Contacto WhatsApp 963640100

Universidade Lusófona

Didática do Atletismo

Curso

Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário

Grau|Semestres|ECTS

Mestrado | Semestral | 4

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

1 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

100 | 37

Código

ULHT657-9697

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

1 - Caracterização da modalidade Atletismo
1.1 - Análise crítica do atletismo para praticantes infanto-juvenis
1.2 - Os três níveis de especialização de cada matéria.
1.3 - O atletismo no curriculo da Educação Física e Desporto Escolar.
1.4 - Planeamento e organização do processo de ensino aprendizagem.
1.5 - O atletismo nas diferentes etapas de formação desportiva.
1.6 - A aprendizagem e aperfeiçoamento do gesto técnico e a sua articulação com as formas de manifestação da
condição física no atletismo.
1.7 - O exercício na aprendizagem do gesto técnico e no treino da condição física.
1.8 - A segurança e o ambiente de aprendizagem.
2 - Matérias do atletismo
2.1 - Corridas (Velocidade/Partida, Estafetas, Barreiras, Corrida prolongada)
3 -
- Prática do ensino do atletismo.
- Observação do ensino e da avaliação no atletismo.
- Avaliação das competências no atletismo.

Objetivos

A Unidade Curricular Didáctica do Atletismo integra o conhecimento e a prática das situações de aprendizagem em
Educação Física e Desporto Escolar no que se refere à matéria atletismo.
Objectivos:
Conceber e realizar unidades de ensino e planos de observação e análise no âmbito do atletismo.

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

No âmbito da Unidade Curricular Didáctica do Atletismo o aluno deverá:
- Conceber e realizar planos de observação e de análise das situações de aprendizagem das diferentes disciplinas do atletismo.
- Elaborar propostas de unidades de ensino de atletismo a partir da análise das situações de aprendizagem.
- Realizar tarefas de monitor de ensino: acompanhar e apoiar pedagogicamente situações de aprendizagem e avaliação em Educação Física, realizando prescrição operacional e feedback em pequenos grupos.
- Realizar autoscopia e análise de desempenho a partir das situações de ensino.

Metodologias de ensino e avaliação

A metodologia inclui:
- Aulas teóricas
- Aulas teórico-práticas
Nas aulas teóricas são, sobretudo, relembrados os conceitos já aprendidos relativos, especificamente, à matéria
atletismo, decompondo-a nas suas diferentes disciplinas e, em geral, os conceitos relativos ao processo pedagógico
de ensino aprendizagem e ao processo de formação desportiva.
Nas aulas teórico práticas incluem-se momentos de prática pedagógica simulada realizados no âmbito da turma.
A avaliação dos alunos incidirá nos seguintes parâmetros: Conhecimento, compreensão e aplicação, análise crítica,
comunicação, habilidades de desempenho e assiduídade.

Bibliografia principal

Hubiche, J.L., Pradet, M. (1999). Comprender el Atletismo - Su Prática y su Ensenanza. Barcelona: INDE
Publicaciones.
Muller, H.,Ritzdorf, W., (2000). Corre! Salta! Lança! Lisboa: Edição Federação Portuguesa de Atletismo.
Vangione, J., (1989). Objectifs Pedagogiques et Didactique des A.P.S. Paris: Editions Revue E.P.S.
Zaparozhanova, L.Latyshkevich, L.A.,(2000). Juegos Activos Educación Primaria y Educación Secundaria Obligatoria.
Barcelona:Paidotribo.