Logotipo da Universidade Lusófona
  • email
  • colibri
  • office365
  • colaborador
  • ficha docente
  • moodle
  • netpa
  • Intranet
  • Admissões
  • Cursos
  • Licenciaturas
  • Mestrados
  • Mestrados Integrados
  • Doutoramentos
  • Pós-Graduações
  • Cursos Livres
  • Informações Académicas
  • Calendários
  • Ação Social e Bolsas
  • Protocolos
  • Documentos
  • Impressos
  • Regulamentos
  • Investigação
  • Centros e Unidades
  • Repositório Científico
  • Revistas Científicas
  • Contacto
  • PT
  • EN
  • Início
  • Disciplinas
  • Metodologias de Investigação e Jogos

Universidade Lusófona

Metodologias de Investigação e Jogos

Apresentação

O Gamedesign, os jogos e os jodagores enquanto objeto de estudo, na sua perspectiva de produto, de entretenimento, de "brincar", de cultura e impacto societal. Métodos de Investigação em Jogos. Esta UC, no âmbito de um 2º ciclo é fundamental para que os estudantes possam colocar questões de investigação sobre os jogos e desenvolver propostas de investigação, dando um contributo imediato para a construção do seu plano de dissertação. As questões de Game Analytics serão abordadas na respectiva UC.

Disciplina do Curso

Design de Jogos e Média Jogáveis (M)

Grau|Semestres|ECTS

| Semestral | 4

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

1 |Obrigatório |Português

Código

ULHT6275-22897

Disciplinas complementares recomendadas

Game Design e Prototipagem

 

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

Descrição dos conteúdos

 

  1. Investigação científica
  1. Distinguir conhecimento baseado em senso comum do conhecimento cienti¿fico
  2. Pesquisa bibliogra¿fica
  3. Etapas do processo de investigac¿a¿o cienti¿fica
  4. Formulac¿a¿o de objetivos e hipo¿teses
  5. Escrita científica com as normas APA

II.  O “brincar” como objeto de investigação

  1. O ato de brincar como uma função significativa
  2. Para além dos jogos: brincar com brinquedos, brincar em parques infantis, brincar com o Outro e com tecnologias.
  3. Jogos como artefatos e atividades
  4. Jogos como interação social.

III.        Os Jogadores como objeto de investigação

  1. O estudo dos utilizadores de jogos (GUR) como parte do processo de desenvolvimento na indústria dos jogos;
  2. Planeamento GUR e resultados esperados em jogos triple-A (grandes estúdios) e  Indie (produção independente);
  3. Modelos em camada de avaliação de jogos: Apelo, Compreensão, Usabilidade, Experiência do Jogador e Monetização;
  4. Métodos qualitativos, quantitativos, e mistos.

Objetivos

Conhecimento e compreensão

  1. compreender as diferentes abordagens científicas à investigação do ato de brincar (Play) dos jogos e da experiência de jogo;
  2. ser capaz de explicar o que caracteriza os jogos dentro das classificações/taxonomias mais comuns;
  3. ser capaz de reunir evidências da experiência do jogador durante o ciclo de vida de desenvolvimento de um jogo;
  4. identificar questões éticas associadas ao desenho de jogo e aos jogos
  5. saber definir questões de investigação

Aptidões e capacidades

  1. Pesquisa bibliográfica; compreender as regras citação e de redação de acordo com o estilo APA;
  2. analisar jogos a partir de uma questão de investigação específica;
  3. analisar jogos com diferentes propósitos;
  4. ser capaz de criar desenhos de investigação e aplicar métodos de diferentes áreas de pesquisa;
  5. ser capaz de selecionar e combinar diferentes abordagens académicas para o estudo e desenvolvimento de jogos, em função do contexto

Metodologias de ensino e avaliação

Nesta unidade curricular é utilizado o método expositivo para a introdução de conceitos, como também o demonstrativo (através da utilização de imagens, vídeos e jogos). Os métodos demonstrativos e ativos serão também utilizados particularmente no desenvolvimento de projetos, quer se trate de uma revisão crítica de um artigo científico ou de uma proposta de conceção de investigação. A avaliação é contínua e consiste num projeto individual e em trabalhos de grupo.

Avaliação:

Trabalho de grupo (40%): Investigação documental sobre um de dois tópicos i) o “jogo/media jogável” como objeto de investigação e ii) os Jogadores como objeto de investigação

Individual (60%): definição do objeto de investigação e plano para a dissertação de mestrado

Bibliografia principal

American Psychological Association (2010). Publication manual of the American Psychological Association (6th Ed.). Washington, DC: APA.

Drachen, A., Mirza-Babaei, P., Nacke, L. (2018). Games user research. Oxford University Press, New York

Huizinga, J. (2016) Homo Ludens: A study of the play-element in culture. Ranchos de Taos: Angelico Press.

Juul, J., (2019). Handmade Pixels: Independent Video Games and the Quest for Authenticity. Cambridge, MA: MIT Press.

Juul, J. and Norton, M. (2009). Easy to use and incredibly difficult: on the mythical border between interface and gameplay. In Proceedings of the 4th International Conference on Foundations of Digital Games (FDG '09). ACM, New York, NY, USA, 107-112.

Petri Lankoski and Staffan Björk (Eds.). 2015. Game Research Methods. Pittsburgh. ETC Press.

Horário de Atendimento

Nome do docente  

Conceição Costa

Horário de atendimento

To be defined with students. They should sent an email  to request a meeting: conceicao.costa@ulusofona.pt

Sala

To be defined

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Não precisa de ser aluno do ensino superior para frequentar as nossas disciplinas!

Saiba como realizar a sua candidatura como Aluno Externo para Frequência de unidades curriculares avulso na Universidade Lusófona.

Cursos

  • Licenciaturas
  • Mestrados
  • Mestrados Integrados
  • Doutoramentos
  • Pós-Graduações
  • Formação livre
  • Ver todos os cursos

Courses

  • UnderGraduate
  • Masters
  • Integrated Masters
  • PhD's
  • Post-Graduations
  • Open Courses
  • See all Courses

See also...

  • ECTS Guide

Eventos, campanhas, notícias e muito mais. Subscreve a nossa Newsletter

Redes Sociais

  • Logotipo do Youtube
  • Logotipo do Linkedin
  • Logotipo do RSS
  • Logotipo do Facebook
  • Logotipo do Twitter
  • Logotipo do Instagram

Contacto WhatsApp 963640100

Logotipo WhatsApp

Estamos também no

Logotipo WhatsApp

Agenda

  • A Road for Adaptation of Bridges to Climate Change
  • 86th International Scientific Conference ESD
  • Pensar os Média na Lusofonia
  • Novos Paradigmas de Ensino e Formação
  • Over & Out 2022

Notícias

  • Programa Fazer+: Apoio à Ciência e Inovação - Prémios 3ª Edição
  • Investigadora da Lusófona co-edita Livro sobre a História das Revistas em Portugal
  • Estudante Lusófona conquista medalha nos Jogos do Mediterrâneo
  • Lusófona University THInC 2022 Summer School - We did it!
  • Início do Processo de Compostagem na Universidade Lusófona

Serviços

  • Perdidos e achados
  • Alteração | Recuperação de password
  • Biblioteca
  • Email
  • Gabinete de Tradução
  • Lusofona Mobile
  • Moodle
  • Office 365
  • Portal Emprego
  • Perdidos e achados
  • Projecto Play
  • Recil
  • Secretaria Online
  • Trabalha connosco
  • Web VPN
Logotipo

Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias

Campo Grande, 376
1749-024 Lisboa - Portugal
Tel: 217 515 500
info@ulusofona.pt
A Universidade Lusófona de Lisboa é um espaço único de ensino superior, uma instituição que articula ensino e investigação num campus de excelência PRR Logotipo do Livro de Reclamações online

Consulte a Política de Privacidade em vigor na Universidade Lusófona.

Copyright © 2022 Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. Todos os direitos reservados.