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Universidade Lusófona

Deteção Remota e Complementos de SIG

Curso

Engenharia do Ambiente (M)

Grau|Semestres|ECTS

Mestrado | Semestral | 5

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

1 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

140 | 60

Código

ULHT503-13364

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

Programa teórico:
1. Revisão de conceitos de Sistemas de Informação Geográfica (SIG)
2. Modelos de dados: vetorial e matricial
3. Análise multicritério
4. Análise de redes
5. Introdução à deteção remota (DR)
6. Plataformas e sensores espaciais
7. Processamento e análise de imagens
8. Aplicações de deteção remota e SIG.
Programa Prático:
1. Adaptação ao software SIG
2. Análise espacial vetorial
a) Análise de sobreposição
b) Análise multicritério
c) Análise de redes
3. Análise espacial matricial
a) Interpolação de dados
b) Análise de superfícies
c) Álgebra espacial
d) Modelos digitais de terreno;

Objetivos

O objetivo principal é consolidar e complementar as competências avançadas de análise SIG aplicada à engenharia do ambiente, principalmente no que diz respeito à manipulação e análise de dados vetoriais, bem como conhecer os princípios básicos da
deteção remota e das suas aplicações no âmbito da engenharia do ambiente, integrando este tipo de dados com sistemas de informação geográfica

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

Pretende-se que os estudantes conheçam os princípios básicos da deteção remota e das suas aplicações e desenvolver competências avançadas de análise SIG aplicada à engenharia do ambiente. Pretende-se ainda a consolidação das competências relativamente ao software SIG, no que diz respeito à análise de dados vetoriais, um aprofundamento das competências relativamente a análise de dados matriciais e a aquisição de competências na análise e classificação de imagens adquiridas por deteção remota.
Pretende-se que o aluno possa adquira autonomia do desenvolvimento de projetos SIG, através da conceção e realização do trabalho prático baseado numa temática de interesse próprio.

Metodologias de ensino e avaliação

Metodologia de ensino
Na componente teórica é utilizado o método expositivo, com recurso a documentos em Power Point, para transmissão dos conceitos associados ao âmbito, componentes, funções e aplicações dos SIG.
Na componente prática são utilizados laboratórios com computadores dotados de software SIG e de internet onde seja possível aceder e descarregar dados. A aquisição de conhecimentos e competências é realizada através do método expositivo, demonstrativo e colaborativo, através da realização e resolução de exercícios práticos (projetos SIG).
Avaliação:
Avaliação contínua (presença em 75% aulas) tem por base a seguinte fórmula:
40% Frequência 1+50% Trabalho Prático+10% Assiduidade e participação nas aulas.
Dispensam de exame final, ficando aprovados os alunos que obtenham média mínima de 10 val.
Avaliação por exame final (1ª, 2ª e época especial) tem por base a seguinte fórmula:
80% exame escrito + 20% Trabalho Prático (Obrigatório e realizado em avaliação contínua.

Bibliografia principal

Matos (2001). Fundamentos de Informação Geográfica. (2001) João Luís Matos. LIDEL.
Paul Longley, Michael Goodchild, David Maguire, David Rhind. (2001). Geographic Information Systems and Science. Wiley.
Burrough, P.A. and McDonnell, R.A. (1998) Principles of Geographical Information
Systems, 2nd Edition. Oxford: Oxford University Press.
Remote Sensing and Image Interpretation. T.M. Lillesand and R.W. Kiefer (2015). John Wiley & Sons, Inc., New York
Ana Duarte Fonseca, João Cordeiro Fernandes (2004). Detecção remota, Lisboa, Lidel.