Microeconomia Estratégica
Apresentação
Esta disciplina tem três objetivos fundamentais: 1.º harmonizar os conhecimentos relativos aos modelos fundamentais da análise microeconomia; 2.º explorar as aplicações dos instrumentos da Teoria dos Jogos; 3.º introduzir os conceitos fundamentais das modernas teorias comportamentais. As primeiras aulas desta disciplina são dedicados aos conceitos fundamentais da análise microeconómica permitindo uma revisão e harmonização de conhecimentos. Num segundo momento introduzem-se os instrumentos de análise disponibilizados pela “teoria dos jogos”, discutindo-se as suas aplicações na análise dos comportamentos estratégicos. Quanto à introdução das teorias comportamentais, pretende-se confrontar o aluno com as novas perspetivas da economia comportamental, nas suas diferentes aplicações. Introduzem-se os conceitos fundamentais e exploram-se as suas aplicações no processo de decisão individual, na relação das empresas no mercado e na atuação do Estado.
Disciplina do Curso
Economia (M)
Grau|Semestres|ECTS
| Semestral | 6
Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua
1 |Obrigatório |Português
Código
ULHT248-13385
Disciplinas complementares recomendadas
NA
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
Estágio profissional
Não
Conteúdos Programáticos
1. Revisão de conceitos de microeconomia 1.1. A procura e as funções de rendimento 1.2. A estrutura de custos da empresa 1.3. A maximização do lucro em concorrência perfeita e em monopólio 2. Introdução ao comportamento estratégico 2.1. O processo de decisão em economia 2.2. Decisão e estratégica 2.3. Otimização e comportamento racional 2.4. Os limites à racionalidade e a economia comportamental 3. Criação de mercados e Leilões 3.1. Tipos de leilões, 3.2. Análise de eficiência 3.3. Construção de leilões 4. Comportamento e racionalidade 4.1. Dois processos de decisão 4.2. Racionalidade limitada e heurísticas 5. Preferências, risco, e tempo 5.1. As preferências do decisor 5.2. Decisão e risco 5.3. Comportamento no curto e no longo prazo
Objetivos
Pretende-se que os alunos apreendam e aprofundem os instrumentos fundamentais de análise microeconómica, Teoria dos Jogos e da Teoria da Economia Comportamental. No decurso da disciplina, os alunos deverão ter adquirido competências para: 1. Compreender os processos de decisão dos consumidores e das empresas 2. Identificar de situações de decisão estratégica; 3. Identificar de modelos teóricos de relação estratégica em diferentes cenários de informação e suas conclusões 4. Identificar dos modelos comportamentais relevantes à tomadas de decisão 5. Identificar de situações reais em que os modelos teóricos podem ser aplicados, discutindo-se os aspetos a adequar de identificação de situações de relação estratégica; 6. Identificar padrões comportamentais diferentes daqueles previstos pela teoria neoclássica; 7. Utilizar informação comportamental de mercado para definição de estratégicas acção.
Metodologias de ensino e avaliação
A disciplina é leccionada numa filosofia teórico-prática, alternando a exposição dos conceitos teóricos com a elaboração de exercícios práticos de modelação de situações de relacionamento estratégico num ambiente económico e social. Promove-se a leitura de textos fundamentais no âmbito da área científica leccionada recorrendo a uma metodologia de leituras acompanhadas. No cumprimento do estabelecido no regulamento pedagógico os alunos podem optar por um regime de avaliação contínua com as seguintes regras: 1.º Um aluno pode ser avaliado pelo regime de avaliação se apresentar uma assiduidade superior a 75% das aulas leccionadas. 2.º O sistema de avaliação contínua integra um Teste, a realizar no fim do semestre letivo, e a análise de um artigo científico de aplicação das metodologias discutidas. Um aluno que não opte por este sistema de avaliação contínua é avaliado por exame final.
Bibliografia principal
Varian, Hal (2010), Microeconomia Intermédia: Uma abordagem Moderna , 8th ed., Lisboa, Verlag Dashofer (Cap. 28) Mata, José (2006), Economia da Empresa, Gulbenkian Dhami, Sanjit (2016), “The Foundations of Behavioral Economic Analysis”, Oxford University Press Kahneman, Daniel (2014), “Pensar, Depressa e Devagar”, Temas e Debates Gibbons, Robert (1992), “A primer in Game Theory”, Harvester Wheatsheaf, UK Fudenberg, Drew and Tirole, Jean (1983), “Game Theory”, The MIT Press, Cambridge Massachusetts Osborne, Martin (2003), “Introduction to Game Theory”, The MIT Press, Cambridge Massachusetts Diamond, Peter e Vartiainen, Hannun, ed (2017), “Behavioral Economics and Its Applications”, Princeton University Press
Horário de Atendimento
Manuel Cabugueira, sexta-feira, 15:30-17-30