Contacto WhatsApp 963640100

Universidade Lusófona

Seminário de Investigação

Curso

Economia (M)

Grau|Semestres|ECTS

Mestrado | Semestral | 4

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

2 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

100 | 30

Código

ULHT248-2723

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

1. Introdução à Investigação em Economia e Gestão
2. Definição do Tema e Questões de Investigação
3. A Proposta de Investigação
4. Teoria e Abordagens de Investigação
5. A Metodologia da Investigação
6. Investigação quantitativa e qualitativa
7. Pesquisa Bibliográfica
8. Considerações Éticas
9. Dados da Investigação e Selecção da Amostra
10. Obtenção e Utilização Dados Primários
11. Análise de Dados e Resultados
12. A Redacção e Publicação da Investigação

Objetivos

O principal objectivo desta unidade curricular consiste em transmitir aos alunos os conceitos, etapas e métodos fundamentais envolvidos no processo de investigação. Isto inclui, nomeadamente, a definição do tópico e questões de investigação, a definição do quadro metodológico e os processos de amostragem, obtenção e análise de dados.

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

No final da unidade, os alunos deverão ter a capacidade para planear, organizar, desenhar e redigir uma proposta dum projecto de investigação.

Metodologias de ensino e avaliação

Nas primeiras aulas, serão apresentadas as etapas e os principais conceitos e métodos envolvidos no processo de investigação. De forma a ilustrar a aplicação daqueles conceitos, artigos e ¿working papers¿ especificamente seleccionados poderão ser distribuídos e apresentados aos alunos para discussão conjunta nas aulas.
O processo de avaliação é baseado numa proposta de investigação elaborada individualmente pelos alunos. Os alunos deverão redigir uma proposta de investigação sobre um tópico seleccionado por eles, idealmente relacionado com o tema que pretendem trabalhar na dissertação. A estrutura e conteúdo da proposta de investigação serão apresentados nas aulas. Um guião detalhado para a orientar a elaboração da proposta será entregue aos alunos.

¬A avaliação incidirá sobre a apresentação (20%) e a redacção da proposta de investigação (80%).

Bibliografia principal

Bryman, A; E. Bell; 2007. Business Research Methods, Oxford University Press.
Sampieri, R; C. Collado; P. Lucio; 2006. Metodologia de Pesquisa, Mc Graw-Hill
Saunders, M.; P. Lewis; A. Thornhill; 2007. Research Methods for Business Students, Prentice Hall.
Yin, Robert K; 2003. Case Study Research: Design and Methods: 005 (Applied Social Research Methods), Sage.