Contacto WhatsApp 963640100

Universidade Lusófona

Didática da Natação

Curso

Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário

Grau|Semestres|ECTS

Mestrado | Semestral | 4

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

1 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

100 | 37

Código

ULHT657-16121

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

a. Os três níveis de especificação constantes nos programas de nacionais de Educação Física (PNEF).
b. Pedagogia e didática da natação.
c. Planeamento e Operacionalização do Processo de Ensino/Aprendizagem: Adaptação ao meio aquático, ensino das técnicas de nado (crol, costas, bruços e mariposa) e respetivas partidas, viragens e chegadas;
d. A Natação no Desporto Escolar. Realidade e formas de organização.
e. Metodologias de observação específicas da natação, em função do nível de execução técnica, observação direta (grelhas de observação) e observação diferida (registo vídeo);
f. Prática efetiva no âmbito do domínio das técnicas de nado e respetivas partidas, viragens e chegadas;
g. Intervenção no processo de ensino-aprendizagem de colegas, em situação simulada.

Objetivos

a. Aquisição de competências teóricas, no âmbito da pedagogia e da didática da natação - observação, planeamento e lecionação;
b. Aquisição de competências para lecionação de aulas de Natação em contexto escolar, de acordo com o nível de desempenho motor dos alunos (introdução, elementar e avançado);
c. Aquisição de competências no domínio da execução técnica, bem como na demonstração das ações motoras das técnicas de nado e respetivas partidas, viragens e chegadas;

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

a. Aquisição de competências no âmbito da observação, registo e avaliação das ações técnicas específicas da modalidade, observar para corrigir e observar para avaliar.
b. Elaboração de propostas de unidades de ensino a partir de tarefas de análise e observação de diferentes contextos práticos (individual, grupo, escolar, federado).

Metodologias de ensino e avaliação

a.Lecionação de aulas teóricas, teórico-práticas e práticas de natação
b.Trabalhos de observação prática e intervenção pedagógico-didática em grupos reduzidos (prática pedagógica simulada e microensino)
c.Elearning e plataformas digitais para disponibilização de materiais e outros conteúdos didáticos
d.Processo de avaliação contínua, pré-requisitos:
Participação mínima de 75% das aulas
Realizar 25m de cada técnica, cumprindo os requisitos regulamentares
Imperativos a cumprir:
- 2 fichas (1ª - 25%, 2ª - 35% - Nota:a média das fichas terá que ser tigual ou superior a 7,5)
ou
- 1 frequência 60% (Nota:a clasificação da frequência terá que ser igual ou superior 9,5)
+ Elaboração e discussão de relatório da prática pedagógica em situação simulada 40%
e.Avaliação em exame final,pré-requisito:
Realizar 50m de cada técnica (mariposa,costas,bruços e crol), cumprindo os requisitos regulamentares.
Prova escrita e oral obrigatórias,só terão acesso à prova oral classificações na prova.

Bibliografia principal

Barbosa, T.; Queirós, T. (2004). Ensino da Natação. Edição Xistarca.
Barbosa, T.; Costa, M.; Marinho, D.; Silva, A.; Queirós, T. (2010). Tarefas alternativas para o ensino e aperfeiçoamento das técnicas alternadas de nado. In http://www.efdeportes.com/ Revista Digital - Ano 15, Nº 143, abril. Buenos Aires.
Conceição, A; Louro, H.; Garrido, N.; Marinho, D.; Matos, T.; Barbosa, T.; Costa, A. e Silva, A. (2010). Novas tendências para o ensino da técnica de crol. Proposta metodológica. In http://www.efdeportes.com/ Revista Digital - Ano 15 - Nº 144, maio. Buenos Aires.
Canossa, S., Fernandes, R.; Carmo, C.; Andrade, A.; Soares, S. (2005). Ensino multidisciplinar em natação: reflexão metodológica e proposta de lista de verificação. Motricidade 3(4): 82-99.
Langendorfer, S. J., Bruya, L. D. (1995). Aquatic Readiness. Developing Water Competence in Young Children. U.S.A.: Human Kinetics.
Silva, A.; Conceição, A; Louro, H.; Garrido, N.; Marinho, D. e Barbosa, T. (2010). Novas tendencias