Logotipo da Universidade Lusófona
  • email
  • colibri
  • office365
  • colaborador
  • ficha docente
  • moodle
  • netpa
  • Intranet
  • Admissões
  • Cursos
  • Licenciaturas
  • Mestrados
  • Mestrados Integrados
  • Doutoramentos
  • Pós-Graduações
  • Cursos Livres
  • Informações Académicas
  • Calendários
  • Ação Social e Bolsas
  • Protocolos
  • Documentos
  • Impressos
  • Regulamentos
  • Investigação
  • Centros e Unidades
  • Repositório Científico
  • Revistas Científicas
  • Contacto
  • PT
  • EN
  • Início
  • Disciplinas
  • Seminários de Investigação

Universidade Lusófona

Seminários de Investigação

Apresentação

Unidade Curricular que tem como propósito a realização de uma estrutura de tese, com base na triangulação de 4 áreas de conhecimento: cultural, cientifica, experimental e logística, que tem como objetivo ampliar o conhecimento pertinente.

Disciplina do Curso

Design (2º Ciclo)

Grau|Semestres|ECTS

| Semestral | 12

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

2 |Obrigatório |Português

Código

ULHT669-8387

Disciplinas complementares recomendadas

Laboratório de Design I, Laboratório de Design II, Seminário de Projeto III

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

1. Noção de conceitos de Metonímia e Polissemia, no âmbito da estrutura de tese;

2. Associação de conteúdo por semelhança, contraste, contiguidade e frequência, no âmbito da estrutura de tese;

3. Conteúdo plausível no âmbito da convicção casual, engramas, concatenação causal e chave de acesso, no âmbito da estrutura de tese;

4. Dimensões descritiva, explicativa, e imaginativa, no âmbito da estrutura de tese;

5. Intertexto, Metatexto e Hipertema, como elementos de significação e referência, no âmbito da estrutura de tese

6. Noção de significado dos elementos no âmbito de Quadro de Referência e Maximalidade

Objetivos

  • Desenvolvimento de competências no contexto da extrapolação de uma teoria para territórios inexplorados;
  • Desenvolvimento de competências de validação empírica de hipóteses científicas;
  • Domínio de estruturas de conteúdo no âmbito de fluxos uniformes e não uniformes;
  • Domínio da coerência da estrutura de tese;
  • Domínio da correlação das diferentes partes da tese;
  • Domínio da condição de fronteira, no âmbito da separação entre o objeto de estudo e o meio circundante;
  • Compreensão do conceito de condição inicial (limitativo) e de preconceito retrospetivo.

Metodologias de ensino e avaliação

A metodologia utilizada em cada sessão e¿ estruturada da seguinte forma: as sessões estão orientadas segundo um planeamento metodológico que é constituído por fases. Cada fase é desenvolvida de acordo com conteúdos específicos, articulados segundo uma estrutura de aula que inclui momentos teóricos e práticos.

A avaliação é realizada de acordo com o desempenho e os resultados de cada fase (50%), e a análise do trabalho no contexto global da turma (50%).

Bibliografia principal

1. Gleiser, M., (2015), A Ilha do Conhecimento - Os limites da ciência e a procura de significado, Lisboa: Temas e Debates

2. Kolbert, E., (2019), A sexta extinção, Braga: Elsinore

3. Gladwell, M., (2019), Falar com Desconhecidos - O que devemos saber sobre as pessoas que não conhecemos, Alfragide: Dom Quixote

4. Morin, Edgar, (2008), Introdução ao Pensamento Complexo. Lisboa: Instituto Piaget.

5. Pearl, J., Mackenzie, D., (2019), O livro do porquê ¿ A nova ciência da causa do efeito, Lisboa: Temas e Debates

 

Horário de Atendimento

Nome do docente  

Horário de atendimento

Sala

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Não precisa de ser aluno do ensino superior para frequentar as nossas disciplinas!

Saiba como realizar a sua candidatura como Aluno Externo para Frequência de unidades curriculares avulso na Universidade Lusófona.

Cursos

  • Licenciaturas
  • Mestrados
  • Mestrados Integrados
  • Doutoramentos
  • Pós-Graduações
  • Formação livre
  • Ver todos os cursos

Courses

  • UnderGraduate
  • Masters
  • Integrated Masters
  • PhD's
  • Post-Graduations
  • Open Courses
  • See all Courses

See also...

  • ECTS Guide

Eventos, campanhas, notícias e muito mais. Subscreve a nossa Newsletter

Redes Sociais

  • Logotipo do Youtube
  • Logotipo do Linkedin
  • Logotipo do RSS
  • Logotipo do Facebook
  • Logotipo do Twitter
  • Logotipo do Instagram

Contacto WhatsApp 963640100

Logotipo WhatsApp

Estamos também no

Logotipo WhatsApp

Agenda

  • A Road for Adaptation of Bridges to Climate Change
  • 86th International Scientific Conference ESD
  • Pensar os Média na Lusofonia
  • Novos Paradigmas de Ensino e Formação
  • Over & Out 2022

Notícias

  • be-READY | REsilient roAD pavements for sustainabilitY
  • Mobility Welcome Sessions (1º Semester 22/23)
  • Programa Fazer+: Apoio à Ciência e Inovação - Prémios 3ª Edição
  • Investigadora da Lusófona co-edita Livro sobre a História das Revistas em Portugal
  • Estudante Lusófona conquista medalha nos Jogos do Mediterrâneo

Serviços

  • Perdidos e achados
  • Alteração | Recuperação de password
  • Biblioteca
  • Email
  • Gabinete de Tradução
  • Lusofona Mobile
  • Moodle
  • Office 365
  • Portal Emprego
  • Perdidos e achados
  • Projecto Play
  • Recil
  • Secretaria Online
  • Trabalha connosco
  • Web VPN
Logotipo

Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias

Campo Grande, 376
1749-024 Lisboa - Portugal
Tel: 217 515 500
info@ulusofona.pt
A Universidade Lusófona de Lisboa é um espaço único de ensino superior, uma instituição que articula ensino e investigação num campus de excelência PRR Logotipo do Livro de Reclamações online

Consulte a Política de Privacidade em vigor na Universidade Lusófona.

Copyright © 2022 Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. Todos os direitos reservados.