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Universidade Lusófona

Marketing em Tecnologias da Informação

Curso

Engenharia Informática e Sistemas de Informação

Grau|Semestres|ECTS

Mestrado | Semestral | 7

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

1 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

196 | 30

Código

ULHT457-8850

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

O que é o Marketing? O Estudo do Consumidor O Marketing Estratégico Formulação Estratégica O Ambiente de Marketing O Marketing ¿Mix¿ O Marketing de Serviços O Marketing na Sociedade em Rede Sistemas de Informação e o processo de Marketing 1) O papel dos sistemas de informação nas organizações e no processo de marketing 2) Marketing Relacional e SI 3) O desenvolvimento de Sistemas de Informação e o processo de marketing: pontos e áreas de contacto.

Objetivos

A gestão de marketing constitui uma área disciplinar transversal de forte relevância no contexto da actividade profissional em vários domínios. Na área da engenharia informática e dos sistemas de informação a inclusão desta unidade disciplinar no contexto deste curso de 2º ciclo é realizada com o objectivo central de apetrechar os alunos com um conjunto de competências ao nível da análise e avaliação estratégica de mercados, produtos e serviços, diretamente aplicáveis ao contexto do seu exercício profissional atual e futuro: 1. A gestão de relacionamentos como uma actividade fulcral no marketing; 2. A compreensão do papel do marketing como actividade de todos os colaboradores da empresa e não apenas de um departamento; 3. A importância da compreensão dos mercados (clientes) no desenvolvimento de software, e em particular no desenho e desenvolvimento de negócios e marcas que só existem online (o conceito de e-product).

Metodologias de ensino e avaliação

Na componente teórica, o método expositivo é utilizado para a introdução de conceitos mas também o demonstrativo (via utilização de imagens e vídeos). Na componente prática são utilizados fundamentalmente métodos demonstrativos e ativos: realização de trabalhos de grupo, simulações e análise de casos de estudo. Avaliação: projecto em grupo, com entregas faseadas ao longo do semestre (70% de peso) e teste escrito (30%). O projeto consiste na criação de um plano estratégico para resolução de um problema de marketing. Nesse problema e/ou plano estratégico as TIC devem ser utilizadas pelos alunos.

Bibliografia principal

Kotler, Philip T., Armstrong, G. (2016), Principles of Marketing, 16th Edition, Pearson Education Limited.
Kerin & Peterson (2013) Strategic Marketing Problems, 13/E, NY: Prentice Hall

Articles (among others)
Gronroos, C. (2006). On defining marketing: finding a new roadmap for marketing, Marketing Theory, Volume 6 (4), p. 395-417. SAGE.
HBR¿s Must-Reads on Strategy, Harvard Business Review, article collection, available on www.hbr.org.