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Universidade Lusófona

Análise e Desenvolvimento das Organizações Educativas

Curso

Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário

Grau|Semestres|ECTS

Mestrado | Semestral | 4

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

2 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

100 | 37

Código

ULHT657-16125

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

Módulo 1: Modelos e metodologias de análise dos departamentos de escola; Departamentos disciplinares de educação física enquanto unidade funcional (sistema) e enquanto estrutura orgânica na escola (componente do sistema-escola); Liderança e gestão dos departamentos disciplinares como comunidades aprendentes.
Módulo 2: Conceitos, características e modelos teóricos de análise das organizações educativas; Processo estratégico na condução das organizações educativas; Liderança, poder e gestão das escolas.
Módulo 3: Referênciais teórico-conceptuais de análise de políticas educativas; Centralização e descentralização e administração do sistema educativo; Dinâmicas transnacionais e locais na regulação da educação e das organizações educativas; O desafio da Cidade Educadora e a possibilidade de centros cívico-educativos.

Objetivos

Módulo 1: Identificar o grupo/departamento disciplinar como unidade fundamental de mudança da escola; Analisar e identificar de forma sustentada os pontos de sucesso e de melhoria da integração do grupo/departamento na escola; Explorar os conceitos de liderança, colaboração e comunidades de aprendizagem.
Módulo 2. Conhecer os conceitos, características e modelos teóricos de análise das organizações educativas; Identificar, analisar e compreender as dimensões do processo estratégico na condução das organizações educativas.
Módulo 3. Analisar as políticas públicas educativas, recorrendo a diferentes quadros teóricos e conceptuais; Conhecer as dinâmicas transnacionais e locais na regulação da educação e das organizações educativas; Analisar criticamente o modelo de cidade educadora.

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

Módulo 1: Identificar o grupo/departamento disciplinar como unidade fundamental de mudança da escola; Analisar e identificar de forma sustentada os pontos de sucesso e de melhoria da integração do grupo/departamento na escola; Explorar os conceitos de liderança, colaboração e comunidades de aprendizagem.
Módulo 2. Conhecer os conceitos, características e modelos teóricos de análise das organizações educativas; Identificar, analisar e compreender as dimensões do processo estratégico na condução das organizações educativas.
Módulo 3. Analisar as políticas públicas educativas, recorrendo a diferentes quadros teóricos e conceptuais; Conhecer as dinâmicas transnacionais e locais na regulação da educação e das organizações educativas; Analisar criticamente o modelo de cidade educadora.

Metodologias de ensino e avaliação

Sessões teóricas e teórico-práticas, que combinem momentos expositivos com práticas pedagógicas baseadas na participação ativa e trabalho autónomo dos alunos.
Em avaliação contínua, a unidade curricular está subdividida em três unidades modelares. Cada uma das unidades modelares integra uma componente individual e uma componente grupal, de avaliação, traduzidas em debates, análise de documentos (artigos científicos, técnicos, legislação), apresentação e discussão de trabalhos individuais e de grupo.

Bibliografia principal

Barroso, J. (2006). A regulação das políticas públicas de educação. Lisboa: Educa.
Barzannò, G. (2009).Culturas de liderança e lógicas de responsabilidade. Porto: Edições Fundação Manuel Leão
Costa, J. (2017). O trabalho coletivo do departamento de educação física e a gestão da ecologia das aulas¿a integração da agenda social dos alunos nas decisões de planeamento e ação dos professores. Lisboa: 1.º Prémio COP/Millenium 2016 em Ciências do Desporto, área de Psicologia e Pedagogia do Desporto.
Harris, A. (2001). Department improvement and school improvement: A missing link? British Educational Research Journal,27(4),477-486.
Lima, L. (2011). Administração escolar: estudos. Porto: Porto Editora.
Valente-dos-Santos, J. (2012).Identidade socioprofissional, participação e relação entre os professores de educação física e a comunidade educativa. Dissertação de Mestrado. Coimbra: FCDEF, Universidade de Coimbra.