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Universidade Lusófona

Empreendedorismo Tecnológico

Disciplina do Curso

Engenharia Informática e Sistemas de Informação

Grau|Semestres|ECTS

Mestrado | Semestral | 7

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

1 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

196 | 30

Código

ULHT457-13265

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

1. Plano de Negócios
1.1 Conteúdo do Plano de Negócios
1.2 Plano de Marketing e Conceitos de Marketing Clássico
1.3 Plano Financeiro e Conceitos de Gestão Financeira

2. Empreendedorismo
2.1 Conceitos
2.2 Determinantes e Tipologia
2.3 Empreendedorismo Digital

3. Modelo de Gestão Estratégica
3.1 Análise Estratégica
3.2 Formulação Estratégica
3.3 Implementação da Estratégia

4. Economia Digital
4.1 Transformação Digital
4.2 Mercados online
4.3 Oportunidades e Desafios do e-commerce

5. Modelo de Negócio
5.1 Valor para o Cliente
5.2 Valor para o Acionista
5.3 Recursos e Processos

6. Marketing e-business
6.1 Comportamento do Consumidor
6.2 Conteúdos do site e Customização
6.3 Desenvolvimento da Marca, Avaliação e Controlo

7. Financiamento
7.1 Custo
7.2 Colateral
7.3 Oferta Bancária

Objetivos

1. Compreender os conceitos fundamentais de empreendedorismo e inovação de base tecnológica, desde a conceção à materialização.
2. Perceber como se transformam os negócios num contexto de Economia Digital.
3. Entender o que é um modelo de negócio digital com os seus dois pilares, a estratégia de e-marketing e o estudo económico-financeiro de viabilidade.
4. Saber elaborar um plano de negócio digital e dominar os aspetos relativos à sua implementação.

Metodologias de ensino e avaliação

1. Aulas:
1.1 Sessões teóricas de apresentação de conceitos, definições e metodologias de elaboração de um plano de negócios;
1.2 Aulas práticas onde é estimulada a participação dos alunos na elaboração de um trabalho de grupo e respetiva apresentação, fazendo uso das ferramentas para conceber um modelo de negócio digital e construir um plano para o implementar;
1.3 Assiduidade Mínima: 75% das aulas.

2. Avaliação continua:
2.1 Uma frequência - 60% da nota final (NF);
2.2 Um trabalho de grupo - 40% da NF: apresentação individual e discussão em sala, com entrega posterior de relatório;
Para obter aprovação na unidade é necessário uma nota NF superior ou igual a 10 valores; nota mínima de 8 valores na frequência e no trabalho de grupo.

3. Avaliação Final:
Exame escrito - 100 % da NF (não há orais).

Bibliografia principal

Adolpho, Conrado (2016), Os 8 Ps do Marketing Digital, Texto Editora
Duarte, Carlos e José Paulo Esperança (2014), Empreendedorismo e Planeamento Financeiro 2.ª Edição, Edições Sílabo
Franklin, Daniel (2017), Megatech - Technology in 2050, The Economist, Profile Books Ltd
Harari, Y. N. (2017), Sapiens: História Breve da Humanidade, 8ª Edição, 20|20 Editora, Amadora
Isaacson, Walter (2016), Os inovadores, Porto Editora
Isaías, Pedro, Ivo Sousa, Luísa Carvalho e Bráulio Alturas (2017), E-Business e Economia Digital, Edições Sílabo
Kotler, Philip, Hermawan Kartajaya e Iwan Setiawan (2017), Marketing 4.0 - Mudança do Tradicional para o Digital, Conjuntura Actual Editora, Lisboa
Meffert, J. e Pedro Mendonça (2017), Digital@Scale, Planeta Manuscrito, Lisboa
Porter, Michael E. (1985), Competitive Advantage: Creating and Sustaining Superior Performance, New York: Macmillan, Free Press
Porter, Michael E. (1980), Competitive Strategy, New York: Macmillan, Free Press