Metodologias de Investigação e Jogos
Apresentação
O Gamedesign, os jogos e os jodagores enquanto objeto de estudo, na sua perspectiva de produto, de entretenimento, de "brincar", de cultura e impacto societal. Métodos de Investigação em Jogos. Esta UC, no âmbito de um 2º ciclo é fundamental para que os estudantes possam colocar questões de investigação sobre os jogos e desenvolver propostas de investigação, dando um contributo imediato para a construção do seu plano de dissertação. As questões de Game Analytics serão abordadas na respectiva UC.
Disciplina do Curso
Design de Jogos e Média Jogáveis (M)
Grau|Semestres|ECTS
| Semestral | 4
Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua
1 |Obrigatório |Português
Código
ULHT6275-22897
Disciplinas complementares recomendadas
Game Design e Prototipagem
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
Estágio profissional
Não
Conteúdos Programáticos
Descrição dos conteúdos II. O “brincar” como objeto de investigação III. Os Jogadores como objeto de investigação
Objetivos
Conhecimento e compreensão Aptidões e capacidades
Metodologias de ensino e avaliação
Nesta unidade curricular é utilizado o método expositivo para a introdução de conceitos, como também o demonstrativo (através da utilização de imagens, vídeos e jogos). Os métodos demonstrativos e ativos serão também utilizados particularmente no desenvolvimento de projetos, quer se trate de uma revisão crítica de um artigo científico ou de uma proposta de conceção de investigação. A avaliação é contínua e consiste num projeto individual e em trabalhos de grupo. Avaliação: Trabalho de grupo (40%): Investigação documental sobre um de dois tópicos i) o “jogo/media jogável” como objeto de investigação e ii) os Jogadores como objeto de investigação Individual (60%): definição do objeto de investigação e plano para a dissertação de mestrado
Bibliografia principal
American Psychological Association (2010). Publication manual of the American Psychological Association (6th Ed.). Washington, DC: APA. Drachen, A., Mirza-Babaei, P., Nacke, L. (2018). Games user research. Oxford University Press, New York Huizinga, J. (2016) Homo Ludens: A study of the play-element in culture. Ranchos de Taos: Angelico Press. Juul, J., (2019). Handmade Pixels: Independent Video Games and the Quest for Authenticity. Cambridge, MA: MIT Press. Juul, J. and Norton, M. (2009). Easy to use and incredibly difficult: on the mythical border between interface and gameplay. In Proceedings of the 4th International Conference on Foundations of Digital Games (FDG '09). ACM, New York, NY, USA, 107-112. Petri Lankoski and Staffan Björk (Eds.). 2015. Game Research Methods. Pittsburgh. ETC Press.
Horário de Atendimento
Nome do docente Conceição Costa Horário de atendimento To be defined with students. They should sent an email to request a meeting: conceicao.costa@ulusofona.pt Sala To be defined