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Universidade Lusófona

Análise Sócio-Histórica da Educação

Curso

Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário

Grau|Semestres|ECTS

Mestrado | Semestral | 4

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

2 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

100 | 37

Código

ULHT657-16124

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

1- TEORIA DA HISTÓRIA :
O objecto da História
Os factos sociais
A história da educação como ciência social
A metodologia e as fontes
2 - HISTÓRIA DA PROFISSÃO DOCENTE:
O processo histórico de profissionalização dos professores
Ser professor na Monarquia, República, Estado Novo,...
3. - HISTÓRIA DO CURRÍCULO:
O saber e o poder curricular. Crítica à ideologia tecnocrática e à visão curricular a-histórica
Currículo como uma construção histórica e social
4 - O ALUNO E A CRIANÇA:
O homúnculo e a criança
A criança como classe social e histórica
5 - HISTÓRIA DAS INSTITUIÇÕES EDUCATIVAS:
A relação entre instituição e organização;
Olhar historiográfico sobre os espaços sociais destinados à educação.
6 - HISTÓRIA DO CORPO

Objetivos

Desenvolver conhecimentos, aptidões e competências acerca dos métodos de investigação científica no contexto da educação física escolar.
1- Desenvolver o interesse pela análise e reflexão histórica.
2 - Desenvolver o sentido de autonomia na pesquisa científica.
3 - Despertar o interesse pela interpretação qualitativa da realidade educativa.

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

1 - Interpreta criticamente o passado, distinguindo as tendências de longo, médio e curto prazo
2 - Sabe relacionar as raízes históricas das questões da actualidade
3 - Sabe verbalizar a necessidade de aprofundar a consciência específica da comunidade a que pertence e da responsabilidade de preservar o seu património.
4 - É capaz de realizar um quadro conceptual da História da Educação, apreciando criticamente os fenómenos sociais e tendências actuais à luz dos dados históricos
5 - Conhece as principais fontes para o trabalho de investigação histórica, técnicas e conceitos;
6 - Utilizar as metodologias, técnicas e conceitos da investigação em História da Educação

Metodologias de ensino e avaliação

O processo ensino-aprendizagem está organizado em aulas teóricas,teórico-práticas e orientação tutorial.Nas aulas T são apresentados os conteúdos programáticos pelo docente,recorrendo às técnicas consideradas mais apropriadas para trabalhar o tema em análise,com o objectivo fazer o enquadramento conceptual desta problemática e despertar o interesse pela reflexão e debate de ideias.As aulas TP são trabalhados os conteúdos temáticos do programa,atribuindo-se aos estudantes um papel ativo no seu processo de aprendizagem,através de tarefas a realizar na aula(recensões críticas e fichas de trabalho)(factor de ponderação na nota final) e apresentação escrita e oral do trabalho.Nas diferentes tarefas os estudantes contam com a orientação tutorial do docente.
Critérios de Avaliação:Capacidade de pesquisa e síntese-20%.Domínio das matérias abordadas-40%.Apresentação escrita:Clareza e correção na elaboração do texto-20%.Apresentação oral:Clareza e correção na exposição e defesa do trabalho-20%

Bibliografia principal

Ariès, P.(1973). A criança e a vida familiar no Antigo Regime. Lisboa: Relógio D`Água.
Brás, J. & G. M. N. (2009). As disposições interiorizadas nas Sociedades de Instrução Militar Preparatória. Educació i Història,13, 109-128.
Brás, J. (2008). A higiene e o governo das almas: o despertar de uma nova relação, Revista Lusófona de Educação, 12, 113-138.
Brás, J.V. & Gonçalves, M.N (org,) (2011). O imperativo Republicano em Debate. Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas.
Brás, J. V. & Gonçalves, M.N (2013). O Corpo - Memória e identidade, Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas.
Crespo, J. (1990). A História do Corpo. Lisboa: Difel.