Projeto e Dissertação I
Apresentação
Projecto Final e Tese
Disciplina do Curso
Design de Jogos e Média Jogáveis (M)
Grau|Semestres|ECTS
| Semestral | 20
Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua
2 |Obrigatório |Português
Código
ULHT6275-22902
Disciplinas complementares recomendadas
n.a.
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
Estágio profissional
Não
Conteúdos Programáticos
1.Exercícios de design colaborativo aplicados à prática de investigação em jogos. -Combinação criativa e o ¿possível adjacente¿. -Abordagem ao desenvolvimento de jogos que incentive a participação -Game design e sustentabilidade -Game Design, consumo e adicção 2.Preparação do Projecto Final (Projecto de tese ou prático) 3.Apresentação de metodologias de investigação e respectivas fases de desenvolvimento previstas para a produção de um projecto final 4.Sessões de Pitch com convidados da academia e indústria para debate sobre os problemas propostos para desenvolvimento pelos alunos. 5.Apresentação de projectos no estado da arte adequados aos projectos apresentados pelos alunos 6.Desenvolvimento de proposta de tese e/ou de guião para desenvolvimento de projecto prático.
Objetivos
A unidade curricular de Projecto e Dissertação I consiste no desenvolvimento inicial de um projecto final de natureza prática ou de uma dissertação teórica no âmbito das áreas científicas do presente Mestrado, a ser concluídos e apresentados à comunidade após a UC de Projecto e Dissertação II. Como Projecto final pretende-se que cada aluno possa centrar a sua investigação num problema por si proposto, que será materializável através de uma aplicação digital ou analógica, capaz de se destacar cientificamente no domínio de estudos de jogos, intervir societal e culturalmente no estado da arte, podendo envolver organizações parceiras. Como Dissertação Teórica pretende-se que o trabalho individual de investigação em torno de um problema centrado na área do Game Design, venha a contribuir e destacar-se cientificamente no estado da arte.
Metodologias de ensino e avaliação
As metodologias de ensino consistem em modelos de aprendizagem que visam motivar o aluno para a investigação, acquisição de conhecimento e capacitação de competências, através de processos activos de ensino, sendo o professor e convidados da unidade curricular agentes com função de orientação e mediação do conhecimento. O espaço para a interacção e participação dos alunos serão a prática mais comum das aulas. A avaliação será contínua, através da participação e apresentação pública do desenvolvimento da investigação em sessões de pitch, sendo requirido a entrega de um trabalho final que consiste numa de duas opções: Proposta de dissertação académica (Projecto de tese) Proposta de trabalho prático (Game Design Document)
Bibliografia principal
(A Bibliografia será adequada anualmente às propostas de investigação dos alunos) Arsenault, D. (2009). Video Game Genre, Evolution and Innovation in Eludamos. Journal for Computer Game Culture, 3(2), 149¿176. AA.VV-(2014). Bridging Literacies with Videogames in Hannah R. Gerber & Sandra Schamroth Abrams (org.). Rotterdam: Sense Publishers. Bogost, I. (2015). How To Talk About Videogames. Minneapolis: University of Minnesota Press. Ceia, C. (2012). Normas para Apresentação de Trabalhos Científicos. Lisboa: Presença; Ehrenfeld, J. Sustainability by Design: A Subversive Strategy for Transforming Our Consumer Culture. New Haven:Yale University Press Fuad-Luke, A. (2009). Design activism : beautiful strangeness for a sustainable world. London: Earthscan Johnson, S. (2010). Where Good Ideas Come From: The Natural History of Innovation. New York: RIVERHEAD BOOKS Vaajakallio, k. (2012). Design games as a tool, a mindset and a structure. Aalto: Aalto University publication series.
Horário de Atendimento
Nome do docente Horário de atendimento Sala