Seminário de Investigação
Apresentação
O principal objectivo desta unidade curricular consiste em transmitir aos alunos os conceitos, etapas e métodos fundamentais envolvidos no processo de investigação. Isto inclui, nomeadamente, a definição do tópico e questões de investigação, a definição do quadro metodológico e os processos de amostragem, obtenção e análise de dados.
Disciplina do Curso
Economia (M)
Grau|Semestres|ECTS
| Semestral | 4
Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua
2 |Obrigatório |Português
Código
ULHT248-2723
Disciplinas complementares recomendadas
Não aplicável
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
Estágio profissional
Não
Conteúdos Programáticos
1. Introdução à Investigação em Economia e Gestão 2. Definição do Tema e Questões de Investigação 3. A Proposta de Investigação 4. Teoria e Abordagens de Investigação 5. A Metodologia da Investigação 6. Investigação quantitativa e qualitativa 7. Pesquisa Bibliográfica 8. Considerações Éticas 9. Dados da Investigação e Selecção da Amostra 10. Obtenção e Utilização de dados Primários 11. Análise de Dados e Resultados 12. A Redacção e Publicação da Investigação
Objetivos
No final da unidade, os alunos deverão ter a capacidade para planear, organizar, desenhar e redigir uma proposta dum projecto de investigação. Deverão igualmente adquirir competências no que respeita à capacidade de exposição, argumentação e debate de ideias.
Metodologias de ensino e avaliação
Nas primeiras aulas, serão apresentadas as etapas e os principais conceitos e métodos envolvidos no processo de investigação. De forma a ilustrar a aplicação daqueles conceitos, artigos e ¿working papers¿ especificamente seleccionados poderão ser distribuídos e apresentados aos alunos para discussão conjunta nas aulas. O processo de avaliação é baseado numa proposta de investigação elaborada individualmente pelos alunos. Os alunos deverão redigir uma proposta de investigação sobre um tópico seleccionado por eles, idealmente relacionado com o tema que pretendem trabalhar na dissertação. A estrutura e conteúdo da proposta de investigação serão apresentados nas aulas. Um guião detalhado para a orientar a elaboração da proposta será entregue aos alunos. A avaliação incidirá sobre a apresentação (20%) e a redacção da proposta de investigação (80%).
Bibliografia principal
Amado, João (2017). Manual de Investigação em Ciências Sociais. Lisboa: Gradiva. Beveridge, W. (2015). The Art of Scientific Investigation. UK: Create Space Independent Publishing Platform. Gastel, Barbara; Day, Robert (2016). How to Write and Publish a Scientific Paper. USA: Greenwood. Quivy, R., & Campenhoudt, V. (2018). Manual de Investigação em Ciências Sociais. Portugal: Gradiva. Stewart, Charles J.; Cash, William (2015). Técnicas de Entrevista: Estruturação e Dinâmica para Entrevistados e Entrevistadores. Brasil: AMGH Editora. Walter, Maggie; Andersen, Chris (2016). Indigenous Statistics: A Quantitative Research Methodology. UK: Routledge.
Horário de Atendimento
Nome do docente Horário de atendimento Sala