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Universidade Lusófona

Análise do Ensino e do Processo de Avaliação em Educação Física

Curso

Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário

Grau|Semestres|ECTS

Mestrado | Anual | 7

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

1 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

175 | 72

Código

ULHT657-9693

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

1- Problemas de desenvolvimento educativo, aos níveis do sistema de ensino e da prática pedagógica. O sucesso escolar, conceitos e indicadores; factores e correlatos; problemas pedagógicos. O valor e a especificidade da EFe do DE no contexto das instituições educativas. O papel do professor e a sua formação, inicial e contínua. O estágio pedagógico ¿ fundamentos, organização e avaliação.
2- Os sistemas de observação. Os principais problemas de análise do ensino. Dinâmica das aulas, unidades de ensino e etapas. Tempo, participação dos alunos e transições. Processos de grupo e matérias coletivas. Acção do Professor e dos Alunos e Clima da aula. Processos de Avaliação.
3- Visitas de Estudo às Escolas de Estágio Pedagógico. Entrevistas e análise documental. A observação de situações de ensino e de avaliação.
4 - Análise do Programa de Estágio e da sua aplicação. A elaboração de Projectos, sua execução e avaliação. O estágio pedagógico, problemas de integração dos conhecimentos.

Objetivos

1- Atualizar e desenvolver os conhecimentos da licenciatura na perspetiva da análise e clarificação das representações, aptidões e vocação para a docência.
2 - Formar competências de estudo e de tratamento integrado dos conhecimentos sobre o ensino e a avaliação em Educação Física e no Desporto Escolar, tendo por referência os problemas da prática pedagógica.
3 - Preparar os estudantes para as responsabilidades e requisitos do estágio.

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

1- Conhecer, interpretar e delimitar os problemas educativos e as responsabilidades do professor, das equipas pedagógicas e da escola no desenvolvimento dos alunos considerando o contexto social e as orientações políticas.
2- Argumentar o valor e a especificidade da Educação Física e do Desporto Escolar numa perspectiva de desenvolvimento individual e social.
3- Conceber, aplicar, relatar e avaliar planos de observação de situações de ensino e de avaliação, nas aulas de EF e no Desporto Escolar.
4- Preparar, realizar, expor e avaliar a caracterização de escolas, interpretando projectos e planos pedagógico, propondo pistas de estudo e de resolução dos problemas encontrados.
5- Analisar a organização do estágio pedagógico e interpretar a sua realização, para identificar factores de sucesso, aptidões pessoais próprias e dificuldades a ultrapassar.

Metodologias de ensino e avaliação

1 - Actividades de aprendizagem: Interpretação oral e redação de ensaios sobre bibliografia, documentos e videogramas. Condução, intervenção e avaliação formativa em debates temáticos e apresentações orais. Estudos de campo, individuais e em grupos ¿ observações de aulas e visitas de estudo a escolas. Exercícios de avaliação formativa ¿ definição de objectivos e critérios, sua aferição e aplicação sobre desempenhos e produtos.
2 - Ensino: Apresentação e argumentação dos conteúdos programáticos. Condução de debates e apoio à resolução de problemas em grupos. Orientação e avaliação dos exercícios. Organização e avaliação das observações de aulas e das visitas de estudo.
3 - Avaliação: Exercícios de demonstração e aplicação de conhecimentos. 20% dossier individual. Estudos de campo (40%) - observações e visitas de estudo, em grupo. Prova escrita global (40%), no final de cada semestre. Critérios: foco, argumentação, conclusão e expressão.

Bibliografia principal

Bruner, J. S. (1998). O processo da Educação. Lisboa: Ed.70
Comédias, J. (2005). Provas de avaliação aferida em Educação Física. Boletim da SPEF, 30-31, Jan.-Dez., 177- 196.
Carreiro da Costa, F.(2010). Educação física: disciplina dispensável Versus disciplina imprescindível. Como ultrapassar a situação paradoxal que caracteriza a educação física? Revista Brasileira de Docência, Ensino e
Pesquisa em Educação Física. 2 (1), 91-110.
Ennis, C. D. (2007). Defining Learning as Conceptual Change in Physical Education. Research Quarterly for Exercise and Sport, 78(3), 138-150.
Estrela, A. (1986).Teoria e prática de observação de classes. Uma estratégia de formação de professores. 2ª edição. - Lisboa: IIE.
Fernandes, D. (2005). Avaliação das aprendizagens: desafios às teorias, práticas e políticas. Lisboa: Texto Edit.
Marzano, R. (2005). Como organizar as escolas para o sucesso educativo. Porto: Ed. ASA
Silva, H. S.; Lopes, J.(2010). O Professor Faz a Diferença. Lisboa: Lidel.