Contacto WhatsApp 963640100

Universidade Lusófona

Didática da Ginástica

Curso

Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário

Grau|Semestres|ECTS

Mestrado | Semestral | 6

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

1 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

150 | 50

Código

ULHT657-9695

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

A Pedagogia das Habilidades Gímnicas e a caracterização actual dos Desportos Gímnicos.
Os Desportos Gímnicos no currículo da Educação Física e no Programa do Desporto Escolar, formas de planeamento, organização curricular, regras de segurança e ambiente favorável à aprendizagem, As matérias da Ginástica Escolar: Ginástica no Solo, Ginástica de Aparelhos, Ginástica Acrobática e Ginástica Rítmica, análise dos modelos de execução técnica, metodologia do ensino, estruturação de unidades de ensino, controlo e avaliação da aprendizagem.
Observação, análise e práticas de avaliação da qualidade do ensino da Ginástica em ambiente escolar. Avaliação de competências, aferição de critérios, avaliação formativa e sumativa.

Objetivos

Esta unidade curricular (UC) abrange o conhecimento das situações de aprendizagem em Educação Física e Desporto no que se refere à matéria de ensino curricular da Ginástica. Em conformidade, esta UC tem como objetivo: Conceber e realizar unidades de ensino e planos de observação e análise das atividades físicas e desportivas em ambiente escolar e desportivo na área da Ginástica.

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

Resultados da aprendizagem: No final da UC o aluno deverá ser capaz de: (A0) Conceber e realizar planos de observação de análise das situações de aprendizagem na matéria de Ginástica constante no currículo nacional de Educação Física em todos os níveis de ensino. (A1) Elaborar propostas de unidades de ensino de Ginástica a partir análise das situações de aprendizagem. (A2) Realizar tarefas de monitor de ensino: acompanhar e apoiar pedagogicamente situações de aprendizagem e de avaliação em Educação Física, realizando prescrição operacional e feedback em pequenos grupos (sub-grupos de turma) com base modelos técnicos curriculares de Ginástica de Aparelhos, Ginástica no Solo, Acrobática, Rítmica e de Grupo. (A3) Realizar autoscopia e análise de desempenho em situações de ensino relativas à matéria de Ginástica.

Metodologias de ensino e avaliação

As metodologias de ensino incluem: aulas teóricas (T) e aulas teórico-práticas (TP). O conhecimento subjacente às aulas teóricas é reforçado nas aulas teórico-práticas (a aplicação da teoria em exemplos práticos de situações de ensino-aprendizagem). As actividades a desenvolver nas aulas TP incluem a utilização de prática pedagógica simulada, situações de microensino e análise de dados obtidos a partir da observação da prática de ensino em contexto real. O ensino a distância será usado com o auxílio da plataforma Moodle para que os materiais de apoio e os exercícios práticos fiquem disponíveis para os estudantes. A avaliação dos alunos em contexto teórico e teórico-prático incide em diversos parâmetros: conhecimento, compreensão e aplicação, análise crítica, comunicação efectiva e habilidades de desempenho. Avaliação Contínua: a) Uma Prova Escrita - Frequência - 60%; b) Fichas e Trabalhos Práticos nas aulas - 20%; c) Um Trabalho de Grupo - 20%. Assiduidade de 75% ao total das aulas.

Bibliografia principal

Cizeron, M., Gal-Petitfaux, N. (2005). Connaître la gymnastique et savoir l'enseigner en EP : la nature de la connaissance pédagogique des contenus et son lien à l'instruction en class. Revue Science & Motricité, 55, 9-38.
Gabinete Coordenador Desporto Escolar, (2000). A Ginástica na Escola - Programa Nacional do Desporto Escolar. Lisboa: Ed. GCDE/ME.
Lund, J., Kirk, M., (2002), Performance Based Assessment for Middle and High School PE. Champaign, USA : Human Kinetics.
Pehkonen, M. (2010). Quality of the Teaching Process as an Explanatory Variable in Learning Gymnastics Skills in School Physical Education. Science of Gymnastics Journal, 2(2), 29-40.
Russel, K., (2007). Gym for All paterns. Geneve: F.I.G. Academy
Vangioni, J. (1997). Programmes et Apprentissages. Ed. Revue EPS: Paris.