Seminário de Projeto I
Apresentação
Unidade curricular que tem como propósito a realização de workshops, que visam partilhar conhecimentos e métodos distintos do design, no âmbito dos raciocínios e metodologias contextualizadas em ações de projeto.
Disciplina do Curso
Design (2º Ciclo)
Grau|Semestres|ECTS
| Semestral | 8
Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua
1 |Obrigatório |Português
Código
ULHT669-15359
Disciplinas complementares recomendadas
Ciência no Fluxo das Ideias, Cultura no Fluxo das Ideias, Experiência da Imagem na Aquisição de Conhecimento, Processos na Aquisição de Conhecimento.
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
Estágio profissional
Não
Conteúdos Programáticos
1. Processos de Configuração de Produtos: em frequência (a sucessão das ações mecânicas são realizadas em ritmo e em repetição), e em intensidade (os valores das ações mecânicas apresentam intensidades diferentes - fabrico, montagem, desmontagem) 2. Conceito de Perícia - maior ou menor proximidade entre ações e resultados 3. Conceito Gerador - avaliação de resultados tendo em consideração o que os gerou e o que os originou. 4. Processos Simbióticos em Coabitação (os elementos constituintes de um produto associam-se por junção ou assemblagem), e em Fusão (os elementos constituintes de um produto associam-se por aglomeração (aquisição de novas caraterísticas)) 5. Processos de Produção Inerentes (em que modelo se mantem fixo), e Processos de Produção Emergentes, (em que o modelo tem capacidade de adquirir caraterísticas diferentes ao longo da produção) 6. Conceito de Transportabilidade (os elementos teóricos podem ser transportados e contextualizados para diferentes realidades e experiências)
Objetivos
Metodologias de ensino e avaliação
A metodologia utilizada e¿ estruturada da seguinte forma: as sessões estão orientadas segundo um planeamento metodológico que é constituído por módulos de diferentes atividades técnicas. Cada módulo é desenvolvido de acordo com conteúdos específicos, articulados segundo uma estrutura de aula que inclui momentos teóricos e práticos. A avaliação é estruturada de acordo com o desempenho e os resultados em cada sessão (50%), e a análise do trabalho no contexto global da turma (50%).
Bibliografia principal
1. Shaw, Julia; (2016), A Ilusão da Memória. Lisboa: Temas e Debates ¿ Círculo de Leitores. 2. Cheng, E., (2020), A Arte da Lógica num Mundo Ilógico - Como dar sentido a um mundo que não o tem, Lisboa: Temas e Debates 3. Rosling, H., Rosling, O., Rönnlund, A., (2019), Factfulness - Dez razões pelas quais estamos errados acerca do mundo ¿ e porque as coisas estão melhor do que pensamos, Lisboa: Temas e Debates 4. Lefteri, C. (2008). Así se Hace ¿ Técnicas de Fabricación para Diseño de Producto, Blume. 5. Epstein, D., (2020). Versátil ¿ As vantagens de ser generalista num mundo de especialistas, Alfragide: Lua de Papel
Horário de Atendimento
Nome do docente Horário de atendimento Sala