Game Design Crítico
Apresentação
Game Design
Disciplina do Curso
Design de Jogos e Média Jogáveis (M)
Grau|Semestres|ECTS
| Semestral | 10
Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua
1 |Obrigatório |Português
Código
ULHT6275-22896
Disciplinas complementares recomendadas
n.a.
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
Estágio profissional
Não
Conteúdos Programáticos
1. Jogos e Comunicação 1.1. Literacias e Jogos; 1.2. Pensamento Computacional 2. Argumentos Procedimentais 2.1. Jogar Retórico; 2.2. Jogar Instrumental, 3. Jogar Crítico 3.1. Crítica em Jogos Analógicos e Jogos Locativos; 3.2. Métodos de Game Design Crítico.
Objetivos
Os estudantes que terminem com sucesso esta Unidade Curricular adquirirão capacidades de crítica e análise dos media jogáveis como Comunicação e particularmente de retórica e argumentos procedimentais, bem como a capacidade de montar os seu próprios argumentos procedimentais de forma consequente ¿ estas capacidades passam por análise crítica, discussão, e criação de conceitos de obras em media jogáveis: reconhecer como os media jogáveis encaixam num ecossistema de media e comunicação; reconhecer as responsabilidade criativas do Game Designer numa perspetiva crítica; montar diversos tipos de argumento procedimental; fazer Game Design Crítico, através de design da Imersão e Agência; saber utilizar diversos tipos de média jogável (digital, analógico, combinado, locativo) para Game Design Crítico.
Metodologias de ensino e avaliação
Ensino teórico-prático, estando previstas 15 aulas de 3 horas que correspondem 45 horas de contacto (HC). O tempo total de trabalho estimado para o estudante é de cerca de 250 horas. T ¿ 15 HC teóricas: expõem-se os tópicos relevantes da unidade curricular (ex. Jogar Retórico, Jogar Crítico) e promove-se a discussão em aula. TP ¿ 15 HC teórico-práticas: cada aluno realiza a sua investigação dos tópicos e áreas da unidade curricular debatendo com os colegas e com o professor por forma a orientar trabalho realizado fora de aula PL ¿ 15 HC de prática laboratorial: os alunos dão seguimento à sua exploração dos tópicos criando conceitos originais para obras retóricas e críticas em media jogáveis, e encontrando formas de prototipar e testar os conceitos, e avançam no projeto final com orientação do professor. Avaliação: 5 trabalhos individuais com peso de 50%; trabalho final em grupo, peso de 50%.
Bibliografia principal
Bogost, I. (2007). Persuasive Games: The Expressive Power of Videogames. USA, MIT Press. de Smale, S. (2016). Game essays as critical media and research praxis. In Proceedings of 1st International Joint Conference of DiGRA and FDG (Vol. 13, No. 1, pp. 1-15). Digital Games Research Association and Society for the Advancement of the Science of Digital Games. Flanagan, M. (2009). Critical play: Radical game design. MIT press. Frasca, G. (2001). Rethinking agency and immersion: video games as a means of consciousness-raising. Digital Creativity, 12(3), 167-174. Sicart, M. (2011). Against procedurality. Game studies, 11(3), 209. Wilson, D., & Sicart, M. (2010, May). Now it's personal: on abusive game design. In Proceedings of the International Academic Conference on the Future of Game Design and Technology (pp. 40-47).
Horário de Atendimento
Nome do docente Horário de atendimento Sala