Seminários de Investigação
Apresentação
Unidade Curricular que tem como propósito a realização de uma estrutura de tese, com base na triangulação de 4 áreas de conhecimento: cultural, cientifica, experimental e logística, que tem como objetivo ampliar o conhecimento pertinente.
Disciplina do Curso
Design (2º Ciclo)
Grau|Semestres|ECTS
| Semestral | 12
Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua
2 |Obrigatório |Português
Código
ULHT669-8387
Disciplinas complementares recomendadas
Laboratório de Design I, Laboratório de Design II, Seminário de Projeto III
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
Estágio profissional
Não
Conteúdos Programáticos
1. Noção de conceitos de Metonímia e Polissemia, no âmbito da estrutura de tese; 2. Associação de conteúdo por semelhança, contraste, contiguidade e frequência, no âmbito da estrutura de tese; 3. Conteúdo plausível no âmbito da convicção casual, engramas, concatenação causal e chave de acesso, no âmbito da estrutura de tese; 4. Dimensões descritiva, explicativa, e imaginativa, no âmbito da estrutura de tese; 5. Intertexto, Metatexto e Hipertema, como elementos de significação e referência, no âmbito da estrutura de tese 6. Noção de significado dos elementos no âmbito de Quadro de Referência e Maximalidade
Objetivos
Metodologias de ensino e avaliação
A metodologia utilizada em cada sessão e¿ estruturada da seguinte forma: as sessões estão orientadas segundo um planeamento metodológico que é constituído por fases. Cada fase é desenvolvida de acordo com conteúdos específicos, articulados segundo uma estrutura de aula que inclui momentos teóricos e práticos. A avaliação é realizada de acordo com o desempenho e os resultados de cada fase (50%), e a análise do trabalho no contexto global da turma (50%).
Bibliografia principal
1. Gleiser, M., (2015), A Ilha do Conhecimento - Os limites da ciência e a procura de significado, Lisboa: Temas e Debates 2. Kolbert, E., (2019), A sexta extinção, Braga: Elsinore 3. Gladwell, M., (2019), Falar com Desconhecidos - O que devemos saber sobre as pessoas que não conhecemos, Alfragide: Dom Quixote 4. Morin, Edgar, (2008), Introdução ao Pensamento Complexo. Lisboa: Instituto Piaget. 5. Pearl, J., Mackenzie, D., (2019), O livro do porquê ¿ A nova ciência da causa do efeito, Lisboa: Temas e Debates
Horário de Atendimento
Nome do docente Horário de atendimento Sala