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Universidade Lusófona

Enterprise Engineering

Disciplina do Curso

Engenharia Informática e Sistemas de Informação

Grau|Semestres|ECTS

Mestrado | Semestral | 7

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

1 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

196 | 30

Código

ULHT457-13323

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

- Enterprise Governance
- Principais conceitos
- Observação da organização:
o Visões Mecanicistas e Organizacionais
- Visão tradicional da gestão: White-box versus Black-box
o System Thinking
- Corporate Governance, IT Governance: O problema do Alinhamento
o Governance Frameworks: COSO, COBIT
o Alignment Frameworks: SAM, Arquétipos de IT
- Enterprise Governance: Enterprise Ontologies & Architectures
- Mudança na organização
o OutSourcing, Inovação
- Casos de Estudo organizacionais
- Enterprise Ontology
- Principais Conceitos
- DEMO: teoria e metodologia
- Aplicação do DEMO a casos de estudos organizacionais (por exemplo):
o Controlo de transações de negócio em DEMO
o Controlo de acessos em transações de negócio em DEMO
- Enterprise Architecture
- Principais conceitos
- Principais Frameworks: de Zachman a TOGAF®
- Modelação AE com Archimate
o Archimate: conceitos
o Viewpoints
o Alinhamento AE
- Casos de Estudo organizacionais com Archimate

Objetivos

A atual complexidade nas organizações é resultado da complexidade da estratégia e da gestão e da tecnologia que suporta ambas.

As intervenções efetuadas nas organizações têm um índice de sucesso demasiado baixo quando comparado com os investimentos que são feitos.

Este problema induz a necessidade de investigar novas abordagens que permitam compreender os fenómenos dinâmicos que envolvem a atuação dos atores organizacionais na execução suas atividades e assim alinhar continuamente a operação da organização com a estratégia previamente definida.

Esta UC pretende contribuir com:
- A introdução da disciplina de Enterprise Engineering (EE) e das suas 3 subáreas:
-- Enterprise Governance (EG)
-- Enterprise Ontology (EO)
-- Enterprise Architecture (EA).

- O desenvolvimento das capacidades de investigação dos alunos, criando condições propícias para o exercício da investigação científica numa área de especialização de conhecimento recente.

Metodologias de ensino e avaliação

A metodologia seguida é baseada em:
A metodologia seguida é baseada em:
- Método expositivo para as aulas teóricas onde os alunos são confrontados com casos de estudo reais e onde se fomenta o debate de ideias acerca dos temas lecionados.

- Método criativo de projeto para que os alunos autonomamente sejam confrontados com problemas para os quais têm que conceber soluções.

Usam-se problemas organizacionais retirados de temas de investigação contemporâneos, como por exemplo, modelação de organizações para suportar novos modelos de negócio, ou abordagens AGILE de Gestão Organizacional.

Avaliação: 1ª Época, 2ª Época e época especial:
2 Projetos (50%) + full Paper conferência (5000 palavras) (50%)
(nota mínima 8.0 em cada componente)

Bibliografia principal

[Hoogervorst, 2009] Hoogervorst, J. A. (2009). Enterprise Governance and Enterprise Engineering. The Enterprise Engineering Series. Springer Science.
[Lankhorst, 2009] Lankhorst, M. (2009). Enterprise Architecture at Work: Modelling, Communication and Analysis. Springer-Verlag Berlin Heidelberg, second edition edition.
[Land et al., 2009] Land, M., Proper, E., Waage, M., Cloo, J., and Steghuis, C. (2009). Enterprise Architecture Creating Value by Informed Governance. Springer-Verlag Berlin Heidelberg.
[Dietz,2006] J. L. G., Dietz, ¿Enterprise Ontology: Theory and Methodology¿, Springer-Verlag Berlin Heidelberg, 2006.
[Herwig and Verelst, 2009] Herwig, M. and Verelst, J. (2009). Normalized
Systems: Recreating Information Technology based on Laws for Software Evolvability. Koppa.
[Hevner et al., 2004] Hevner, A. R., March, S. T., Park, J., and Ram, S. (2004). Design science in information systems research. MIS Q., 28:75¿105.