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Universidade Lusófona

Didática dos Desportos de Combate

Curso

Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário

Grau|Semestres|ECTS

Mestrado | Semestral | 4

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

1 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

100 | 37

Código

ULHT657-9699

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

1 ¿ O Currículo de Educação Física e a acção pedagógica
1.1 - Revisão da relação entre currículo, planeamento e avaliação
1.2 ¿ A Observação das Aulas
1.2.1 ¿ Análise dos diferentes paradigmas
1.2.2 ¿ Os sistemas de observação
1.3 ¿ A Estrutura e Dinâmica da aula
1.3.1 ¿ Análise da sequência e progressão da unidade de ensino
1.3.2 ¿ A utilização dos meios auxiliares de ensino, dos equipamentos e instalações
1.3.3 ¿ Análise e sistemática das situações de aprendizagem e de situações de prova
1.4 ¿ A Gestão do Tempo
1.4.1 ¿ As categorias de análise do tempo
1.4.2 ¿ O tempo disponível para a prática e o tempo de empenhamento motor na aula
1.5 ¿ Os Comportamentos de Ensino e Aprendizagem
1.5.1 ¿ Os comportamentos do professor
1.5.2 ¿ Os comportamentos dos alunos
1.6 ¿ O Processo de Avaliação em Educação Física
1.6.1 ¿ Os protocolos de avaliação
1.6.2 ¿ Os sistemas de avaliação
1-6.3 ¿ Os momentos críticos. Tipos de provas e sua classificação

Objetivos

Conseguir sintetizar (a partir das regras da competição do Judo/Luta desportivo) normas que viabilizem, com
manutenção da segurança, e respeito pela integridade física dos alunos a introdução do combate com preensão na
educação física escolar.
2. Dominar os aspectos terminológicos, que permitam compreender e analisar a motricidade das técnicas
fundamentais do Judo/Luta desde que passíveis de aplicação na educação física.
Elaborar propostas de unidades de ensino a partir de tarefas de análise de competições, provas padronizadas e não
padronizadas.
Realizar tarefas de monitor de ensino: acompanhar e apoiar pedagogicamente situações de aprendizagem e de
avaliação em Desportos de Combate, realizando prescrição operacional e feedback em pequenos grupos (sub-grupos
de turma de EF ou grupos do Desporto Escolar).
Realizar autoscopia e análise de desempenho em situações de ensino e de avaliação dos Desportos de Combate.

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

1. Compreender o valor educativo dos desportos de combate para os níveis etários dos 1º, 2º e 3º ciclos do ensino
básico.
2. Elaborar unidades de ensino que o aluno em exercício critério individual e/ou com a colaboração de um colega,
utilize com adequação as várias técnicas de Judo / Luta, nomeadamente imobilizações, estrangulamentos, chaves e
projecções, que impliquem a utilização de técnicas de queda.
3. Conhecer as bases metodológicas do combate e a respectiva adaptação à educação física escolar
Elaborar propostas de unidades de ensino a partir de tarefas de análise de competições, provas padronizadas e não
padronizadas.
Realizar tarefas de monitor de ensino: acompanhar e apoiar pedagogicamente situações de aprendizagem e de
avaliação em Desportos de Combate, realizando prescrição operacional e feedback em pequenos grupos (sub-grupos
de turma de EF ou grupos do Desporto Escolar).

Metodologias de ensino e avaliação

Apresentação por parte dos alunos de um conjunto de conteúdos fundamentais para a Didática dos Desportos de
Combate em contexto do Ensino Básico e Secundário
Elaboração de dois relatórios de observação de aulas orientadas pelos colegas, com base na discussão no final da
aula e das opções metodológicas adotadas pelo grupo responsável pela apresentação.
Frequência final de avaliação de conhecimentos, baseda em situações problema típicas dos Desportos de Combate a
nível da iniciação.

Bibliografia principal

Coche, J. et al. (1989), Judo Technique, Tactique, Entraînement, Ed, Robet Laffont, Paris.
Galantinho, A., Torres, J. (1977), Curso de Monitores de Lutas Amadoras, DGD, Lisboa
Inogai, T, Habersetzer, R. (1984), Judo Pratique, Amphora, Paris
Inogai, T, Habersetzer, R. (2002), Judo Pratique ¿ Du débutant à la ceinture noire, Amphora, Paris
Janicot, D et Pouilart, G. (1999). Judo ¿ A Técnica, a Táctica, a Prática,¿ Ed. Estampa, Lisboa.
Monteiro, L. (1991, Outubro), A Importância do Nage-Komi/Uchi-Komi no treino do Judo, Boletim Técnico nº2, FPJ,
Lisboa.
Monteiro, L. (1991, Dezembro), A Aprendizagem das Técnicas nos Escalões Jovens, Boletim Técnico nº3, FPJ,
Lisboa.
Monteiro, L. (1993, Junho), Tendências da Evolução da Técnica no Judo, Boletim Técnico nº5, FPJ, Lisboa.
Monteiro, L. et al., (1996, Agosto), A História de Judo/Luta em Portugal, Judo - Revista Técnica e Informativa, nº 2,
pp. 9-14. ANTJ.
Monteiro, L. et al., (1996, Agosto)