Contacto WhatsApp 963640100

Universidade Lusófona

Didática da Dança

Curso

Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário

Grau|Semestres|ECTS

Mestrado | Semestral | 4

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

1 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

100 | 37

Código

ULHT657-9696

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

1ª Etapa:
1. A dança nas aulas de Educação Física
1.1 Técnica e Expressão - PNEF
1.2 As formar/atividades da dança
1.3 Metodologia do ensino da dança
1.4 Avaliar conteúdos em dança
2ª Etapa
2.1 Planear e seleccionar conteúdos - Trabalho de prática laboratorial e orientação tutorial
2.2 A Prática da Dança no Ensino de Educação Física
2.3 Desempenhar tarefas de apoio pedagógico nas aulas de dança no contexto da Educação Física, clubes de dança e outras atividades pedagógicas (ensino em sala de aula - revisão de conteúdos)
3ª Etapa
Integração dos processos de aálise e avaliação
3. Análise dos Processos e Práticas de Avaliação
3.1 O problema da avaliação relativamente à especificidade do ensino em dança
3.2 Aferição de critérios
3.3 A avaliação dormativa e somativa. Realizar práticas de avaliação e sua utilização em propostas de classificação e de unidades de ensino

Objetivos

Dominar as metodologias, os fundamentos e as competências profissionais de reflexão e intervenção pedagógica que permitam a utilização da dança como matéria educativa no contexto da educação física. Planear uma unidade
didáctica de dança (actividades rítmicas, movimento expressivo), no contexto dos programas de Educação Física.
Conceber e realizar planos de observação e análise de situações de aprendizagem no domínio da dança em geral, e de algumas formas de dança em particular (popular, social, contemporâneo, hip-hop, etc.)
Transmitir conteúdos de dança, orientando pedagogicamente um grupo (turma) em situações de aprendizagem de técnicas de dança ou de composição coreográfica.
Avaliar e analisar o desempenho nas situações de ensino-aprendizagem.

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

1. Dominar as metodologias, os fundamentos e as competências profissionais de reflexão e intervenção pedagógica que permitam a utilização da dança como matéria educativa no contexto da educação física.
2. Planear uma unidade didáctica de dança (actividades rítmicas, movimento expressivo), no contexto dos programas de Educação Física.
3. Conceber e realizar planos de observação e análise de situações de aprendizagem no domínio da dança em geral, e de algumas formas de dança em particular (popular, social, contemporâneo, hip-hop, etc.)
4. Transmitir conteúdos de dança, orientando pedagogicamente um grupo (turma) em situações de aprendizagem de técnicas de dança ou de composição coreográfica.
5. Avaliar e analisar o desempenho nas situações de ensino-aprendizagem.

Metodologias de ensino e avaliação

Trabalgo de prática laboratorial e orientação tutorial (ensino em sala de aula).
Integração dos processos de análise e de avaliação.

Bibliografia principal

Adshead, J. (1987). Issues in the Principles and Practice of Choreography. In: J. Adshead (Ed.), Choreography:
Principles & Practice, pp. 11-27. Surrey: University of Surrey.
Adshead, J. (1988). Dance Analysis: Theory and Practice. London: Dance Books.
Boilès, C.L. (1995). Dança. In: F. Gil (Ed.), Enciclopédia Eunaudi - Soma/Psique - Corpo, 32, pp. 291-303. Lisboa: Imprensa Nacional - Casa da Moeda.
Clarkson, P. & Skrinar, M. (1988). Science of Dance Training. Champaign, Illinois: Human Kinetic Publishers.
Hayes, E.R. (1964). An Introduction to the Teaching of Dance. New York: Ronald Press Company.
H-Doubler, M.N. (1940/1968). Dance: A Creative Art Experience. Madison: University of Wisconsin Press.
Humphrey, D. (1959). The Art of Making Dances. New York: Grove Press, Inc..
Hutchinson, A. (1983). Your Move. A New Approach to the Study of Movement and Dance. London: Gordon & Breach Science Publishers.
Xarez, L. (2002). Dança na Escola (Cd-Rom). FMH: Serviço de Edições.