para social good - Design em tempos de crise - Jogos e activismo
Objetivos
- Potenciar as possibilidades de estudo e aquisição de competências autónomos, complementando as áreas de atuação das demais UC no semestre, com a introdução de conteúdos no estado da arte por via de professores e especialistas convidados. - Complementar o perfil profissional e artístico dos alunos através de contacto com realidades diversas da indústria e investigação em jogos, quer através da tutoria do docente responsável, quer através de palestras de profissionais e especialistas convidados; - Alargar a rede de contactos profissionais e artísticos ao dialogar com docente e convidados da UC. - Disseminar conhecimentos no estado da arte sobre o design de jogos de intervenção política e social (design crítico e activista), capazes de especular cenários de futuro, de analisar o papel do designer na interacção com os jogadores ou com os outros (¿otherness¿), de verificar questões éticas do design de jogos, entre outros, como complemento aos conhecimentos nas demais UC no semestre;
Metodologias de ensino e avaliação
Ensino teórico e aprendizagem prática, estando previstas 15 aulas de 2 horas que correspondem 30 horas de contacto (HC). O tempo total de trabalho estimado para o estudante é de cerca de 200 horas: - 15 HC teóricas: o docente responsável pela UC, apresenta o convidado em cada seminário que irá expor e problematizar o tema de cada sessão, promovendo-se assim a discussão em aula; - 15 HC de prática laboratorial: os alunos experimentam uma abordagem, técnica, área de atuação, contexto, ou realidade relacionados com o tema da sessão, de modo a que os métodos apresentados pelo palestrante possam ser melhor compreendidos. A avaliação consiste na presença assídua em todas as palestras e apresentação de um trabalho individual (100% da avaliação), que demonstre a relação dos conteúdos debatidos nestes seminários com a proposta de um tema de desenvolvimento. O professor, responsável pela UC, irá monotorizar o desenvolvimento dos trabalhos em curso, tendo em vista a entrega final.
Bibliografia principal
Darshana Jayemanne, D. (2017). Performativity in Art, Literature, and Videogames. Palgrave Macmillan: London. Dunne, A. & Raby, F. (2013). Speculative everything : design, fiction, and social dreaming. Cambridge: MIT Press. Chang, A. (2020). Playing Nature: Ecology in Video Games. Minneapolis: University of Minnesota Press. Flanagan, M. (2009). Critical Play: Radical Game Design. MIT Press: Cambridge. Koven, B. (2017). The Well-Played Game: A Player's Philosophy. Cambridge: MIT Press. Lovink, G. (2019). Sad by Design: On Platform Nihilism. London: Pluto Press Manzini, E. (2020). Politics of the Everyday. London: Bloomsbury Visual Arts Murray, S. (2018). On Video Games: The Visual Politics of Race, Gender and Space. London: I.B.Tauris Schull, N. (2014). Addiction by Design: Machine Gambling in Las Vegas. Princeton University Press
Horário de Atendimento
Nome do docente Horário de atendimento Sala