Logotipo da Universidade Lusófona
  • email
  • colibri
  • office365
  • colaborador
  • ficha docente
  • moodle
  • netpa
  • Intranet
  • Admissões
  • Cursos
  • Licenciaturas
  • Mestrados
  • Mestrados Integrados
  • Doutoramentos
  • Pós-Graduações
  • Cursos Livres
  • Informações Académicas
  • Calendários
  • Ação Social e Bolsas
  • Protocolos
  • Documentos
  • Impressos
  • Regulamentos
  • Investigação
  • Centros e Unidades
  • Repositório Científico
  • Revistas Científicas
  • Contacto
  • PT
  • EN
  • Início
  • Disciplinas
  • Microeconomia Estratégica

Universidade Lusófona

Microeconomia Estratégica

Apresentação

Esta disciplina tem três objetivos fundamentais: 1.º harmonizar os conhecimentos relativos aos modelos fundamentais da análise microeconomia; 2.º explorar as aplicações dos instrumentos da Teoria dos Jogos; 3.º introduzir os conceitos fundamentais das modernas teorias comportamentais.

As primeiras aulas desta disciplina são dedicados aos conceitos fundamentais da análise microeconómica permitindo uma revisão e harmonização de conhecimentos.

Num segundo momento introduzem-se os instrumentos de análise disponibilizados pela “teoria dos jogos”, discutindo-se as suas aplicações na análise dos comportamentos estratégicos.

Quanto à introdução das teorias comportamentais, pretende-se confrontar o aluno com as novas perspetivas da economia comportamental, nas suas diferentes aplicações. Introduzem-se os conceitos fundamentais e exploram-se as suas aplicações no processo de decisão individual, na relação das empresas no mercado e na atuação do Estado.

Disciplina do Curso

Economia (M)

Grau|Semestres|ECTS

| Semestral | 6

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

1 |Obrigatório |Português

Código

ULHT248-13385

Disciplinas complementares recomendadas

NA

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

1.   Revisão de conceitos de microeconomia

1.1.     A procura e as funções de rendimento

1.2.     A estrutura de custos da empresa

1.3.     A maximização do lucro em concorrência perfeita e em monopólio

2.   Introdução ao comportamento estratégico

2.1.     O processo de decisão em economia

2.2.     Decisão e estratégica

2.3.     Otimização e comportamento racional

2.4.     Os limites à racionalidade e a economia comportamental

3.   Criação de mercados e Leilões

3.1.     Tipos de leilões,

3.2.     Análise de eficiência

3.3.     Construção de leilões

4.   Comportamento e racionalidade

4.1.     Dois processos de decisão

4.2.     Racionalidade limitada e heurísticas

5.   Preferências, risco, e tempo

5.1.     As preferências do decisor

5.2.     Decisão e risco

5.3.     Comportamento no curto e no longo prazo

Objetivos

Pretende-se que os alunos apreendam e aprofundem os instrumentos fundamentais de análise microeconómica, Teoria dos Jogos e da Teoria da Economia Comportamental. No decurso da disciplina, os alunos deverão ter adquirido competências para:

1.   Compreender os processos de decisão dos consumidores e das empresas

2.   Identificar de situações de decisão estratégica;

3.   Identificar de modelos teóricos de relação estratégica em diferentes cenários de informação e suas conclusões

4.   Identificar dos modelos comportamentais relevantes à tomadas de decisão

5.   Identificar de situações reais em que os modelos teóricos podem ser aplicados, discutindo-se os aspetos a adequar de identificação de situações de relação estratégica; 

6.   Identificar padrões comportamentais diferentes daqueles previstos pela teoria neoclássica;

7.   Utilizar informação comportamental de mercado para definição de estratégicas acção.

Metodologias de ensino e avaliação

A disciplina é leccionada numa filosofia teórico-prática, alternando a exposição dos conceitos teóricos com a elaboração de exercícios práticos de modelação de situações de relacionamento estratégico num ambiente económico e social.

Promove-se a leitura de textos fundamentais no âmbito da área científica leccionada recorrendo a uma metodologia de leituras acompanhadas.

No cumprimento do estabelecido no regulamento pedagógico os alunos podem optar por um regime de avaliação contínua com as seguintes regras:

1.º       Um aluno pode ser avaliado pelo regime de avaliação se apresentar uma assiduidade superior a 75% das aulas leccionadas.

2.º       O sistema de avaliação contínua integra um Teste, a realizar no fim do semestre letivo, e a análise de um artigo científico de aplicação das metodologias discutidas.

Um aluno que não opte por este sistema de avaliação contínua é avaliado por exame final.

Bibliografia principal

Varian, Hal (2010), Microeconomia Intermédia: Uma abordagem Moderna , 8th ed., Lisboa, Verlag Dashofer (Cap. 28)

Mata, José (2006), Economia da Empresa, Gulbenkian

Dhami, Sanjit (2016), “The Foundations of Behavioral Economic Analysis”, Oxford University Press

Kahneman, Daniel (2014), “Pensar, Depressa e Devagar”, Temas e Debates

Gibbons, Robert (1992), “A primer in Game Theory”, Harvester Wheatsheaf,  UK

Fudenberg, Drew and Tirole, Jean (1983), “Game Theory”, The MIT Press, Cambridge Massachusetts

Osborne, Martin (2003), “Introduction to Game Theory”, The MIT Press, Cambridge Massachusetts

Diamond, Peter e Vartiainen, Hannun, ed (2017), “Behavioral Economics and Its Applications”, Princeton University Press

Horário de Atendimento

Manuel Cabugueira, sexta-feira, 15:30-17-30   

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Não precisa de ser aluno do ensino superior para frequentar as nossas disciplinas!

Saiba como realizar a sua candidatura como Aluno Externo para Frequência de unidades curriculares avulso na Universidade Lusófona.

Cursos

  • Licenciaturas
  • Mestrados
  • Mestrados Integrados
  • Doutoramentos
  • Pós-Graduações
  • Formação livre
  • Ver todos os cursos

Courses

  • UnderGraduate
  • Masters
  • Integrated Masters
  • PhD's
  • Post-Graduations
  • Open Courses
  • See all Courses

See also...

  • ECTS Guide

Eventos, campanhas, notícias e muito mais. Subscreve a nossa Newsletter

Redes Sociais

  • Logotipo do Youtube
  • Logotipo do Linkedin
  • Logotipo do RSS
  • Logotipo do Facebook
  • Logotipo do Twitter
  • Logotipo do Instagram

Contacto WhatsApp 963640100

Logotipo WhatsApp

Estamos também no

Logotipo WhatsApp

Agenda

  • A Road for Adaptation of Bridges to Climate Change
  • 86th International Scientific Conference ESD
  • Pensar os Média na Lusofonia
  • Novos Paradigmas de Ensino e Formação
  • Over & Out 2022

Notícias

  • Docente da FMV da Lusófona e investigador do INSA publica na Nature Medicine
  • be-READY | REsilient roAD pavements for sustainabilitY
  • Mobility Welcome Sessions (1º Semester 22/23)
  • Programa Fazer+: Apoio à Ciência e Inovação - Prémios 3ª Edição
  • Investigadora da Lusófona co-edita Livro sobre a História das Revistas em Portugal

Serviços

  • Perdidos e achados
  • Alteração | Recuperação de password
  • Biblioteca
  • Email
  • Gabinete de Tradução
  • Lusofona Mobile
  • Moodle
  • Office 365
  • Portal Emprego
  • Perdidos e achados
  • Projecto Play
  • Recil
  • Secretaria Online
  • Trabalha connosco
  • Web VPN
Logotipo

Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias

Campo Grande, 376
1749-024 Lisboa - Portugal
Tel: 217 515 500
info@ulusofona.pt
A Universidade Lusófona de Lisboa é um espaço único de ensino superior, uma instituição que articula ensino e investigação num campus de excelência PRR Logotipo do Livro de Reclamações online

Consulte a Política de Privacidade em vigor na Universidade Lusófona.

Copyright © 2022 Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. Todos os direitos reservados.