Contacto WhatsApp 963640100

Universidade Lusófona

Fundações

Curso

Engenharia Civil (2ºCiclo)

Grau|Semestres|ECTS

Mestrado | Semestral | 7,5

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

1 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

208 | 68

Código

ULHT768-1-9687

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

1.Fundações superficiais
2.Fundações profundas
3.Caracterização da interação solo-estrutura

Objetivos

Estudo e dimensionamento geotécnico de fundações de estruturas para situações correntes, como para situações onde a interação solo-estrutura é condicionante.

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

O aluno deverá ser capaz de dimensionar sistemas de fundações de edifícios e pontes tendo em conta a capacidade resistente do solo e os assentamentos diferenciais. Para isso, será abordado o método dos coeficientes globais de segurança e o método os estados limites através da aplicação dos coeficientes parciais de segurança de acordo com o EC7. Os tipos de sistemas de fundações abordados são sapatas isoladas, sapatas em grupo, ensoleiramentos gerais, mono-estacas e estacas em grupo. Abordagem das incertezas relacionadas com o conhecimento limitado das condições do solo e da interação entre o elemento de fundação e o solo. As armaduras serão dimensionadas de acordo com os critérios do EC2.

Metodologias de ensino e avaliação

A metodologia de ensino é composta por aulas teóricas e aulas teórico-práticas. Nas aulas teóricas são abordados assuntos do ponto de vista conceptual, com resolução teórico-prática de casos simples. Nas aulas teórico-práticas são resolvidos exercícios constantes nas fichas de exercícios disponibilizadas no início do ano letivo, de forma a interligar os conceitos teóricos com a prática.
A metodologia de ensino é do tipo Avaliação Contínua (AC) com Frequência e/ou Exame Final. A AC é composta por dois trabalhos práticos (25%) e uma Frequência (75%) que inclui a material toda do semestre. A nota mínima de aprovação é de 10 valores. O aluno que tirar a nota mínima na AC fica, automaticamente, dispensado do Exame Final.

Bibliografia principal

Júlio Appleton - Estruturas de Betão, Edições Orion, Volume I e II, 1.ª Edição, 2013.

Manuel M. Fernandes - Mecânica dos Solos: Introdução à Engenharia Geotécnica, FEUP Edições, Volume 2.

Donald P. Coduto - Foundation Design: Principles and Practices. Prentice-Hall, Inc., Second edition, 2001.